Mais duas importantes vias do Amapá entram em obras a partir desta 
terça-feira, 13. A AP-20, que é a rodovia Duca Serra, e a AP-440, conhecida
 como ramal do km-9, começaram a ser revitalizadas e sinalizadas pelo 
governo do Estado. As duas interligam todos os municípios do Amapá, 
integrando as regiões Norte, Sul e Oeste. Com este investimento, o 
governo fecha o ano melhorando o tráfego com máquinas e trabalhadores 
nas estradas e rodovias mais movimentadas, levando desenvolvimentos às 
localidades e gerando empregos diretos e indiretos.
A rodovia Duca Serra, que liga Macapá à Santana e Mazagão, tem 17 km 
de extensão e os serviços são necessários pelo desgaste causado pelo uso
 e tempo, uma reivindicação dos moradores das margens da via. Conhecida 
como “rodovia da morte”, ela está há anos com iluminação e sinalização 
escassa, o que pode contribuir para o alto número de acidentes e mortes 
no local. A rodovia tem um tráfego intenso de veículos, bicicletas e 
pedestres. Somente este ano, 12 pessoas perderam a vida na Duca Serra. A
 revitalização e iluminação irão facilitar o tráfego e contribuir para a
 redução do número de acidentes.
A AP-440 é um acesso da rodovia Duca Serra à BR-156, que une a região
 Oeste ao Norte do Estado. São 8 km de estrada que atravessam dezenas de
 plantações de pequenos agricultores e criadores de animais que serão 
revitalizados. Neste trecho estão sendo investidos R$ 1.135.714,02, e na
 Duca Serra o valor aplicado é de R$ 1.736.646,24. Serão feitos serviços
 de recapeamento, recuperação do acostamento, impermeabilização da 
antiga pavimentação, sinalização e aplicação da lama asfáltica.
Lama asfáltica
Os trechos mais críticos serão corrigidos com a aplicação de um 
composto de cimento, pó de brita e emulsão de asfalto. Essa é a química 
que tem o nome técnico de lama asfáltica. Com tempo de vida útil 
limitada, a química é necessária para que até em 2012 a estrada receba a
 pavimentação adequada. A função deste composto é rejuvenescer a 
pavimentação e uma maneira de tornar o inverno menos danoso. A inovação 
faz parte das obras de revitalização de centros urbanos de todo o país, 
que a utilizam para recapeamento de trechos onde o asfalto está 
deteriorado. Prefeituras de algumas cidades têm em sua estrutura usina e
 caminhões de lama asfáltica.
O governador Camilo Capiberibe disse ser este um investimento que vai
 complementar as ações que estão trazendo progresso e movimentando a 
economia do Estado. “Este é um eixo de desenvolvimento econômico 
trabalhado pelo governo. Estamos melhorando a trafegabilidade em todo o 
Estado. Para este primeiro momento, estamos usando a tecnologia que o 
Brasil utiliza há tempos e que somente agora está chegando aqui, que é 
lama asfáltica. Em 2012 o tratamento das rodovias será para que tenham 
maior durabilidade”, disse o governador.
Ele enumerou os serviços que estão sendo realizados neste momento. 
“Um número elevado de quilômetros estão em obras em todo o Estado. O 
trecho Norte da BR-156 está inteiramente sendo trabalhado, assim como a 
rodovia JK e agora a Duca Serra e ramal do km-9. O trecho Sul da BR está
 sendo melhorado para que este inverno não seja tão sofrido para os que o
 cruzam. Ano que vem, vamos iniciar o asfaltamento até Laranjal do Jari e
 a AP-70 passa por conservação até que comecemos a asfaltar, também em 
2012. A maioria dos municípios assinou convênio com o governo para 
asfaltamento de ruas a avenidas. Vamos continuar trabalhando, 
enfrentando muitos desafios, mas o importante é que estamos realizando e
 o povo volta a ter esperança”, finalizou o governador.
—
Mariléia Maciel/Secom
Fonte: correaneto
 
 
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