Dois capixabas, moradores de Vitória, estão
iniciando um projeto com o intuito de percorrer cinco mil quilômetros de
bicicleta. Chamado de Ecociclarte, o projeto pretende desenvolver
várias atividades durante o percurso, que começa em Jardim Camburi, em
Vitória, até o Parque Canaiama, na Venezuela. A previsão de saída é para
janeiro de 2012.
No Brasil, os ciclistas Rafael Martins e Felipe Henriques de Brito seguirão pelo litoral, do Espírito Santo até o Amapá, no ponto mais setentrional do País, na cidade de Oiapoque. Depois, os ciclistas pedalam para a Guiana Francesa, Suriname e Guiana até a Venezuela.
O nome do projeto diz respeito a três vertentes interligadas, que pretendem aplicar em escolas, ao longo do trajeto, alguns conhecimentos voltados à ecologia, ao cicloturismo e à arte. O trabalho dos participantes é voltado à permacultura, demonstrando por meio de atividades lúdicas a importância da ligação entre homem e natureza.
As escolas serão escolhidas de acordo com o cronograma da viagem, referente ao percurso de 50 a 80 quilômetros diários. Por estarem desenvolvendo um trabalho itinerante, os ciclistas querem buscar a articulação direta com associações de moradores, prefeituras, ONGs e outras entidades que possam participar. Nas escolas, serão realizadas palestras e atividades alternativas, como construções de composteira, espiral de ervas, horta mandala, secador solar, cisterna e centro de triagem de lixo. Também serão abordados temas relacionados à prática do ciclismo e propostos exercícios com desenhos sobre meio ambiente.
Os ciclistas farão o trabalho com recursos próprios, mas explicam que isso não significa que não estejam abertos a colaborações ou patrocínios. No decorrer da viagem, eles pretendem catalogar fotos, vídeos, textos e outros materiais que serão postados no blog do projeto (www.projetoecociclarte.blogspot.com). O objetivo final é a publicação de um livro sobre o trabalho.
Outra meta é catalogar no blog Unidades de Conservação que estiverem no roteiro do mapa. O catálogo será desenvolvido em mídias fotográficas, com pequena descrição da área, contendo informações, como localização, data de criação, tamanho, vegetação e referência bibliográfica.
No Brasil, os ciclistas Rafael Martins e Felipe Henriques de Brito seguirão pelo litoral, do Espírito Santo até o Amapá, no ponto mais setentrional do País, na cidade de Oiapoque. Depois, os ciclistas pedalam para a Guiana Francesa, Suriname e Guiana até a Venezuela.
O nome do projeto diz respeito a três vertentes interligadas, que pretendem aplicar em escolas, ao longo do trajeto, alguns conhecimentos voltados à ecologia, ao cicloturismo e à arte. O trabalho dos participantes é voltado à permacultura, demonstrando por meio de atividades lúdicas a importância da ligação entre homem e natureza.
As escolas serão escolhidas de acordo com o cronograma da viagem, referente ao percurso de 50 a 80 quilômetros diários. Por estarem desenvolvendo um trabalho itinerante, os ciclistas querem buscar a articulação direta com associações de moradores, prefeituras, ONGs e outras entidades que possam participar. Nas escolas, serão realizadas palestras e atividades alternativas, como construções de composteira, espiral de ervas, horta mandala, secador solar, cisterna e centro de triagem de lixo. Também serão abordados temas relacionados à prática do ciclismo e propostos exercícios com desenhos sobre meio ambiente.
Os ciclistas farão o trabalho com recursos próprios, mas explicam que isso não significa que não estejam abertos a colaborações ou patrocínios. No decorrer da viagem, eles pretendem catalogar fotos, vídeos, textos e outros materiais que serão postados no blog do projeto (www.projetoecociclarte.blogspot.com). O objetivo final é a publicação de um livro sobre o trabalho.
Outra meta é catalogar no blog Unidades de Conservação que estiverem no roteiro do mapa. O catálogo será desenvolvido em mídias fotográficas, com pequena descrição da área, contendo informações, como localização, data de criação, tamanho, vegetação e referência bibliográfica.
Fonte: seculodiario.com.br
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