Powered By Blogger

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Garantia física de Santo Antônio do Jari é de 214,5 MW

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União (DOU) de hoje a garantia física de energia da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, situada no Rio Jari, entre os estados do Pará e do Amapá, visando à participação da usina no leilão de compra de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, denominado Leilão A-5.
A usina, controlada indiretamente pela EDP - Energias do Brasil, teve um ganho de garantia física de 18,4 MW médios, passando a ter 214,5 MW médios de garantia física. A previsão inicial era de que a hidrelétrica tivesse 300 MW de potência, correspondendo a 196,1 MW médios de energia assegurada, mas apresentou um projeto de expansão para o acréscimo de 73,4 MW de capacidade instalada.
A usina já comercializou no leilão A-5 realizado no ano passado, para fornecimento a partir de 2015, 190 MW médios, a um preço de R$ 104 por MWh. O preço-teto para a energia de Santo Antonio do Jari a ser comercializada no leilão do próximo dia 20, que contratará energia para a partir de 2016, é de R$ 82 por MWh.
Também hoje, o MME publicou no DOUo as garantias físicas para oito pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) que se cadastraram para o leilão de energia A-5. Esses projetos somam 122,8 MW de capacidade instalada e 61 MW médios de energia assegurada. Das nove PCHs listadas, destaque para quatro projetos da Eletrosul, todos em Santa Catarina, que somam 53 MW de capacidade instalada e 24,8 MW médios de garantia física.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário