Powered By Blogger

sábado, 17 de dezembro de 2011

Eletrobras negocia o controle da Celg e CEA

A distribuidora de energia Celg deverá ter seu controle transferido para as mãos da Eletrobras em breve. Ontem a estatal informou que assinou um memorando pelo qual participará do saneamento financeiro da companhia goiana e com isso passará a deter 51% de seu capital. O caminho da expansão das negociações da Eletrobras, presidida pelo engenheiro José da Costa C. Neto, está sendo seguido por outra distribuidora em dificuldades, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que pede uma solução para o seu problema ao governo federal, mas que descarta empréstimo para pagar as dívidas e investir no reforço da rede estadual.

Entre as situações que fazem os dois casos assemelhar-se está a inadimplência quanto a encargos setoriais recolhidos na conta de energia de seus consumidores, alto endividamento - no caso da CEA é de R$ 1,6 bilhão - , impossibilidade de aplicar os reajustes anuais autorizados pela Aneel e precaridade da rede de distribuição, que leva a constantes apagões nos municípios que atende. Um desses, ironicamente, aconteceu durante o lançamento das obras da usina hidroelétrica Santo Antônio do Jari, no Rio Jari.

Em entrevista, durante o evento, o governador Camilo Capiberibe demonstrou que tem pressa de chegar a uma solução. Ouviu, porém, do o secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho, que o caso da Celg poderia ser levado como exemplo para se chegar a um consenso, em referência ao empréstimo para os investimentos necessários.

Enquanto isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove hoje o ultimo leilão de transmissão do ano. Essa disputa será marcada pelo retorno dos chineses a essa modalidade. A State Grid tem 51% do consórcio Luziânia-Niquelândia, junto com Furnas, com os 49% restantes. A Qware detém 45% do consórcio em que participam a CEEE-GT (45%) e Procable Energia e Telecomunicações (10%).
Há mais oito consórcios credenciados para apresentar propostas pelos lotes, e seis empresas participarão de forma isolada. São elas: Abengoa Concessões Brasil, Alupar Investimentos, Eletronorte, Chesf, Empresa Catarinense de Transmissão de Energia (ECTE) e Neoenergia.

Fonte: dci.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário