Lista dos motivos que mais indignaram os brasileiros no ano de 2011 segundo Ruth de Aquino, colunista da Revista Época.
1) A falta de saneamento e habitação decente para os mais pobres. O número de brasileiros em favelas dobrou em uma década, segundo o IBGE.
2) O escândalo do Enem, um exame até agora em suspenso devido a vazamentos e confusões em cálculos de notas. E o analfabetismo no Brasil, maior que no Zimbábue. No ano passado, éramos a oitava economia mundial, mas em breve seremos a sexta. Quando a educação será nossa prioridade em número de alunos e qualidade de instrução?
3) Os absurdos privilégios dos deputados e senadores, que aprovam aumentos para si mesmos e, além de receber 15 salários por ano, dispõem de verba extra indecente: cerca de R$ 30 mil mensais, para gasolina, alimentação, correio, telefone, gráfica.
4) A impunidade de corruptos nos Poderes. Exonerar meia dúzia de ministros não basta.
5) A agressividade no trânsito, que torna o Brasil recordista em mortes em acidentes. São 40.610 mortos no trânsito, média de 111 por dia. Uma das causas é o aumento das motos. Morreram mais motociclistas que pedestres.
6) A falta de educação da elite brasileira. Boa parcela de ricos desenvolve falta de educação associada à arrogância e à crença na impunidade. Joga lixo nas praias e da janela de carros importados, dá festanças ignorando a lei do silêncio, viola a legislação ambiental e sempre quer levar vantagem.
7) Os impostos escorchantes, que não resultam em benefício para quem precisa.
8) A falta de um sistema de saúde pública eficiente. Grávidas ou velhos morrendo em fila de hospital ou por falta de leitos e médicos é inaceitável. Em Laranjal do Jari, pacientes eram (ou ainda são) transportados em ambulância juntamente com botijão de gás, vassoura etc.
9) A deficiência de transporte de massas, num país que fez opção equivocada pelo carro e hoje paga o preço de engarrafamentos monstruosos.
10) O descolamento do Supremo Tribunal Federal da realidade do país. Os meritíssimos juízes estão cada vez menos ágeis nas votações que interessam à população, como é o caso da Lei da Ficha Limpa e o escândalo do mensalão. Mas, quando o interesse é próprio, são rápidos até demais. Bom lembrar que não são todos os ministros que aprovam a conduta do STF este ano.
Será que faltou vontade política ou atitude nossa? Ou ambos?
Indigne-se, mas não seja chato. Contribua para a mudança. Melhor ser um indignado otimista que um resignado deprimido. Espero, em 2012, escrever “10 razões para comemorar”. Boas festas!
E você tem algum motivo, além desses que o(a) deixou indignado(a) esse ano? Cite-o na caixa de comentário.
Fonte: revistaepoca.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário