Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Parceria quer levar cultura às escolas de todo o Brasil

O acordo prevê, inicialmente, seis ações a serem desenvolvidas em escolas de educação básica a partir de 2012
Os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e da Educação, Fernando Haddad, assinaram no último dia 8 acordo de cooperação técnica para estender políticas públicas culturais às escolas brasileiras.

A parceria prevê, inicialmente, seis ações a serem desenvolvidas em escolas de educação básica a partir do próximo ano: os programas Mais Cultura, agentes de Leitura, Cine Educação, Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), a formação continuada de professores de arte e o mapeamento das ações desenvolvidas.

O orçamento para a primeira etapa é estimado em R$ 80 milhões. A ministra Ana de Hollanda disse que essa aproximação entre as duas pastas acompanha a política do governo Dilma Rousseff de integrar as ações dos ministérios em vez de trabalhar em projetos de forma paralela. "A cultura vai abrir os olhos dos estudantes para outros valores", destacou a ministra.

Aprendizado

O ministro Fernando Haddad ressaltou que a parceria "visa a levar mais cultura para dentro da escola e levar ensino para fora das salas de aula, apropriando-se dos espaços públicos para o aprendizado".

Segundo ele, durante muitas décadas a escola se distanciou da cultura, como fossem temas diferenciados e essa aproximação com a realização dessa parceria é muito importante para "oferecer um pouco mais para a nossa juventude".

Fonte: diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário