Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

LARANJAL DO JARI RECEBE A PRIMEIRA CÉLULA DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO DO AMAPÁ

Foi inaugurado, nesta quarta-feira, 14 de dezembro, a primeira Unidade Integrada de Policiamento Comunitário – UNISC, do Amapá, em Laranjal do Jari.
O evento contou com a presença do governador Camilo Capiberibe, três Deputados Estaduais, a prefeita de Laranjal do Jari, os vereadores da cidade, representantes das instituições e entidades comerciais, sindicatos e a populares .
A primeira célula da polícia comunitária do estado do Amapá disporá de uma viatura, e com os esforços de 30 policiais militares, que atuarão em área dos bairros das Malvinas, Centro e Santarém.
A Polícia Comunitária artuará usando estratégias participativas e de integração com os os moradores dos referidos bairros oferecendo um novo modo de prestar segurança pública, onde as ações policiais serão são compartilhadas com um Conselho de Segurança formado, preferencialmente pelas seis maiores forças da sociedade: Polícia, comunidade, autoridades civis eleitas, comunidade de negócios, poder judiciário ou MP, e a mídia.
Buscando, com isso, assegurar a participação da sociedade no êxito das ações militares, contribuindo assim para exercício pleno da cidadania e garantir o  respeito aos Direitos Humanos, o que acredita-se, repertirá na redução da criminalidade e violência.
As etapas seguintes visando a consolidação da UNISC, em Laranjal do Jari contemplarão, reunião das autoridades com  lideranças comunitárias, capacitação das lideranças sobre a importância da função dos mesmos, dos policiais e dos moradores das áreas de atuação , avaliação constante dos resultados.
Conforme o sucesso do projeto nos três bairros haverá a expansão do programa UNISC para toda a cidade de Laranjal do Jari nos próximos anos.
Esperamos que a implantação da UNISC possa mudar a realidade de nossa cidade com a diminuição da violência e passamos viver em paz numa Laranjal melhor para todos nós e nossos filhos.
Mesmo numa curto espaço de tempo já é possível vislumbrar algumas ações de grande importância e repercussão como a parceria entre a PM e escolas, onde policiais ministram palestras sobre o que é? E qual o papel e os objetivos do Policiamento Comunitário? E temas como drogas, como evitar a violência nas escolas.

Fonte: PmapJari.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário