Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pesquisa confirma: Piso salarial e capacitação ajudam a melhorar ensino básico

Ao investigar as razões do aumento dos resultados dos estudantes brasileiros, a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento (OCDE) destacou em um documentário, a liberdade dada à direção das escolas brasileiras a inovar para resolver os problemas da realidade local. Associada ao piso nacional de salários e a oferta de qualificação profissional, a autonomia administrativa é apontada como uma das razões do resultado obtido por escolas como Casa Meio Norte, em Teresina (PI), que obteve pontuação de 6,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – nos anos iniciais do ensino fundamental. A nota do Ideb varia de 0 a 10. A média brasileira é 4,6.
Os documentaristas da OCDE estudaram o exemplo semelhante de Sobral (CE), que, desde 2008, mostra como é possível ter uma educação de qualidade. A cidade apresentava pontuação de 3,2 no Ideb em 2005, chegou a 4,4 em 2009. Ou seja, saiu das últimas posições para o 14º lugar no ranking do País, superando a meta nacional para 2021.
Diretor - O apoio financeiro aos diretores melhor sucedidos se dá por meio do Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE) – , cujos repassasses mais que triplicaram entre 2003 e 2010, com a ampliação para a educação infantil e o ensino médio, bem como para programas de incentivo à melhoria da qualidade da educação.
Piso - A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos de R$ 950 por mês. Com a correção, o valor do piso neste ano passou para R$ 1.187. O direito foi garantido neste ano por decisão do Supremo Tribunal Federal, após ação conjunta dos governos do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Ideb - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 pelo Inep e correlaciona, em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar (taxa de aprovação e reprovação) e média de desempenho nas avaliações feitas pelo Inep, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil.



Fonte: oserrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário