Powered By Blogger

domingo, 13 de novembro de 2011

BELÉM SEDIOU FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA



A emoção do dia anterior, que havia tocado o público no festival, parece ter pegado de jeito - também - os jurados. Pelo menos, é o que indica o resultado final do Amazônia Doc.3 - Festival Pan-Amazônico de Cinema, nesta sexta-feira, 11, em Belém.

A premiação começou um pouco depois das oito da noite e a turma que compareceu no Cine Olympia vibrou com o resultado da competição e a vitória do venezuelano Sem Ti Contigo  (Melhor Filme Longa), anunciada pela cineasta colombiana Camila Loboguerrero, uma das convidadas do evento.

Para o crítico e jurado Rodrigo Fonseca, o filme não se esconde de apelar para a emoção e entrega conteúdo ao público. "Sem ti contigo é um espetáculo cinematográfico", disse ele. Você pode assistir o trailer na galeria de vídeos mais abaixo.

Outro vitorioso da noite foi o curta Matinta  (foto), do cineasta paraense Fernando Segtowick. Aplaudido após sua exibição durante a semana, a produção levou para casa nada menos do que três prêmios: Melhor Curta - Ficção (Júri Oficial), Melhor Filme Curta pelo Júri Popular e Prêmio da Associação de Críticos de Cinema.

Quem também tem motivos de sobra para comemorar é o ator paraense Adriano Barroso (foto). Presente em três filmes do festival (Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios , Ribeirinhos do Asfalto  e Matinta), ele foi homenageado com um Prêmio Especial pelo conjunto de sua obra como ator, roteirista e dramaturgo.

Após a cerimônia, os cinéfilos ainda puderam assistir os premiados Qual Queijo Você Quer? , de Cíntia Domit Bittar, e As Hiper Mulheres , de Leonardo Sette. Os cineastas estavam lá para conferir a festa e lembraram da importância de preservar o histórico Cinema Olympia, que celebra seu centenário em março de 2012.

O Amazônia Doc .3 segue até o dia 20 de novembro, com uma retrospectiva de alguns títulos da competição. Também será oferecida a oficina Cinema e Psicanálise, ministrada pelo psicanalista paraense Manoel Leite. Toda a programação é gratuita. Abaixo, você tem a lista completa dos vencedores:

JÚRI OFICIAL
MELHOR FILME - LONGA
Sem Ti Contigo (Venezuela)

MELHOR DIREÇÃO
A Terra da Lua Partida  (Brasil)

MELHOR ROTEIRO
De Panelas e Sonhos  (Peru/Brasil)

MENÇÃO HONROSA
Leite e Ferro (Brasil)

MELHOR FILME - CURTA - FICÇÃO
Matinta (Brasil)

MELHOR FILME - CURTA - DOC
Sucumbios – Terra Sem Mal (Espanha)

MELHOR DIREÇÃO - CURTA FICÇÃO
A Fábrica  (Brasil)

MELHOR ROTEIRO - CURTA
Cine Camelô  - Clarissa Knoll (Brasil)

MENÇÃO HONROSA
Crônicas de uma Morte Anunciada  (Brasil)

PRÊMIO ESPECIAL
Adriano Barroso - Pelo conjunto de sua obra como dramaturgo, ator, e roteirista

PRÊMIO ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará)
Melhor Filme - Longa - A Terra da Lua Partida (Brasil)
Melhor Filme Curta – Matinta (Brasil)
Mençao Honrosa – A Fábrica (Brasil)

JÚRI POPULAR
MELHOR FILME - LONGA - A Terra da Lua Partida (Brasil)
MELHOR FILME CURTA - Matinta (Brasil)
MELHOR FILME CURTA - Soldados da Borracha  (Brasil)

Fonte: adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário