Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ANEEL APROVA AUMENTO DA TARIFA DE ENERGIA NO AMAPÁ

Postagem retirada do site: www.infomoney.com.br
Como se não bastasse os constantes apagões e prejuízos causados pela CEA e suas prestadoras de serviço em Laranjal do Jari e no Amapá como um todo, agora mais essa! Esperamos que fique só no PODE.
A conta de luz  pode ficar mais cara para os 163.592 consumidores do Amapá atendidos pela CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá). O aumento foi aprovado nesta terça-feira (22) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A nova tarifa deveria valer a partir do próximo dia 30, mas a empresa está proibida de aplicar o aumento, devido à inadimplência de obrigações setoriais.
Quanto o reajuste entrar em vigor, os consumidores do Amapá terão um aumento médio de 95,51% nas contas de luz.
Cálculos
Os percentuais aprovados refletem a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, o aumento do custo de encargos no setor elétrico e os gastos que a distribuidora teve com compra de energia.
Segundo a Aneel, para calcular os índices, também é considerada a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência, sendo que no cálculo são incluídos custos gerenciáveis e custos de energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Tarifas
No Amapá, as novas tarifas só entrarão em vigor após a regularização na empresa. A tabela abaixo mostra quais foram os índices para cada classe de consumo:


EmpresaReajuste
(Baixa tensão*) 
Reajuste médio
(Alta tensão**) 
Número total de
consumidores 
Área atendida
CEA106,6%54,81%163.592Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário