Um grupo de 30 índios da aldeia do Manga, em Oiapoque, es tá sendo contemplado com cursos de preparação de doces de compotas, vendedor com francês básico e manutenção de computadores. Eles foram inseridos como público prioritário do Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ 2010, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. O treinamento iniciou dia 24 de outubro e se estenderá até 10 de dezembro.
Os cursos são coordenados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenadoria do Trabalho (CT). A Sete fechou parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) para aplicação do treinamento. A qualificação social e profissional conta com 80% de recursos federais e 20% do Estado.
De acordo com secretário da Sete, Sivaldo Brito, os cursos estão sendo aplicados na própria aldeia. A seleção dos indígenas se deu por meio de levantamento do perfil dos pré-requisitos exigidos para participar da qualificação.
No caso dos 20 índios que participam do curso de doces e compotas, a ideia é que eles aproveitem o potencial das frutas existentes na região com qualidade para que sejam comercializadas.
“É uma oportunidade de gerar emprego e renda a este segmento da sociedade”, avaliou o secretário.
Outros cinco índios da aldeia estão no curso de manutenção de computadores também pelo PlanTeq, através do Sest/Senat, e ainda mais cinco no curso de vendedor com francês básico.
“Não tenho dúvidas de que o ingresso ao mercado de trabalho para estes índios ficará ainda mais facilitado, após passarem pela qualificação”, acrescenta a coordenadora do CT.
Inserção no mercado de trabalho
O Planteq 2010 tem como diferencial a carga horário de 60 horas práticas. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar, através de parceria com empresas locais, o que aprenderam em cada curso. Um exemplo são as turmas de montador de móveis e vitrinismo que já têm emprego garantido por duas grandes empresas do Amapá, que reservaram vagas para contratar aqueles que se destacarem. O objetivo é aproveitar o grande movimento do comércio e volume de vendas no fim do ano.
O que é o PlanTeQ?
O Plano Territorial de Qualificação é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego. Todo trabalhador pode participar do Planteq, sendo dada preferência a pessoas de baixa renda, menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
No Amapá, os cursos atendem 487 trabalhadores nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. São trabalhadores do primeiro emprego, da intermediação de mão de obra, beneficiários do Seguro Desemprego, autônomos, população quilombola, indígena, trabalhadores domésticos e portadores de necessidades especiais.
João Clésio/Sete
Fonte: correaneto
Nenhum comentário:
Postar um comentário