Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CURSOS PARA INDÍGENAS

Um grupo de 30 índios da aldeia do Manga, em Oiapoque, es tá sendo contemplado com cursos de preparação de doces de compotas, vendedor com francês básico e manutenção de computadores. Eles foram inseridos como público prioritário do Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ 2010, ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. O treinamento iniciou dia 24 de outubro e se estenderá até 10 de dezembro.
Os cursos são coordenados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenadoria do Trabalho (CT). A Sete fechou parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) para aplicação do treinamento. A qualificação social e profissional conta com 80% de recursos federais e 20% do Estado.
De acordo com secretário da Sete, Sivaldo Brito, os cursos estão sendo aplicados na própria aldeia. A seleção dos indígenas se deu por meio de levantamento do perfil dos pré-requisitos exigidos para participar da qualificação.
No caso dos 20 índios que participam do curso de doces e compotas, a ideia é que eles aproveitem o potencial das frutas existentes na região com qualidade para que sejam comercializadas.
“É uma oportunidade de gerar emprego e renda a este segmento da sociedade”, avaliou o secretário.
Outros cinco índios da aldeia estão no curso de manutenção de computadores também pelo PlanTeq, através do Sest/Senat, e ainda mais cinco no curso de vendedor com francês básico.
“Não tenho dúvidas de que o ingresso ao mercado de trabalho para estes índios ficará ainda mais facilitado, após passarem pela qualificação”, acrescenta a coordenadora do CT.
Inserção no mercado de trabalho
O Planteq 2010 tem como diferencial a carga horário de 60 horas práticas. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar, através de parceria com empresas locais, o que aprenderam em cada curso. Um exemplo são as turmas de montador de móveis e vitrinismo que já têm emprego garantido por duas grandes empresas do Amapá, que reservaram vagas para contratar aqueles que se destacarem. O objetivo é aproveitar o grande movimento do comércio e volume de vendas no fim do ano.
O que é o PlanTeQ?
O Plano Territorial de Qualificação é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego. Todo trabalhador pode participar do Planteq, sendo dada preferência a pessoas de baixa renda, menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
No Amapá, os cursos atendem 487 trabalhadores nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque. São trabalhadores do primeiro emprego, da intermediação de mão de obra, beneficiários do Seguro Desemprego, autônomos, população quilombola, indígena, trabalhadores domésticos e portadores de necessidades especiais.

João Clésio/Sete

Fonte: correaneto

Nenhum comentário:

Postar um comentário