Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PERSONALIDADES DO JARI: VEREADOR ERIVAN GOMES


Erivan Gomes da Silva, é natural de São Paulo do Potengi, Rio Grande do Norte. Atualmente está filiado ao PC do B (Partido Comunista do Brasil). Graduado em matemática pela UNIFAP (Universidade Federal do Amapá). Não é de agora que o vereador Erivan é tido como um dos políticos mais sérios e competentes da região do Vale do Jari. Franco, direto e de forte personalidade herdada dos pais, José Augusto da Silva e Maria de Lurdes. 
Chegou na região do Jari em 1985 quando ingressou na empresa Jari Celulose S/A, trabalhando na mesma por 5 anos até 1990. Em 1992 quando morava em Macapá começou sua carreira política se candidatando ao cargo de vereador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB. Em 1993, conseguiu um contrato como professor leigo para ministrar aulas em Laranjal do Jari, na Escola Nazaré Rodrigues. Algum tempo depois, como prova de sua competência foi aprovado em dois concursos: para o BANAP (Banco do Estado do Amapá) e para professor do Estado do Amapá. Com a extinção do BANAP, foi lecionar na Escola Mineko Hayashida. Conseguiu mais uma vitória na vida pessoal com a aprovação em mais um concurso, dessa vez para a função de oficial de justiça na Comarca de Laranjal do Jari. Como professor e oficial de justiça, fez grandes amizades. Diante dos incentivos dos amigos se sentiu motivado a entrar na disputa por um cargo eletivo em Laranjal do Jari. Em virtude disso, resolveu aceitar o convite de Manoel Mandi, então candidato à prefeito e candidatou-se à vereador pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) conseguindo se eleger pela legenda  em 1990. Durante o seu primeiro mandato, também foi o presidente da Câmara Municipal. Em 2004, foi candidato à reeleição, mas não logrou êxito. Nas eleições de 2008, Erivan disputou novamente a eleição para vereador pelo PC do B conseguindo se eleger para o seu 2º mandato. 
Além de vereador, o professor Erivan também é rotariano; onde exerceu o cargo de primeiro presidente da instituição em Laranjal do Jari. Casado desde 1994 com a professora Ely Maria com quem tem 2 filhos, Evelyn de 14 anos e Erivan Filho de 4 anos, além de ser pai de Allynny de 23 anos do seu primeiro casamento. Na religião, considera-se católico fervoroso, chegou a ser coroinha e pensou, inclusive em estudar para ser padre.

Fonte: Revista Panorama Municipal do Amapá, 2010-2012, p.87

Nenhum comentário:

Postar um comentário