Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ALUNOS DE LARANJAL DO JARI PARTICIPAM DE FEIRA CIENTÍFICA NOS EUA

Na semana passada, do dia 13 a 18 de maio, a professora Elizabete Rodrigues e os alunos Adymailson Nascimento Santos e Islla Gonçalves Marreiros da Escola Estadual Mineko Hayashida participaram da ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), maior feira pré-universitária de ciências do mundo, na cidade de Pittsburg, Estado da Pensilvânia, EUA.
A Intel ISEF deste ano teve a participação de 1.500 estudantes que apresentaram projetos de 65 diferentes países, concorrendo a prêmios em dinheiro e bolsas de estudos nas mais renomadas universidades do mundo. 
O grupo brasileiro que participou da feira da Intel foi composto por 30 estudantes de sete estados brasileiros, representando os 18 projetos finalistas das duas principais feiras ocorridas no Brasil – FEBRACE (São Paulo, SP) e MOSTRATEC (Novo Hamburgo, RS).
Mesmo não sendo premiado na Intel ISEF os alunos da escola Mineko Hayashida são considerados vencedores, verdadeiros heróis, já que enfretraram inúmeras dificuldades como a distância de Laranjal do Jari em relação aos locais onde ocorrearam as feiras de ciências no Brasil, além da falta de apoio e patrocínio e mesmo assim conseguiram premiações no Brasil quando ganharam as passagens para defender o projeto BioJari nos Estados Unidos o que deu visibilidade positiva para o Amapá, Laranjal do Jari, educação pública da região entre outros.
A população da cidade de Laranjal do Jari está muito orgulhosa desse herói e heroínas e espera que as vitórias da professora Elizabete e seus alunos sirva de incentivo aos demais estudantes e professores do Vale do Jari a buscarem iniciativas inovadoras para os problemas locais, além de sensibilizar os nossos governantes para a importância de maiores investimentos na educação dos nossos jovens.
No final do mês de abril a equipe do programa Fantástico da rede Globo visitou a cidade de Laranjal do Jari para realizar uma reportagem sobre o projeto BioJari. Não se sabe em qual programa a reportagem vai ser exibida. É esperar para assistir.

Acompanhe abaixo dados, resumo e fotos do projeto:

PROJETO: Biojari, as mudanças começam a partir de novas ideias
De: Laranjal do Jari, AP
Estudantes: Adymailson Nascimento Santos, Islla Gonçalves Marreiros e Thysianne de Sousa Teixeira / Orientadora: Elizabete Rodrigues
O projeto ressalta a importância de uma moradia digna, que garanta segurança, saneamento básico, iluminação pública, saúde e educação de qualidade para os moradores do bairro das Malvinas no Município de Laranjal do Jari no estado do Amapá.

 
Parte do Bairro Malvinas, lugar tema do projeto BioJari


Delegação brasileira na Intel ISEF


Da esq. p/ direita: Adymailson, Thysianne e a profª Elizabete (última da direita)
  


 

Fonte: jarinews.wordpress.com
           www.revistafator.com.br
           www.mostratec.com.br

Um comentário:

  1. olá, me chamo Alexandro Balieiro. Tenho um amigo que estuda no Mineko e gostaria muito de voltar a ter contato com ele. Ele se chama Kaio Rafael Baia Brito. vocês poderiam me ajudar de alguma forma? espero que sim, meu email é alex_ap500cca@hotmail.com o número de meu telefone é 09691449288. por favor me ajudem a reenconralo qualquer noticia por favor entre em conato. Aguardo.!

    ResponderExcluir