Na semana passada, do dia 13 a 18 de maio, a professora Elizabete Rodrigues e os alunos Adymailson Nascimento Santos e Islla Gonçalves Marreiros da Escola Estadual Mineko Hayashida participaram da ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), maior feira pré-universitária de ciências do mundo, na cidade de Pittsburg, Estado da Pensilvânia, EUA.
A Intel ISEF deste ano teve a participação de 1.500 estudantes que apresentaram projetos de 65 diferentes países, concorrendo a prêmios em dinheiro e bolsas de estudos nas mais renomadas universidades do mundo.
O grupo brasileiro que participou da feira da Intel foi composto por 30 estudantes de sete estados brasileiros,
representando os 18 projetos finalistas das duas principais
feiras ocorridas no Brasil – FEBRACE (São Paulo, SP) e MOSTRATEC (Novo Hamburgo,
RS).
Mesmo não sendo premiado na Intel ISEF os alunos da escola Mineko Hayashida são considerados vencedores, verdadeiros heróis, já que enfretraram inúmeras dificuldades como a distância de Laranjal do Jari em relação aos locais onde ocorrearam as feiras de ciências no Brasil, além da falta de apoio e patrocínio e mesmo assim conseguiram premiações no Brasil quando ganharam as passagens para defender o projeto BioJari nos Estados Unidos o que deu visibilidade positiva para o Amapá, Laranjal do Jari, educação pública da região entre outros.
A população da cidade de Laranjal do Jari está muito orgulhosa desse herói e heroínas e espera que as vitórias da professora Elizabete e seus alunos sirva de incentivo aos demais estudantes e professores do Vale do Jari a buscarem iniciativas inovadoras para os problemas locais, além de sensibilizar os nossos governantes para a importância de maiores investimentos na educação dos nossos jovens.
No final do mês de abril a equipe do programa Fantástico da rede Globo visitou a cidade de Laranjal do Jari para realizar uma reportagem sobre o projeto BioJari. Não se sabe em qual programa a reportagem vai ser exibida. É esperar para assistir.
Acompanhe abaixo dados, resumo e fotos do projeto:
PROJETO: Biojari, as mudanças começam a partir de novas ideias
De: Laranjal do Jari, AP
Estudantes:
Adymailson Nascimento Santos, Islla Gonçalves Marreiros e Thysianne de
Sousa Teixeira / Orientadora: Elizabete Rodrigues
O
projeto ressalta a importância de uma moradia digna, que garanta
segurança, saneamento básico, iluminação pública, saúde e educação de
qualidade para os moradores do bairro das Malvinas no Município de
Laranjal do Jari no estado do Amapá.
Parte do Bairro Malvinas, lugar tema do projeto BioJari |
Delegação brasileira na Intel ISEF |
Da esq. p/ direita: Adymailson, Thysianne e a profª Elizabete (última da direita) |
Fonte: jarinews.wordpress.com
www.revistafator.com.br
www.mostratec.com.br
olá, me chamo Alexandro Balieiro. Tenho um amigo que estuda no Mineko e gostaria muito de voltar a ter contato com ele. Ele se chama Kaio Rafael Baia Brito. vocês poderiam me ajudar de alguma forma? espero que sim, meu email é alex_ap500cca@hotmail.com o número de meu telefone é 09691449288. por favor me ajudem a reenconralo qualquer noticia por favor entre em conato. Aguardo.!
ResponderExcluir