Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de julho de 2012

SENSACIONAIS IMAGENS DA AMAZÔNIA PELAS LENTES DO FOTÓGRAFO EDU SIMÕES

Após cinco expedições pela região amazônica, o fotógrafo paulista Edu Simões (1956) acaba de publicar o livro Amazônia (Terra Virgem Editora, 2012, 180 pg.). As viagens foram realizadas em 2011 pelos estados do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia. Simões desbravou, além de cidades e pequenas localidades, os rios Solimões e Negro em jornadas de barco que duravam até dois dias.
Edu Simões começou em 1976 como repórter fotográfico e foi um dos membros fundadores da F4, agência pioneira no fotojornalimo nacional. Na década de 1990, produziu retratos emblemáticos para o Cadernos de literatura brasileira, do Instituto Moreira Salles (IMS) e foi editor de fotografia das revistas Bravo! e República. Com obras em diversas coleções nacionais e estrangeiras, Edu Simões tem uma carreira longa e sólida na fotografia brasileira, atuando no mercado editorial e corporativo.
O livro possui o mérito de não tentar abarcar e resolver a complexidade do tema. A riqueza de Amazônia é ser um livro com fotografias primorosas e edição bem amarrada. Simões foge dos clichês da selva e dos atrativos exóticos que encantam os forasteiros. Em 100 fotografias, registradas numa câmera de filme médio formato, Simões mostra a sua visão da região. A riqueza do livro está nesse olhar.

Francimar Ruivo de Oliveira com sucuri, lago do Janauari, rio Solimões, Amazonas – 2011. (Edu Simões)
Marcos Félix, RDS Mamirauá, comunidade Cuiabá, Fonte Boa, Amazonas – 2011. (Edu Simões)
Encontro das águas, rio Negro e rio Solimões, Manaus, Amazonas – 2011. (Edu Simões)
Raimundo Gilson, castanhal Fé em Deus, rio Iratapuru, Amapá – 2011. (Edu Simões)
Beiradão, Laranjal do Jari, Amapá – 2011. (Edu Simões)
Quarto de Raimundo e Deusivânia e dos filhos Francisco e Francisca, comunidade de São Raimundo, Médio Juruá, Amazonas – 2011. (Edu Simões)
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/files/2012/07/edu-simoes-09.jpg
Rafael dos Santos, castanhal Fé em Deus, rio Iratapuru, Amapá – 2011. (Edu Simões)
http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/files/2012/07/edu-simoes-15.jpg
Raíssa, rio Jari, Vitória do Jari, Amapá – 2011. (Edu Simões)
Fonte: veja.abril.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário