Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Educação financeira será nova disciplina nas escolas estaduais do Paraná

 O propósito da Educação Financeira como componente curricular é ensinar ao adolescente a entender como funciona a base do sistema econômico da sociedade
Após uma semana da posse dos novos gestores escolares, a representação de ensino de Ji-Paraná tomou a iniciativa após reunir os 32 diretores e supervisores escolares para apresentar algumas mudanças para o ano letivo de 2012 que está previsto para iniciar nos primeiros dias do mês de fevereiro. A reunião foi realizada na sede da REN de Ji-Paraná.

A frente da primeira reunião, o Representante de Ensino de Ji-Paraná, Prof. José Antonio de Medeiros Neto, auxiliado pelo prof. Vilson Klein, atual responsável pelo setor pedagógico, promoveu uma ampla discussão sobre o novo componente curricular que será inserido na matriz curricular de 2012. Segundo Vilson, essa medida vem ao encontro das definições que constam na portaria no. 2064/11/GAB/SEDUC de 16 de dezembro de 2011, que define que as escolas deverão incluir uma disciplina, na parte diversificada, que atenda a realidade das comunidades escolar.

Com esse objetivo a maioria dos presentes na primeira reunião de gestores, após horas de discussões, além das várias sugestões apresentadas, optou pela disciplina “Educação Financeira”. A mesma reunião foi realizada também nos demais municípios que fazem parte da jurisdição da Representação de Ensino de Ji-Paraná, que possui aproximadamente 20 escolas estaduais, distribuídas nos municípios de Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Urupá.

Educação Financeira

A Educação Financeira não faz parte da atual composição curricular da maioria das escolas brasileiras, diferentemente dos países desenvolvidos onde, tradicionalmente, cabe às famílias educar as crianças sobre finanças e às escolas fica reservada a função de reforçar a formação que o aluno recebeu em casa.

O propósito da Educação Financeira como componente curricular é ensinar ao adolescente a entender como funciona a base do sistema econômico da sociedade, o porquê de economizar, a importância de fazer planos e ter disciplina. Ensinar também a eleger prioridades para investir bem seu próprio dinheiro. “Com esse objetivo nossos alunos conhecerão uma cultura adequada e saudável em relação ao dinheiro. Proporcionar qualidade de vida para uma segurança material e as condições para uma vida feliz”, concluiu prof. José Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário