O propósito da Educação Financeira como componente curricular é ensinar
ao adolescente a entender como funciona a base do sistema econômico da
sociedade
Após uma semana da posse dos novos gestores escolares, a
representação de ensino de Ji-Paraná tomou a iniciativa após reunir os
32 diretores e supervisores escolares para apresentar algumas mudanças
para o ano letivo de 2012 que está previsto para iniciar nos primeiros
dias do mês de fevereiro. A reunião foi realizada na sede da REN de
Ji-Paraná.
A frente da primeira reunião, o Representante de Ensino de Ji-Paraná,
Prof. José Antonio de Medeiros Neto, auxiliado pelo prof. Vilson Klein,
atual responsável pelo setor pedagógico, promoveu uma ampla discussão
sobre o novo componente curricular que será inserido na matriz
curricular de 2012. Segundo Vilson, essa medida vem ao encontro das
definições que constam na portaria no. 2064/11/GAB/SEDUC de 16 de
dezembro de 2011, que define que as escolas deverão incluir uma
disciplina, na parte diversificada, que atenda a realidade das
comunidades escolar.
Com esse objetivo a maioria dos presentes na primeira reunião de
gestores, após horas de discussões, além das várias sugestões
apresentadas, optou pela disciplina “Educação Financeira”. A mesma
reunião foi realizada também nos demais municípios que fazem parte da
jurisdição da Representação de Ensino de Ji-Paraná, que possui
aproximadamente 20 escolas estaduais, distribuídas nos municípios de
Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Urupá.
Educação Financeira
A Educação Financeira não faz parte da atual composição curricular da
maioria das escolas brasileiras, diferentemente dos países
desenvolvidos onde, tradicionalmente, cabe às famílias educar as
crianças sobre finanças e às escolas fica reservada a função de reforçar
a formação que o aluno recebeu em casa.
O propósito da Educação Financeira como componente curricular é
ensinar ao adolescente a entender como funciona a base do sistema
econômico da sociedade, o porquê de economizar, a importância de fazer
planos e ter disciplina. Ensinar também a eleger prioridades para
investir bem seu próprio dinheiro. “Com esse objetivo nossos alunos
conhecerão uma cultura adequada e saudável em relação ao dinheiro.
Proporcionar qualidade de vida para uma segurança material e as
condições para uma vida feliz”, concluiu prof. José Antonio.
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