O propósito da Educação Financeira como componente curricular é ensinar 
ao adolescente a entender como funciona a base do sistema econômico da 
sociedade
Após uma semana da posse dos novos gestores escolares, a 
representação de ensino de Ji-Paraná tomou a iniciativa após reunir os 
32 diretores e supervisores escolares para apresentar algumas mudanças 
para o ano letivo de 2012 que está previsto para iniciar nos primeiros 
dias do mês de fevereiro. A reunião foi realizada na sede da REN de 
Ji-Paraná.
A frente da primeira reunião, o Representante de Ensino de Ji-Paraná,
 Prof. José Antonio de Medeiros Neto, auxiliado pelo prof. Vilson Klein,
 atual responsável pelo setor pedagógico, promoveu uma ampla discussão 
sobre o novo componente curricular que será inserido na matriz 
curricular de 2012.  Segundo Vilson, essa medida vem ao encontro das 
definições que constam na portaria no. 2064/11/GAB/SEDUC de 16 de 
dezembro de 2011, que define que as escolas deverão incluir uma 
disciplina, na parte diversificada, que atenda a realidade das 
comunidades escolar.
Com esse objetivo a maioria dos presentes na primeira reunião de 
gestores, após horas de discussões, além das várias sugestões 
apresentadas, optou pela disciplina “Educação Financeira”. A mesma 
reunião foi realizada também nos demais municípios que fazem parte da 
jurisdição da Representação de Ensino de Ji-Paraná, que possui 
aproximadamente 20 escolas estaduais, distribuídas nos municípios de 
Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Urupá.
Educação Financeira
A Educação Financeira não faz parte da atual composição curricular da
 maioria das escolas brasileiras, diferentemente dos países 
desenvolvidos onde, tradicionalmente, cabe às famílias educar as 
crianças sobre finanças e às escolas fica reservada a função de reforçar
 a formação que o aluno recebeu em casa.
O propósito da Educação Financeira como componente curricular é 
ensinar ao adolescente a entender como funciona a base do sistema 
econômico da sociedade, o porquê de economizar, a importância de fazer 
planos e ter disciplina.  Ensinar também a eleger prioridades para 
investir bem seu próprio dinheiro. “Com esse objetivo nossos alunos 
conhecerão uma cultura adequada e saudável em relação ao dinheiro.  
Proporcionar qualidade de vida para uma segurança material e as 
condições para uma vida feliz”, concluiu prof. José Antonio.
 
 
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