Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Amapá se antecipa ao governo federal e cria seu próprio plano de banda larga


Embora o estado do Amapá – assim como Roraima – tenha sido incluído no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), com a revisão feita pelo Ministério das Comunicações, que havia deixado de fora as duas unidades da federação, o governo do estado decidiu não esperar pela chegada do programa, prevista para 2014. No dia 30 de dezembro, o governador Camilo Capiberibe (PSB) assinou decreto que instituiu oficialmente o Plano Estadual de Banda Larga do Amapá, conhecido como Programa Amapá Conectado. O programa vai facilitar o acesso à internet em 14 dos 16 municípios no estado, 85% da população, já a partir deste ano.
A meta do Amapá Conectado é incentivar empresas que tenham interesse em levar os serviços de banda larga para o estado por meio de incentivos fiscais, como a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O governo está disposto a conceder até R$ 12,5 milhões em isenção de impostos para as empresas interessadas em participar do programa.
A partir de agora, terão a carga tributária reduzida às empresas que queiram investir em rede de comunicação de alta capacidade, como, por exemplo, a fibra ótica.

Segundo o governador, diversas empresas procuraram o estado do Amapá na tentativa de implantar a banda larga. Uma delas entregou ao governo um projeto de implantação da banda larga com a interligação pela Guiana Francesa, por meio de 400 quilômetros de cabos de fibra ótica.
O Programa Amapá Conectado será gerenciado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), que vai operar a rede de suportes de serviços de telecomunicações do estado. Depois de concluída essa etapa o governo vai aguardar a chegada do PNBL para completar o backbone em todo o estado.

Fonte: tiinside.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário