Powered By Blogger

sábado, 17 de novembro de 2012

Pesquisador do Amapá procura no ENONG/Hepatites em Santos apoio para seguir estudos com plantas medicinais




Professor de micobiologia da Universidade de Brasília, Luís Isamu Barros Kanzaki começou, em 2003, a pesquisar no estado do Amapá plantas que tivessem algum tipo de efeito contra vários tipos de vírus.
Recentemente, com apoio de agrônomos e conhecedores da medicina tradicional daquele estado do Norte, Luís identificou numa planta da família das fabacea um princípio ativo capaz de diminuir a replicação do SIV, vírus da imunodeficiência símia, presente nos macacos e muito similar ao HIV. Segundo o pesquisador, o extrato analisado foi capaz também de manter as células se reproduzindo de forma sadia.
A procura de apoio financeiro e estrutural para avançar com as pesquisas que podem indicar a possibilidade ou não desse princípio ativo se tornar útil para o tratamento da aids, o pesquisador foi até a cidade de Santos em São Paulo participar do X ENONG/Hepatites, o encontro das organizações não governamentais que atuam na área das hepatites virais e transplantes hepáticos.

“Como tenho também estudos que mostraram resultados positivos contra o vírus C da hepatite, vim aqui assistir este encontro e ver se conheço alguém que possa me ajudar a continuar pesquisando”, disse Luís.

As pesquisas ainda estão em fase inicial e foram feitas apenas em células padronizadas para laboratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário