Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O AMAPÁ E SUAS BELEZAS - O ESTADO MAIS PRESERVADO DO BRASIL

Bandeira do Amapá, o desenho representa o formato do Forte de São José
 Florestas de terra firme, várzeas, cerrados, igapós e manguezais formam o Amapá. Macapá, capital do estado, é a única do Brasil cortada pela linha do Equador. Nela se pode observar o equinócio, fenômeno natural ocorrido no momento em que o sol tem sua trajetória alinhada à linha do Equador.
Parque Montanhas do Tumucumaque
Com 143,4 mil quilômetros quadrados de área, no extremo-norte do Brasil, este estado com apenas 16 municípios tem a cobertura florestal mais conservada do País e sua diversidade de ecossistemas no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque encanta brasileiros e estrangeiros. Pesquisadores e ambientalistas estão migrando para lá, em busca de conquistas científicas e atraídos pela ativa população indígena.
Nome de origem indígena, da nação Nuaruaque, o Amapá também é uma espécie de árvore brasileira da família Apocináceas, que dá um leite e um fruto saboroso em formato de maçã cor roxa, integrante da farmacopéia do mundo amazônico.
Pólo ecoturístico e extrativismo
Cachoeira de Santo Antônio do Jari
Não é bem habitado, apesar de sua vasta extensão. Tem pouco mais de 477 mil habitantes. Faz divisa com o estado do Pará e é fronteiriço ao Suriname e Guiana Francesa. Dispõe de um pólo ecoturístico abrangendo os municípios de Oiapoque, Pracuúba, Tartarugalzinho, Serra do Navio, Macapá, Mazagão e Laranjal do Jari.
De economia baseada no extrativismo vegetal e mineral, o Amapá explora palmito, castanha-do-pará, e madeiras. Manganês, ouro, caulim e granito são os minerais mais encontrados. A produção agrícola limita-se ao cultivo de arroz e mandioca. Na pecuária, predominam as criações de búfalo e o gado bovino.
Fortaleza São José de Macapá
Igreja de São José de Macapá
O setor industrial dedica-se ao processamento mineral, à extração da madeira e à pesca. A costa do Amapá é banhada pelo Rio Amazonas. A capital, guarda relíquia da arquitetura militar do século XVIII, na qual se sobressai a Fortaleza São José de Macapá, restaurada e transformada em centro de atividades culturais.
Monumentos e pororoca
Pororoca no rio Araguari
Monumento do Marco Zero
Entre os pontos turísticos localizados na zona urbana da capital, destacam-se o Monumento Marco Zero do Equador, o Trapiche Eliézer Levy, Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável e o Mercado de Produtos da Floresta. Com sua costa influenciada pela foz do Rio Amazonas, a zona costeira do Amapá apresenta cenários belíssimos, formados por lagos residuais que abrigam fantástica biodiversidade de fauna e flora flúvio-marinha, onde habitam várias espécies de aves e peixes.
É nessa região que ocorre a pororoca, fenômeno natural do encontro das águas fluviais e águas oceânicas, formando ondas gigantescas que invadem o Continente.
Paisagem tipicamente amapaense
A foz do Rio Amazonas acolhe também o Arquipélago do Bailique, complexo insular formado por oito ilhas que servem de refúgio para aves migratórias. Oferece ainda paisagens naturais de grande beleza onde está sendo criada uma unidade de conservação para atividades de ecoturismo. Em Mazagão, a região de Maracá tem como atrativos sua natureza exuberante e rios encachoeirados.
Beija-flor brilho de fogo
Marrecas, gaviões e guarás
Em Pracuúba, o visitante encontra pássaros e ninhais de excepcional beleza. Também pode ver marrecas, garças, guarás, e gavião-real. E ainda, um grande número de peixes espécies tucunaré e pirarucu. Pratica-se ali a pesca esportiva.
Na porção centro-oeste localiza-se a Serra do Navio, com cobertura de floresta densa de terra firme, e o Rio Amapari, com diversas corredeiras. Ali reina uma espécie rara de beija-flor avermelhado, o conhecido "brilho de fogo".
Castanha-do-Brasil
Biscoito de castanha do Brasil
Residência dentro da Reserva do Iratapuru
Na região sul, encontra-se a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, com ecossistema rico em biodiversidade e habitado por populações tradicionais. Iratapuru foi criada para manter o equilíbrio ecológico e proporcionar a exploração sustentável dos recursos naturais da região.
Açai, fruta típica da Amazônia
Habitantes da floresta estão envolvidos com o extrativismo da castanha-do-Brasil, transformada em óleo, farinha e, principalmente, em biscoito. A gastronomia amapaense é rica. Entre outros, tem o açaí, fruto de onde se retira o vinho, e pela variedade de temperos de sabor inigualável em peixes e camarões regionais, grelhados, assados ou cozidos, servidos com tucupi e farinha de mandioca.
Pena que as belezas e as riquezas do Amapá não sirvam para a melhoria de vida da população. Enquanto o Amapá é o estado mais preservado do país é também um dos mais pobres do Brasil. Ainda temos que aprender a usar o pontencial natural em benefício dos que aqui vivem.


Produtos Natura, feitos da castanha do Brasil


Beiradão, deu origem a Laranjal do Jari








Fonte: 
www.ariquemesonline.com.br
Fonte das imagens:  3.bp.blogspot
                                  bmutran, simaraviana, spintravel.blogtv, viajeaqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário