Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de abril de 2012

PERSONALIDADES DO JARI: EURICÉLIA CARDOSO, PRIMEIRA PREFEITA ELEITA DE LARANJAL DO JARI



Euricélia Cardoso
Euricélia Melo Cardoso, é maranhense da cidade de Monção. Nasceu dia 19 de abril de 1976. Filha de Lenir Melo Cardoso e José Eufrázio Cardoso. Tem dois filhos: Igor e Marx. Ainda criança morou Curionopólis, no Sul do Pará, onde permaneceu por 10 anos. Em 1991, aos 15 anos chegou ao Amapá, para morar em Laranjal do Jari onde está há 21 anos. No Pará, o pai trabalhou na extração de minérios em Serra Pelada. Com as dificuldades, devido ao fechamento do garimpo ele veio tentar a sorte no Amapá sozinho. Só depois é que trouxe a família. Em Laranjal do Jari, Euricélia estudou parte do Ensino Médio em Monte Dourado no colégio Positivo. Paralelamente ela foi trabalhar gerenciando o maior supermercado da época.
Neste Supermecado ela tinha funções múltiplas. A maioria da clientela era formada por garimpeiros. É preciso “tato” para lidar com eles. Experiência trazida de Curionopólis, quando ainda bem mocinha trabalhava em uma grande loja de confecções com filiais em Marabá, Carajás e Parauapebas. Com um ano de trabalho assumiu a gerência local. Sempre teve um espírito empreendedor. Desde cedo começou a trabalhar, conseguindo conciliar trabalho e estudo.
A mãe dona Lenir, confeccionava roupas intímas e ela, ainda garota ajudava a vender nas casas de amigas e conhecidas e as que se fazia conhecer. Sentia que tinha obrigação de ajudar os pais. Inquieta, já como prefeita, cursou dois anos e meio de filosofia, na Escola Superior de Filosofia, Teologia e Ciências Humanas – ESFITECH. Não foi possível conciliar desta vez, devido ao intenso trabalho como prefeita, que consome todo o seu tempo. Segundo ela, esse projeto foi apenas adiado.
Desde pequena, Euricélia colabora com as pessoas carentes. “A minha vida tem sido assim”, sintetiza. O empenho nesse trabalho é que lhe deu visibilidade, ela foi convencida a candidatar-se ao cargo de vereadora, em 2000. A princípio, ficou encantada e assustada ao mesmo tempo. O receio foi quebrado pelos incentivos dos familiares e amigos. Candidatou-se pelo PSL (Partido Social Liberal) e foi a veredora mais votada na história de Laranjal do Jari. Fez parte da mesa, sendo a secretária da Câmara onde exerceu o mandato voltado para a área social. Nesta função, aprendeu a essência de legislar e viu-se envolvida definitivamente na política. Disputou a eleição para deputada estadual, em 2002, pelo mesmo partido e ficou com a segunda suplência. Sentiu que deveria ir em frente politicamente. Não havia mais espaço para retroceder. E ao perceber que o povo de Laranjal do Jari estava muito insatisfeito como o prefeito, na época, decidiu colocar-se como mais uma opção. O então gestor, tido como o grande herói do povo devido ao trabalho desenvolvido na enchente de 2000 que destruiu a parte baixa de Laranjal do Jari, e no momento se encontrava em descrédito diante da população. Mesmo diante do caos administrativo que imperava na cidade, Euricélia considerou que aquela era a hora de intervir. Sabia que travaria batalhas difíceis e teria que enfrentar adversários financeiramente poderosos, verdadeiras raposas políticas. Era naquele momento ou nunca mais! O povo estava sem esperança, inseguro, indeciso e decepcionado. Porque não confiar naquela jovem vereadora? Eis que ela, juntamente com Elcio Alves, o Garimpão, como vice, saíram-se vitoriosos como uma expressiva votação e ela tornou-se a primeira mulher eleita como prefeita do município.
Euricélia foi a primeira prefeita eleita, antes dela a senhora Meire Serrão (vice-prefeita) havia administrado o município por acasião do afastamento, por cerca de um mês, entre junho e julho de 2004 do senhor Reginaldo Brito de Miranda.
Assustou-se quando assumiu e tomou pé da situação. O cenário era lamentável tanto no campo social, cultural, econômico e organizacional. O desafio era imenso. Tinha dupla missão: cumprir a proposta de governo prometida em campanha e tirar o município da difícil situação em que se encontrava, do atoleiro de inadimplências, dívidas com fornecedores, veículos sucateados e prédios com estuturas físicas danificadas. Até o telefone da Prefeitura era um orelhão que funcionava em frente da casa que servia como sede do executivo. De imediato, promoveu concurso público para suprir a carência de profissionais capacitados em todos setores da administração. Promoveu treinamento e capacitação dos funcionários antigos, através de cursos. Sua maior preocupação foi com a saúde, educação e ação social.
Euricélia e sua genitora dona Lenir
Ela se organizou para reconstruir o município. Buscou reatar os entendimentos com os convênios federais e estaduais, que estavam bastante abalados e travados. Teve sucesso. Foi habilíssima nas negociações com os credores, resgatando a confiança deles. Para se ter uma ideia, nenhum dos programas sociais estavam funcionando.
Estava tudo por fazer. 
Os maiores problemas de seu governo foram a paralisação da obra da ponte sobre o rio Jari ligando o Distrito de Monte Dourado e Laranjal do Jari, a precária infraestrutura em que se encontram grande parte das escolas da rede municipal e das ruas da cidade. Neste aspecto, as ruas do bairro Agreste, atualmente estão sendo pavimentadas, embora o andamento das obras tenha causado  grandes transtornos à população devido a demora na conclusão dos trabalhos devido às fortes e constantes chuvas que ocorrem na cidade.
Euricélia é cristã, gosta de ficar no aconchego da família e prefere ouvir MPB (Música Popular Brasileira) e músicas regionais. A literatura está sempre ligada ao campo e ao sertão. Na política, admira a dupla Dr. Pedro Paulo e Waldez Góes. Diz que aprendeu muito no ano de 2009, quando foi afastada pela justiça eleitoral durante nove meses. Não esperava que fosse chegar onde chegou, logo ela que foi justamente a primeira prefeita reeleita do município, tendo sido aprovada pela população, viu-se impedida de continuar seu trabalho. Ela afirma que a turbulência serviu para deixá-la mais cheia de ânimo e força de vontade de trabalhar pelo município. Continua com muitas propostas. 
Principais realizações da Prefeita Euricélia Melo Cardoso em seus oito anos de mandato: Na saúde, um salto,, das três equipes médica/odontológica passou para 14; inauguração: de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na vila da Padaria; da Feira Agropecuária, da sede própria da Palácio Municipal, da Biblioteca Ambiental, do Instituto Federal do Amapá - IFAP, hoje em pleno funcionamento e oportunizando aos jovens de toda a região do Vale do Jari, melhor qualificação e mais oportunidades no mercado de trabalho; Terminal Rodoviário criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Construção do Estádio Municipal de Futebol,  Queirogão, quadras poliesportivas, Unidades de Saúde, moradias, Construção do centro de Fisioterapia, Inauguração da Biblioteca Ambiental; organizou a EXPOVALE (Exposição Agropecuária do Vale do Jari) nos anos de 2008 e 2009, em sua 1ª e 2ª edição, com grande sucesso de público e negócios, realizado em parceria com o Governo do Estado. Através do PSF (Progrma Saúde da Família) com a aquisição de uma Unidade móvel de Saúde para o município; aluguel de um Espaço para os Conselhos entre outras.
Laranjal do Jari, atualmente conta o SEBRAE, Superfácil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia (ainda não foi inaugurado), Banco do Brasil, Vara da Justiça Federal.
Obras em andamento na sede do município de Laranjal do Jari: Pavimentação dos bairros do Agreste e Mirilândia, reformas de passarelas, construção: de sistema de abastecimento de água, do Centro de Apoio Pedagógico, Porto Hidroviário, Módulos Sanitários para 107 famílias no Bairro Sarney, da quadra poliesportiva da Escola Raimunda Capiberibe entre outras.
No mais, ela quer sossego para cumprir os compromissos de campanha e os de consciência.
Euricélia, atualmente faz parte do PP Partido progressista; assumiu a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari, em 1º de janeiro de 2004 e seu 2º mandato só vai terminar em 31 de dezembro de 2012. 

Fonte: Panorama municipal do Amapá, edição 2010/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário