Powered By Blogger

sábado, 28 de abril de 2012

DIA DA EDUCAÇÃO - 28 DE ABRIL

Hoje é 28 de abril, Dia da Educação. poucas pessoas sabem disso. Essa é a maior prova de que a educação de qualidade ainda não é prioridade para a sociedade brasileira. 
 Quando a palavra educação aparece na sua cabeça, no que você pensa? Deixe ver se acertei: escola, professores, sala de aula… estou certo? Se foi nisso que você pensou, parabéns! Agora, se você imaginou outros fatores, como os que eu falarei a partir de agora, também merece o nosso parabéns.
EDUCAÇÃO, segundo o Dicionário Aurélio, entre outros significados também significa desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais”. Sendo assim, a gente poderia considerar uma instrução de um chefe indígena sobre como caçar e pescar como uma forma de Educação? Sim! E o que um pastor, um padre, ou outro chefe religioso prega/ensina em seus templos?
Quando a educação for prioridade, de verdade, para os brasileiros, o Brasil vai ser um país menos desigual e com mais oportunidades. Haverá mais emprego, mais saúde, mais renda e menos violência. Os índices de mortalidade infantil serão menores, crianças e jovens estarão menos expostos às drogas e ao tráfico.
Porque tudo começa com uma educação de qualidade. O que significa um currículo escolar mais adequado às necessidades de hoje, professores mais bem preparados e bem remunerados, escolas mais bem equipadas e bem cuidadas, alunos mais interessados e mais alunos concluindo o ensino fundamental e médio, pais mais atentos à educação dos filhos, mais horas de aula e menos repetência.
No dia em que cada um de nós acreditar que vale a pena lutar por uma educação de qualidade e em que os professores se dediquem apenas a preparar e ministrar as suas aulas e não tenha entrar em greve para garantir direitos adquiridos e tenha condições de trabalho e escolas com estrutura adequadas ao exercício de sua função nós vamos escrever um novo futuro para o Brasil. Que tal começar hoje? Não poderia existir dia melhor.

* Esse texto foi extraído da Folha de S. Paulo há alguns anos, era uma propaganda, e infelizmente o recorte não me permite citar corretamente a fonte. Mas tá aí. Hoje é Dia da Educação. E eu só ouvi falar no Dia da Sogra na televisão. Infelizmente é a mais pura verdade, a educação não está na pauta da mídia. Repasse este texto, vamos refletir sobre a importância desse dia para a sociedade.


 Fonte: brunabill.wordpress.com
            eventos.sartrecoc.com.br
           cemmariodasilvapereira.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário