Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de julho de 2011

ALUNOS DA ESCOLA MINEKO HAYASHIDA EM LARANJAL DO JARI DESENVOLVEM PROJETOS PREMIADOS

Iniciativa é de uma dupla de professores que consegue incentivar os alunos a produzir ciência a partir da própria experiência
Professores coordenadores dos projetos premiados
Alunos da Escola Estadual Mineko Hayashida (EEMH), localizada no município de Laranjal do Jari, desenvolvem projetos científicos que foram premiados internacionalmente. A iniciativa é de uma dupla de professores, que conseguem incentivar os alunos a produzir ciência a partir da própria experiência. Os projetos são: "A física de Cada Dia" e o "Açaí e seus resíduos".
Com o projeto a "Física de Cada Dia", os jovens são envolvidos com a construção de equipamentos e instrumentos feitos de sucata (pregos, fios de cobre, limão) para demonstrar experimentos associados a conceitos científicos, como os de velocidade, espaço e tempo. A metodologia ganhou a adesão dos alunos que, motivados, passaram a participar de feiras científicas, como a Febrace, conquistando também, com seus projetos, reconhecimentos internacionais.
A professora Elizabete Rodrigues explica que as aulas de física estavam se tornando muito monótonas, e o custo de desenvolvimento de laboratório é muito elevado. Foi então que os professores tiveram a ideia de criar, por meio de sucata, algumas experiências que possibilitassem um melhor aprendizado das aulas de química e física.
"Em 2009, recebemos o prêmio Destaque em Habilidade e Criatividade em Exibição de Ciência Atmosférica, que nos foi conferido pela American Meteorological Society, pelo projeto Pressão Atmosférica e suas Aplicações em Sistemas Energéticos ", conta a professora.
No trabalho, os estudantes apresentam uma alternativa para a construção de uma hidrelétrica na cachoeira de Santo Antônio, em Laranjal do Jari, preservando o potencial e a beleza de um ponto turístico do município.
O outro projeto é denominado "Açaí e seus resíduos", onde os caroços dos frutos são utilizados para produzir gás metano. O professor José Antônio da Silva explica que na região Norte é comum o consumo do açaí e isso está gerando uma tonelada de caroços que são desperdiçados todos os dias.
"Esse material acaba sendo jogado em locais impróprios, como é o caso dos rios, colaborando assim para a poluição do meio ambiente. A intenção do projeto é aproveitar esse material para gerar gás metano e adubo orgânico", explicou o professor.
Galeria de Fotos
Adryany Magalhães/Seed
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Fonte: www4.ap.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário