Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de julho de 2011

AMAPÁ RECEBE AÇÕES DO PROJETO RONDON

No período compreenddido entre os dias 10 a 26 de julho ocorre no estado do Amapá diversas ações planejadas e realizadas pelo Projeto Rondon que além do Amapá também beneficiará outros estados da federação. Treze municípios amapaenses receberão 260 rondonistas provenientes de onze estados brasileiros.
O Projeto Rondon tem o objetivo de consolidar no universo brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. Estimular nos estudantes universitários o desejo pela realização de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.
O nome do projeto é uma homenagem ao Marechal Cândido Rondon, um dos grandes desbravadores da Amazônia. É coordenado pelo Ministério da Defesa como forma de integração social envolvendo  participações voluntárias de estudantes universitários, na busca de soluções e melhorias que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes; assim como ampliar o bem-estar da população e possibilitar uma integração entre os estudantes de várias regiões do Brasil.

O Projeto Rondon é realizado por vários Ministérios e apoio das Forças Armadas, que atuam em parceria proporcionando o suporte logístico e a segurança  requerida pelas operações. Conta, também com o apoio e a colaboração de governos estaduais, de prefeituras municipais e de entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), de organizações não-governamentais e da sociedade civil. As atividades realizadas pelos rondonistas, como são conhecidos os integrantes do projeto, abrangem as áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.
O Amapá recebe pela terceira vez as ações do projeto Rondon; antes, os rondonistas estiveram no estado em 2006 e 2008. Em julho de 2011 os rondonistas estarão desenvolvendo atividades de capacitação colaborando com o desenvolvimento local através de cursos, oficinas, e palestras nos municípios de Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Pedra Branca, Tartarugalzinho, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão, Porto Grande, Pracuúba, Serra do Navio e Vitória  do Jari.

Em Macapá, as atividades começaram no dia 10 de julho com a solenidade de abertura às 9h no Teatro das Bacabeiras.
Dentre as várias ações promovidas pelo Projeto Rondon aqui no Amapá estão a atualização e capacitação de docentes, provenção do meio ambiente etc. 
Entre as contribuições do projeto estão a troca de conhecimentos entre os participantes além dos contatos e da aproximação de diferentes realidades e culturas o que contribui para um aprendizado muito grande e significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário