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sábado, 17 de setembro de 2011

Ministro dos transportes cobra conclusão do trech norte da BR 156 até 2012


Em reunião com a bancada do Amapá, coordenada pela deputada federal Dalva Figueiredo (PT) e o governador do Estado, Camilo Capiberibe (PSB), o ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos manifestou desejo de ver a BR 156 inaugurada até 2012.


O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 15, em Brasília. Dentre os temas abordados, foram discutidos os detalhes referentes à inauguração da ponte binacional, que liga Oiapoque à Guiana Francesa, bem como a BR 210, que integra a área oeste do Amapá e apresenta problemas de segurança.

Participaram da reunião os deputados Evandro Milhomen (PCdoB) e Janete Capiberibe (PSB).


O ministro Paulo Bastos pediu a conclusão das obras até dezembro de 2012. São os trechos finais do lado sul da BR 156, junto com o encabeçamento do acesso à ponte que precisam ser finalizados para que a ponte binacional possa ser inaugurada.


“Não faz sentido termos a ponte pronta e o lado francês todo construído e nós não conseguirmos equacionar esse problema”, ponderou o ministro. O governador Camilo Capiberibe garantiu a finalização das obras antes da época das chuvas.

A deputada Dalva ressaltou a importância da BR 156, que liga o sul e o norte, para o abastecimento do Amapá. “No inverno, ficamos isolados, os produtos não podem chegar ao nosso Estado. Essa obra nos liga ao resto do país”, explicou. Ela também relembrou o compromisso assumido pelo ministério em realizar estudos de projetos executivos e ambientais para a BR 210. “A 210 faz ligação da área oeste, onde existe exploração de minérios e assentamentos de agricultura familiar. É uma área muito importante econômica e socialmente”, disse ela.


Na reunião também foi repassada o pleito da polícia militar de construir dispositivos de segurança ao longo de um dos trechos da BR 210. Tratam-se de dez quilômetros onde a BR encontra uma área urbana e que possui um alto índice de acidentes de trânsito. O governador e os parlamentares requisitaram do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) a construção de passarelas e ciclovias, além de uma duplicação da via para aliviar o tráfego na região.
 
Enquanto isso, o trecho que compreende os 275 km entre Macapá e Laranjal do Jari permanece em situação lastimável, nem se ouve falar quando irá começar a sua pavimentação, asfaltamento e/ou melhorias. A extensão entre Macapá e Laranjal do Jari se encontra num descaso total. Uma viagem que se torna longa e cansativa. O motorista que é obrigado a percorrer o trecho sul da BR 156 tem que está disposto a enfrentar muita poeira, lama, pontes em péssimo estado de conservação e muitos buracos. Os prejuízos são enormes. As Suas Excelências, os governantes encontraram uma solução cômoda para o problema: viajam de avião ou nos seus carrões pontentes; para eles o povo, que se dane. ATÉ QUANDO VAI PERDURAR ESSE DESCASO?
 

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