Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONSTRUTORES DO JARI: SEU GAMA


O blog apresenta aos leitores seu Benedito Augusto da Gama.
Existe uma divergência de informações quanto a quem foi o primeiro morador de Laranjal do Jari. Seu Salú, quando era vivo afirmava que foi a primeira pessoa a se instalar na área que corresponde à cidade de Laranjal do Jari; seu Gama, por outro lado enfatiza que a primeira casa construída no Beiradão foi a dele. Uma oportuna pesquisa amparada em documentos e depoimentos pode elucidar a questão.
 Filho de mãe paraibana e pai paraense seu Gama é natural de Olho D'Água, antigo nome do distrito de Monte Dourado. Nascido em 13 de setembro 1921.


Em 1910, "...meus pais migraram para cá para trabalhar e se fixaram na localidade de Olho D’água onde hoje é Monte Dourado.
                    Fui o primeiro atravessar o rio 'de mala e cuia’ para viver na margem esquerda do Jari, em frente à sede do Projeto. O doutor Ludwig dizia que ia ser complicado a gente viver junto com os homens que iam trabalhar na fábrica, por causa das mulheres”,  conta Gama.
                      “Quando cheguei aqui, era tudo floresta, tive de derrubar algumas árvores com machado em punho e construir a própria casa onde vivo até hoje com a esposa e os nove filhos, confinados entre a selva e o rio. Isso aqui era uma maravilha. O rio dava peixe à vontade e a floresta era viçosa que só ela. Hoje, o rio tá imundo e selva de verdade só um tempo de barco daqui". Atualmente, 43 anos depois vive com a mulher na mesma casa que construiu com o próprio suor, recorda. 

Seu Gama é pai de 9 filhos; exerceu as  profissões de seringueiro, balateiro, castanheiro, maçarandubeiro, agricultor, comerciante.
Veio para o lado do Amapá, onde surgiu o Beiradão, depois Laranjal do Jari em 1967.
Segundo seu Gama, ele foi a primeira pessoa a se instalar em Laranjal do Jari, ao atravessar o rio, roçou uma pequena área para fazer a sua casinha, onde passou a morar com sua família. De acordo com seu Gama, o nome Laranjal do Jari, é proveniente de uma pequena plantação de laranja feita localizada próximo de sua residência. O nome foi escolhido  numa reunião entre os moradores.  Outras pessoas seguiram o exemplo de seu Gama e fixaram residência na margem do rio Jari, ajudando a construir o Beiradão.
Ainda, segundo seu Gama, foi necessário coragem e persistência para construir as residências várias vezes, já que os diretores da empresa Jari, na época mandavam derrubar as palafitas com motor-serra.
Ainda hoje, Seu Gama ainda mora na Passarela Principal, no bairro das Malvinas. Com 90 anos de idade Benedito Gama é uma pessoa muito alegre e simpática. Com grande lucidez adora contar histórias aos seus visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário