Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESCOLA SANTINA RIOLI EM MACAPÁ COMPLETARÁ SESSENTA ANOS DE ENSINO E HISTÓRIA


Uma das instituições de ensino mais tradicionais do Estado do Amapá completará 60 anos neste sábado (6). Localizada na Rua Jovino Dinoá, no bairro do Trem, a Escola Estadual Irmã Santina Rioli comemora mais um ano de existência lançando um selo comemorativo denominado: “Ontem: Escola Doméstica. Hoje: Santina Rioli, Há 60 anos contribuindo na formação de gerações no Amapá”.

Escola Doméstica de Macapá atual Santina Rioli

A escola está inserida no novo sistema de ensino. Atualmente possui 1.247 alunos na faixa etária de 9 a 14 anos, matriculado de 3ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, e conta com uma equipe de 107 profissionais.
A instituição foi fundada em 29 de maio de 1944, mas seu funcionamento efetivo ocorreu em 6 de agosto de 1951, com o objetivo de ofertar ensino de qualidade, para a formação do cidadão crítico, consciente de seus direitos e deveres atuando como agentes de transformação da sociedade em que se encontra inserido. Dessa forma a escola pauta seus ensinamentos no tripé “Educar, Humanizar e Libertar”, contribuindo deste modo na formação do cidadão amapaense.
A escola desenvolve atividades como o Projeto Raízes que traz apresentações folclóricas por meio de danças resgatando valores da diversidade cultural brasileira, evidenciando-os de forma que o aluno manifeste através de pesquisa e encenações artística, hábitos e costumes de nossas diferentes regiões; a tradicional festa junina que apresenta à comunidade escolar a valorização da cultura brasileira, destacando seus aspectos regionais e locais.
Conta ainda com os projetos: Paz na Escola, Projeto Talentos e Família na Escola que busca o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar e família/escola. Expõe a Mostra Científica e Cultural onde divulga acomunidade os trabalhos de investigação realizados pelos alunos.
Na quadra do estabelecimento, sob a coordenação de professores, são realizados os Jogos Internos disputados aos sábados entre os alunos, que tem na torcida à participação dos pais ou responsáveis, além dos encontros pedagógicos realizados bimestralmente, que informa aos responsáveis dos alunos os aspectos formativos e o seu rendimento escolar no decorrer de cada bimestre.

A Escola Santina Rioli na maioria de sua existência foi administrada por religiosas, com exceção entre 1990 a 1996. Atualmente é coordenado pela religiosa Elenita de Lurdes Rubin Rubert, conhecida como Irmã Maria Clara, pertencente à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Menina, que com a articulação do então secretário de Educação, Ruben Bermeguy e do ex –aluno Randolfe Rodrigues, hoje senador da República, o então governador João Alberto Rodrigues Capiberibe a nomeou para a direção da escola no segundo mandato no período de 1997 a janeiro de 2003. Irmã Maria Clara reassumiu a direção da escola em março de 2005 quando retornou das atividades da Seed,até os dias atuais. O primeiro mandato foi no período de 1987 a 1990.
Irmã Maria Clara acredita na importância da escola pública. “Ela é o meio mais propicio para a formação dos alunos e estes, formadores de uma nova sociedade. A missão da escola deve ser desenvolvida em conjunto, família/escola, lugar onde os servidores são co-responsáveis na elaboração e execução das ações que visam dar ao aluno meios para um maior crescimento, tornando-os protagonistas de sua própria história”, disse. (Eliazar Bezerra/Colaborador)
Fonte: http://www.jornalagazeta-ap.com
Fontes da imagens: http://amapa24horasadorando.blogspot.com/
                             http://macapameiodomundo.blogspot.com/

Um comentário:

  1. A escola Santina Rioli agora tem um blog oficial, torne-se um seguidor, afinal você também faz parte desta história.

    ResponderExcluir