O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Laranjal do Jari, realizou palestra com o tema “Eleições Limpas” aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá (IFAP – Campus Laranjal do Jari). O evento faz parte do projeto institucional “Ética, Cidadania e Eleições”, coordenado na Comarca de Laranjal do Jari, pelas promotoras de Justiça Fábia Nilci Santana de Souza, Coordenadora da Promotoria de Laranjal do Jari, e Fábia Regina Rocha Martins, Promotora Eleitoral.
O projeto tem o objetivo de desenvolver nos eleitores amapaenses a consciência crítica de sua responsabilidade ética e cidadã nas eleições, além de proporcionar aos jovens eleitores oportunidades para questionar, criticar e dar opiniões.
“Durante a palestra, os alunos do IFAP levantaram vários questionamentos, tais como voto nulo, coeficiente eleitoral, fundo de campanha, transparência no processo eleitoral, prestação de contas de campanha e obrigatoriedade do voto. Ações como essa vêm sendo implementadas pela Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari para atender à peculiaridade populacional do Vale do Jari, bastante eclética”, afirmou Fábia Nilci.
Na ocasião, estiveram presentes também o juiz eleitoral Heraldo Nascimento Costa, o servidor e analista Sávio Ramom Batista Silva, ambos representando o Tribunal Regional Eleitoral, além dos servidores da Promotoria de Laranjal do Jari: Laurinaldo Lopes, Márcia Silva Mendonça, Iran Damasceno, Valmir da Luz Rocha e Vera Lúcia.
Ciclo de Palestras
As promotoras de Justiça iniciaram um ciclo de palestras, oportunidade em que foram visitadas as comunidades ribeirinhas de Santo Antônio, Padaria e Água Branca do Cajari, bem como os moradores do bairro Samaúma. “Nesse dia, o foco dos diálogos foi conscientizarmos moradores para o efetivo exercício da cidadania por meio do voto consciente”, esclareceu a promotora de Justiça Fábia Nilci.
A palestra “Eleições Limpas” já foi realizada em inúmeras instituições da rede pública de ensino, dentre elas: Escola Estadual Irandir Pontes, Escola Nazaré Rodrigues da Silva e o Instituto Federal do Amapá.
Em todas as instituições de ensino por onde o projeto passou, foram distribuídas cartilhas educativas sobre a Lei nº 9.840/99 referente ao combate à compra de votos e ao uso da máquina administrativa durante o período eleitoral.
Ascom MP-AP
Fonte: www.portalextra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário