Tropas da FAB levam material eleitoral para 40 comunidades sem acesso.
Previsão é que retorno do material só seja concluído em 11 de outubro.
Previsão é que retorno do material só seja concluído em 11 de outubro.
Dois helicópteros da Força Aérea Brasileira serão usados neste fim de semana para levar urnas eletrônicas e mesários a 40 locais isolados no norte do Acre, como aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral.
A FAB informou que também levará urnas para localidades sem acesso por vias terrestres ou marítimas no Amapá.
Além do transporte das urnas, militares da FAB e do Exército também farão, no domingo (7), a segurança do material eleitoral em áreas indígenas e extrativistas, como aldeia Jatobá e os seringais Icuriã e São Francisco, todos no Acre. Todas as localidades serão atendidas por urnas eletrônicas, que possuem bateria própria que aguenta todo o dia de votação. Urnas em papel também serão levadas, para caso de necessidade.
Serão usados na operação helicópteros H-1H, da base aérea de Belém, e Black Hawk, de Manaus, além de um avião cargueiro C-105 Amazonas. As urnas estão lacradas e serão acompanhadas por representantes da Justiça Eleitoral.
No Acre, 11 militares da FAB estão participando da distribuição das urnas neste fim de semana. As aeronaves também transportarão tropas do Exército que farão a segurança de locais de votação.
O custo do transporte, de R$ 3 milhões, será pago pela Justiça Eleitoral, diz o TRE.
Ao final da votação, os helicópteros voltam aos 40 locais para buscar os mesários, policiais e urnas. A previsão é que o retorno do material de todos os locais só seja concluído quatro dias após a eleição, dia 11 de outubro.
Fonte: www.expressomt.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário