Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Plano Nacional de Educação: deputado insiste em 10% do PIB para o setor

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) começou há pouco a ler seu voto em separado contra o relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) sobre o Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10). Valente defende que o investimento público em educação atinja 10% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020 – e não 7,5%, como o previsto no parecer do relator.
Segundo Valente, com 10% do PIB dá para incluir todas as crianças em creches públicas em vez de terceirizar o setor, “como vem ocorrendo atualmente”. Ele acrescentou que a proposta de investimento prevista no voto em separado não é irreal para um país que tem o sexto maior PIB do mundo. “É uma questão de escolha política investir em educação. R$ 225 milhões para dez anos não são suficientes para a educação brasileira”, argumentou Valente.
O deputado do Psol citou o exemplo da Coreia do Sul, que, de acordo com ele, em 50 anos priorizou o ensino e melhorou seus índices colocando até 14% do PIB no setor. No Japão, ressaltou o parlamentar, o investimento chegou a 17% do PIB. “Hoje, o investimento japonês é de 6%, mas eles não têm mais analfabetos”, salientou.
Já o Brasil, sustentou Valente, possui 14 milhões de analfabetos e outros 30 milhões que conseguem ler, mas não entendem o que leram – os chamados analfabetos funcionais. "Sem os recursos, o PNE se transforma numa carta de boas intenções.”
A reunião da comissão especial que analisa o PNE prossegue no Plenário 10.

 Fonte: www2.camara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário