A partir das 00h00 deste domingo (16) os relógios de três regiões, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, foram adiantados em uma hora, dando início ao Horário de Verão. O propósito é que as comunidades aproveitem os dias mais longos, quando haverá uma hora a mais de luz solar, e dessa forma, o país possa economizar energia.
No Brasil, o Horário de Verão foi instituído a partir de 1º de outubro de 1931, mas outros países já se utilizavam desse artifício. Tem essa denominação porque no Verão, os dias são mais longos devido ao fato do Sol incidir não só sobre a linha do Equador, mas em outras áreas acima e abaixo. A consequência é que, nesse período, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde.
Apesar das controvérsias, principalmente sobre supostos prejuízos causados ao relógio biológico das pessoas, estudos indicam que a luz narural causa melhorias no humor e sensação de bem estar.
O Horário de Verão tem início sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Caso coincida com o carnaval, é prolongado por mais uma semana. É o que acontecerá em 2012, quando o período será acrescido de mais uma semana e atingirá 133 dias de duração, sendo o mais longo desde 1985.
Fonte:: agoravale.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário