Powered By Blogger

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática iniciam no país

Começaram ontem, segunda-feira (18), as inscrições para alunos de escolas públicas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013. Este período vai até o dia 5 de abril e está previsto que cerca de 20 milhões de alunos do país inteiro participem desta competição.
O objetivo da olimpíada é que seja estimulada a revelação de alunos que tenham aptidão para matemática. Qualquer escola pública vai poder realizar a inscrição de alunos nos três níveis. O nível 1 é de alunos que estão na 6º ou 7º anos do ensino fundamental, o nível 2 para alunos do 8º e 9º anos e o nível 3 para estudantes do 1º até o 3º ano do ensino médio.
As provas na primeira fase desta competição vão ser aplicadas em 4 de junho, o horário vai ser definido na própria escola. Os alunos que tiverem o melhor desempenho vão ser classificados à segunda fase, que vai ocorrer no dia 14 de setembro, a partir das 14h30, no horário de Brasília, e os locais ainda vão ser definidos.
Na edição de 2013, vão ser lançados clubes de matemática para que o estudo desta disciplina possa vir a ser disseminado em todo o país e seja incentivado o desenvolvimento do intelecto dos alunos. Desde o dia 15 de fevereiro, alunos do país podem formar seus Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los através do blog do Obmep.
A divulgação de quais são vencedores desta olimpíada vai ser realizada em 29 de novembro. No total 6 mil alunos vão ser premiados recebendo medalhas, dentre elas são 500 de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze. Fora isso, 46.200 estudantes vão ganhar menções honrosas. Os medalhistas vão ser convidados a participar do Programa para Iniciação Científica da Obmep no ano que vem.
Esta olimpíada trata-se de um projeto realizado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ocorre desde o ano de 2005. Ela é promovida através dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, junto da Sociedade Brasileira de Matemática. Em 2012, houve a participação de mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas brasileiras.


 Fonte: www.noticiasbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário