Powered By Blogger

sábado, 16 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA DA ESCOLA NAZARÉ RODRIGUES - ENAR

A Escola Estadual Profª. Maria de Nazaré Rodrigues da Silva foi criada em 04 de março de 1991, sob o decreto nº. 0047 na gestão do Governador Annibal Barcellos.
A escola está situada na Avenida Cultura, 277, Bairro Agreste, no município de Laranjal do Jari, no Estado do Amapá.
O nome da escola é uma homenagem à professora Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, que atuou durante treze anos no magistério, lecionando as disciplinas Ciências e Matemática na Escola Agrupada do Jari, hoje Escola Estadual Sônia Henriques Barreto. O brilhante trabalho que desenvolveu como educadora foi interrompido com o seu falecimento em virtude de complicações no parto, no Hospital de Monte Dourado/PA no dia 30 de setembro de 1990.
A escola começou a funcionar com 08 salas de aula, 01 secretaria, 01 diretoria, 01 copa, 01 sala de professores e 02 banheiros. O ensino era destinado para 10 turmas de 1ª a 4ª série com 383 alunos e 06 turmas de 5ª a 8ª série com 205 alunos manhã e tarde. A equipe de profissionais que atuavam na escola era composta por professores, 01 diretor, 01 secretária e agentes de limpeza e merendeiras.
Em 22 de julho de 1992, ainda na gestão do Governador Annibal Barcellos foi concedida a autorização para a implantação gradativa do ensino de 1º grau, 5ª à 8ª sob a Portaria nº. 0322/92 – SEECE.
Em 22 de setembro de 2000, após 09 anos de atuação sem reconhecimento legal, o Governador João Alberto Rodrigues Capiberibe legalizou o ensino de 1º Grau de 1ª a 8ª série,
regular e supletivo ministrado pela referida escola sob a Resolução Nº. 108/00 - CEE /AP, integrando assim a escola ao Sistema de Ensino do Estado do Amapá conforme Art. 2º. A referida resolução determinou ainda que, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Nº. 9.394/96, os níveis concluídos sob a égida da referida Lei, passassem a adotar as seguintes nomenclaturas: I – Educação Infantil, II – Ensino Fundamental, III Ensino Médio e IV – Ed. Jovens e Adultos.
Ao longo de sua história, a Escola Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, passou por várias transformações, na estrutura física com a construção de mais 08 salas de aulas, aumento no número de banheiro e do muro em torno da escola e em seu corpo administrativo, docente e discente.
Já foi dirigida por gestores incluindo a atual gestão, vejamos os gestores de acordo com a seqüência abaixo:
Fernando Vicente Corrêa
Marivaldo da Silva Lopes
Nanes Elizabete Isachson da Silva
Ivete de Fátima Barroso
Júlia Constantino Medeiros
Ângela Maria Freire Silveira
Marta Magno Barroso
Olendina dos Santos Conceição (Interina)
Maria Noêmia Araújo de Freitas
Sandra Maria Cunha
Valmeres dos Santos Moraes Rego
Maria da Conceição Cunha
Antônio Pinto Duarte (Atual Diretor)
Atualmente a Escola Estadual Profª Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, atende 1.476 alunos. Funciona nos três turnos manhã, tarde e noite, cada turno com 16 turmas que se estende de 3ª série do Ensino Fundamental a 2ª Etapa do Ensino Médio de Ed. de Jovens e Adultos.
A escola está equipada com 01 Sala de Aula de Tecnologia Educacional – TV Escola, 01 Biblioteca, 01 Sala de Leitura e 01 Sala de Aula de Tecnologia da Educação - LIED, 01 Sala para Educação Especial e 01 Laboratório de Ciências.
A escola oferece as Modalidades de Ensino Fundamental de 3ª a 8ª série, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio – EJA.
A educação que se estabelece na escola tem por finalidade a formação humana, que transcende a formação para o trabalho, ou para a sobrevivência. Visa preparar para a vida, para o desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade. Não apenas preparar para que usufruam destes bens futuramente, procura-se propiciar meios para que a experiência escolar seja prazerosa para os alunos desde já, através relação humana dialógica, em que professores e alunos atuam como sujeitos.
A democratização das relações intra-escolares é o alicerce dos processos estabelecidos tais como a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE; Projeto Político-Pedagógico – PPP; Regimento Escolar; Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF; Caixa Escolar, que além de responder às exigências para o processo de legalização da instituição, visam melhorar a qualidade da escola, cumprindo sua função, que é a formação das novas gerações para atuação cidadã na sociedade.

Fonte: www.nazarerodrigues.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário