Powered By Blogger

sábado, 28 de dezembro de 2013

Secretaria de Educação inicia processo de implantação dos conselhos nas escolas

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) já iniciou o processo de criação dos conselhos escolares. Esse é o primeiro passo para a implantação da gestão democrática nas escolas públicas estaduais.
O Conselho é um grupo formado por pais, alunos, funcionários e pessoas da comunidade, representantes dos diversos segmentos sociais, e pessoas interessadas no processo educacional das unidades escolares. É o órgão mais importante no contexto de gestão democrática, pois ele é o ente consultivo, deliberativo e de mobilização, além de ser responsável por acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e o processo de ensino- aprendizagem.
A primeira atividade do Conselho é delimitar o tipo de educação a ser desenvolvida na escola, para torná-la uma prática democrática comprometida com qualidade do ensino.
Algumas escolas estaduais já elegeram seus conselhos, esperando apenas a data da posse. Essas unidades escolares serão as primeiras a implantar a gestão democrática.
A coordenadora de Políticas Educacionais, Deusamirtes Moura, explicou que a responsabilidade de iniciar o processo de escolha dentro da escola é exclusivamente do diretor. "Hoje nós estamos com dez escolas aptas à implantação da gestão democrática, porém o plano-piloto será feito em cinco escolas a partir de 2014", anunciou.
As escolas estaduais aptas à implantação da gestão democrática são: Deusolina Sales Farias, Maria Mãe de Deus, Maria Cavalcante, José de Anchieta, Alexandre Vaz Tavares, Francisco Walcy, São João, Esther Virgolino, Antônio Messias e Augusto Antunes.
Adryany Magalhães/Seed

Nenhum comentário:

Postar um comentário