Powered By Blogger

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Geração térmica para energia no Jari será substituída em 2014, diz CEA


Área onde será construída a Subestação da CEA-Laranjal do Jari (Foto: Ascom/CEA)Área onde será construída a Subestação da
CEA-Laranjal do Jari (Foto: Ascom/CEA)
A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que no primeiro semestre de 2014 a geração térmica que atende os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, além de imediações, será substituída por um novo sistema resultante de integração da empresa ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Atualmente, o sistema de energia nos dois municípios é atendido pela Usina Termelétrica - Laranjal do Jari, que gera energia elétrica utilizando óleo diesel como combustível. Esta usina conta com nove unidades geradoras Caterpillar, sendo três de 2.000 kVA e seis de 2.281 kVA, totalizando 19.686 kVA de potência instalada.
Segundo a CEA, com a integração da companhia ao SIN, a usina será desativada, para geração de energia "com maior confiabilidade e qualidade aos consumidores".
No dia 31 de outubro de 2013, o município de Laranjal do Jari, distante 265 quilômetros de Macapá, enfrentou racionamento no fornecimento de energia elétrica. Conforme informou a CEA, dos nove geradores de uma empresa terceirizada que fornece energia ao município, dois haviam apresentado falhas.
O diretor de Planejamento e Expansão da companhia, Aldo Carneiro, explicou que para fazer a substituição da geração térmica em Laranjal do Jari, a CEA já contratou uma empresa especializada que está desenvolvendo ações para a instalação da Subestação Laranjal do Jari - 69 KV/13,8 KV e uma linha de subtransmissão de energia de 69 KV, com 5 quilômetros de extensão, a um custo de R$ 13,8 milhões. A área da subestação será construída em um terreno localizado no bairro Cajari.
Fonte: cbnfoz.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário