Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Barco-escola oferece cursos técnicos a pessoas carentes no Amapá

Mais de 500 vagas são oferecidas em Macapá.
Embarcação percorre comunidades da região Norte.

O Amapá recebe pela primeira vez o barco-escola Samaúma, que percorre comunidades da região Norte oferecendo cursos profissionalizantes para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A embarcação chegou em Macapá no domingo (15) oferencendo cerca de 500 vagas para cursos técnicos gratuitos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação no setor indústrial. As aulas serão aplicadas entre janeiro e fevereiro de 2014.
No barco, que está aportado no trapiche do Santa Inês, Zona Leste de Macapá, serão ministrados 15 cursos nas áreas de informática, alimentação, construção civil e mecânica, segundo enumerou o coordenador interino do projeto Jaime dos Anjos.
O primeiro município amapaense que recebeu o barco-escola foi Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá. Na região mais de 300 pessoas foram certificadas para uma profissão. A embarcação deixou a cidade no dia 13 de dezembro com destino à capital.
Jaime dos Anjos, coordenador interino do Samaúma (Foto: Gabriel Dias/G1)
Jaime dos Anjos, coordenador interino do
Samaúma (Foto: Gabriel Dias/G1)
“Nesses 34 anos de Samaúma, já presenciamos várias histórias de alunos que, quando retornamos ao município, alguns anos após a primeira passagem, já são bem sucedidos na área em que se formaram no barco, isso é bastante gratificante para a gente”, comemorou Dos Anjos.

O coordenador informou que em Macapá os cursos terão duração de 45 dias. Após esse período o barco-escola seguirá para o município de Santana, a 17 quilômetros da capital.
Barco-escola Samaúma aportado em Macapá (Foto: Gabriel Dias/G1)
As inscrições no projeto iniciam no dia 20 de dezembro e seguem até 3 de janeiro no próprio barco. Para participar dos cursos, o candidato deve ter ensino médio completo e apresentar documento de identificação e comprovante de escolaridade.
O Samaúma foi fundado em 1979 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na região do Amazonas, onde 43 dos 62 municípios receberam a visita da embarcação. Mais de 33 mil alunos já foram certificados. O serviço já atendeu também municípios ribeirinhos dos estados do Pará, Acre e Roraima. Trata-se de uma embarcação moderna e equipada, de três conveses, onde ocorrem as oficinas de marcenaria, panificação e confeitaria, mecânica de motor de popa e de motores marítimos, informática, entre outros.
O sucesso do barco motivou o Senai a iniciar o projeto de construção do Samaúma II, que está previsto para entrar em funcionamento em fevereiro de 2014, conforme adiantou Jaime dos Anjos.
Fonte: g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário