Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Hospital do Jari monta estratégia de atendimento no período carnavalesco

O Hospital Estadual de Laranjal do Jari , única unidade de referência no Sul do Estado em assistência hospitalar na região do Vale do Jari, já realizou todas as adequações nas escalas de plantões dos profissionais de saúde que irão assistir a população durante o período do carnaval deste ano. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que pretende imprimir um atendimento mais ágil e eficiente destinado à demanda de pessoas que buscarem socorro médico.
Segundo o diretor do hospital, José Manoel Picanço, a escala de plantões de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e de radiologia está pronta. Esses profissionais irão trabalhar em regime de plantão com equipes que se revezarão das 7h às 19h e das 19h às 7h.
Picanço ressaltou que em época de carnaval o hospital registra um aumento expressivo na demanda de atendimentos porque, além de Laranjal e Vitória do Jari, atende também os pacientes do município vizinho de Almeirim, no Estado do Pará, uma vez que não existe assistência hospitalar no Distrito de Monte Dourado, pois o hospital encontra-se fechado há três anos.
“A maior incidência no atendimento é de pessoas vítimas de acidente de trânsito, casos de abuso no consumo de bebida alcoólica que acabam resultando nos acidentes automobilísticos registrados no Vale do Jari e que refletem diretamente no atendimento. Nesse período o hospital também recebe várias pessoas vítimas de arma branca (faca, terçado, estoques)”, explica.
O diretor José Picanço destacou ainda que a escala de plantões dos médicos também foi ajustada para sempre existir um clínico geral e um cirurgião no pronto atendimento de urgência e emergência, facilitando a agilidade no serviço.
Além dos profissionais médicos, o hospital dispõe de medicamentos e correlatos suficientes para o atendimento. Nos casos em que houver a necessidade de transferência de pacientes, imediatamente é acionada a equipe de remoção via aérea ou terrestre (dependendo do caso) para a cidade de Macapá.


Alieneu Pinheiro/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário