Desde as seis horas da manhã, a Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje (28.05) mandados de busca e apreensão no Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE) e na casa de todos os conselheiros.
Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que 50% do orçamento do TCE era desviado para os bolsos dos conselheiros.
A operação de hoje é mais um desdobramento da Operação “Mãos Limpas”, deflagrada em setembro do ano passado.
A ação de hoje, a exemplo das anteriores, foi determinada pelo ministro Otávio Noronha. A Polícia cumpriu hoje 13 mandados de busca e apreensão no Tribunal de Contas do Estado e nas casas de conselheiros e funcionários. Também foram cumpridos oito mandados de condução coercitiva.
Nas casas dos conselheiros Júlio Miranda, Amiraldo Favacho, Manoel Dias, Margarete Salomão, Regildo Salomão e da ex-conselheira Raquel Capiberibe foram apreendidos documentos, computadores, carros, muita papelada e até dinheiro. De tudo os policiais federais encontraram, inclusive uma pasta com relação nominal de “inimigos do governo”, de “funcionários que não estavam ao lado de Camilo durante a campanha” e daqueles que exerciam cargos e que “perseguiram” seus subordinados que apoiavam Camilo.
A ação de hoje – como as outras – foi determinada pelo ministro Otávio Noronha com base em um relatório da Controladoria Geral da União que aponta que mais de 50% do orçamento do TCE era desviado.
Entre as movimentações financeiras suspeitas, a CGU indentificou sete mil lançamentos a título de saques em espécie que totalizaram R$ 190 milhões no período de janeiro de 2005 a junho de 2010. Foram identificados também diversos pagamentos a título de “ajuda de custo”. Só para se ter uma idéia, em cinco meses – de fevereiro a junho de 2001 – conselheiros embolsaram mais de quatro milhões a título de ajuda de custo.
Oito servidores do TCE foram conduzidos para a Polícia Federal para prestar depoimentos. São eles: Paulo Celso, Marizete Oliveira, Nelcy Vasques, Coaracy Souza, Lindoval Alcântara, Adilson Barros, Danilson Barbosa, Luiz Carlos Gomes da Silva. Na casa deles também foi feita busca e apreensão.
Fonte: Blog da Alcineai Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário