Problemas de estrutura e falta de merenda são os principais fatores.
Seed e diretores participam de reunião para discutir liberação de recursos.
| Escola Rivanda de Nazaré, no bairro Novo Horizonte, em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1) | 
A Escola Estadual Rivanda de Nazaré, localizada no bairro Novo 
Horizonte, Zona Norte de Macapá, está sem previsão para iniciar o 
calendário escolar referente ao ano de 2015. Apesar de a Secretaria de 
Estado de Educação (Seed) ter marcado o retorno na rede estadual para o 
dia 2 de março, a direção afirma que fatores como falta de recurso, 
merenda e manutenção escolar poderão acarretar em atraso nas atividades.
	Na tarde desta terça-feira (24), uma reunião está sendo realizada entre
 a Seed e diretores de escolas estaduais para solucionar problemas 
semelhantes a esses.
	Segundo o professor Ezequias Leão, que faz parte do conselho escolar da
 Rivanda de Nazaré, desde o início do ano, o colégio não recebeu o 
recurso para a compra de materiais para merenda, limpeza e reparação de 
aparelhos que apresentaram defeitos, como centrais de ar-condicionado e 
bebedouros.
| Professor Ezequias Leão, da escola Rivanda de Nazaré (Foto: Jéssica Alves/G1) | 
	“Nossa escola ainda não está em condições para iniciar as aulas, pois 
estamos com problemas financeiros e estruturais. Não recebemos desde o 
ano passado e trabalhamos no limite para a compra de alimentos e 
material de manutenção. Por isso, não sabemos quando podemos começar o 
ano letivo e essa é nossa grande preocupação”, explica o professor.
	Na escola Jesus de Nazaré, localizada no bairro homônimo na Zona 
Central da cidade, parte do prédio está com a estrutura fragilizada 
devido a fortes ventanias que atingiram o local em 2014. A estrutura foi
 interditada pela Defesa Civil do Amapá. Segundo a Secretaria de 
Educação, as turmas foram remanejadas para a Escola Estadual Deusolina 
Sales Farias, no bairro Pacoval, na Zona Norte. Ainda não há previsão do
 início das aulas na instituição.
| Escola Jesus de Nazaré, em Macapá (Foto: Abinoan Santiago/G1) | 
De acordo com a Seed, o problema da falta de merenda e manutenção 
atinge outras escolas em Macapá e Santana. Em janeiro, a secretaria 
informou que iniciou um cronograma de reparos nos colégios, em parceria 
com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
	De acordo com o professor Marco Aurelio, coordenador de Políticas 
Educacionais da Seed, a reunião definirá os recursos que serão 
destinados para as escolas que apresentam problemas para o início do ano
 letivo. Ele completa que as ações deverão ocorrer até o dia 2 de março,
 para garantir o retorno das aulas.
	“Vamos formatar esse início das aulas. A questão da merenda será o 
assunto principal. Se atrasar em algumas escolas, é por essa situação. 
Por isso é necessário verificar o orçamento, pois ocorreu bloqueio nas 
contas do caixas escolares. Essa situação será verificada com o 
Ministério do Trabalho. Outra saída será utilizar um caixa escolar que 
não tem bloqueio para distribuir o dinheiro para escolas comprarem 
material de merenda”, completa.
O professor completa que ainda há mais de 900 vagas na rede estadual 
para a educação básica e fundamental. Já para o ensino médio e Educação 
de Jovens e Adultos (EJA), segundo ele, todas as escolas disponibilizam 
quase cem vagas, especialmente para o primeiro ano, cuja demanda é 
maior.
Fonte: G1/AP 
 
 
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