Powered By Blogger

sábado, 6 de abril de 2013

UPC de Laranjal do Jari terá Núcleo de Mediação de Conflitos

Foi inaugurada na sexta-feira, 5/4, às 17h, o primeiro Núcleo de Mediação de Conflitos de Laranjal do Jari. O recurso, que será implantado com a finalidade de desenvolver a cultura de paz naquele município, está instalado na base da Unidade de Policiamento Comunitário (UPC) da cidade.
Nesta semana, 45 pessoas, sendo cinco policiais militares e quarenta representantes comunitários, passaram por uma capacitação de mediadores de conflitos, ministrada pelo assessor jurídico do Ministério Público do Estado, Vilas Boas.
O núcleo em questão é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por intermédio da Unidade de Policiamento Comunitário de Laranjal do Jari e o Ministério Público do Amapá. O objetivo do programa é desenvolver a cultura de paz, mediante a prática da mediação de conflitos interpessoais, como forma de pacificação das relações sociais e disseminar a Mediação Comunitária de Conflitos, técnica desenvolvida para se evitar a excessiva judicialização de problemas que podem ser tratados dentro da própria comunidade.
Citando o escritor James C. Hunter, autor do livro “Como se tornar um líder servidor”, o comandante da Unidade de Policiamento Comunitário de Laranjal do Jari, capitão Waldez Balieiro, reiterou: “O núcleo tem o objetivo de transformar a comunidade num local onde os conflitos são solucionados, e as pessoas aprendam a ter respeito, a escutar, a serem assertivos uns com os outros; a serem abertos a novos desafios, a valorizar a diversidade que existe em qualquer sociedade saudável”.
A ideia da Sejusp é implantar Núcleos de Mediação de Conflitos em todas as localidades em que haja Unidades de Policiamento Comunitário.
Participam desse projeto, além da Segurança Pública, por meio da unidade de polícia daquele município, o Ministério Público, a Guarda Municipal, o Conselho Tutelar, professores e a comunidade.

Fonte: correaneto

Nenhum comentário:

Postar um comentário