Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sesa recebe prefeito de Laranjal do Jari para discutir melhorias do atendimento de saúde

O prefeito de Laranjal do Jari, Manoel José Alves Pereira e o diretor do Hospital Estadual do município, José Manoel Figueiredo Picanço, foram recebidos nesta terça-feira, 16, pela secretária de Estado da Saúde, Olinda Consuelo. Durante o encontro, foram tratadas questões relacionadas à melhoria do atendimento de saúde no município.
Embora o Hospital Estadual de Laranjal do Jari tenha reforçado sua estrutura de atendimento com aquisição de novos equipamentos e serviços, o hospital enfrenta sérios problemas de superlotação por conta da demanda de pacientes vindos dos municípios de Monte Dourado, Almerim e de outras regiões do Pará, que apresenta sérias deficiências na oferta do serviço da atenção primária no Estado vizinho.
Segundo o prefeito de Laranjal do Jari, para superar as dificuldades, Estado e município têm se desdobrado para garantir atendimento aos pacientes de Laranjal. “Iremos iniciar ainda este semestre uma ação de prevenção e combate à malária, dengue e leishmaniose. Para isso, estamos buscando o apoio da Sesa para reforçarmos nossas ações de saúde em Laranjal do Jari”.
O prefeito Manoel José Pereira reconheceu que, mesmo com “Estrangulamento”, o hospital tem conseguido atender as centenas de pacientes que hoje recorrem à unidade de saúde na hora da doença. Manoel Pereira diz que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Laranjal do Jari tem aproximadamente 44 mil habitantes.
O diretor do Hospital Estadual de Laranjal do Jari, José Figueiredo Picanço, ressaltou que com o fechamento do hospital de Monte Dourado, a situação se agravou. “Além da nossa demanda, que é grande, ainda atendemos pacientes da atenção básica e de média complexidade vindos dos vizinhos municípios do Pará”.
José Picanço reforçou que, em 2006, o atendimento anual no Hospital de Laranjal do Jari era de 20 mil pacientes. Em 2012 subiu para 60 mil atendimentos/anual.
Investimentos
Entre os investimentos que o Hospital de Laranjal do Jari recebeu a partir de 2011, por orientação do governador Camilo Capiberibe, com o objetivo de assegurar atendimento de saúde a todos, destacam-se: a regularização na compra e abastecimento de medicamentos, aquisição de aparelhos de autoclaves, eletrocardiografia, oito incubadoras, Raios-X e ampliação de mais 25 leitos.
O diretor José Picanço antecipou que o Governo do Estado autorizou investimento em obras de reforma e ampliação do hospital. O processo de licitação tramita na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e a obra deve iniciar este ano.
Olinda Consuelo, após ouvir o prefeito e o diretor do hospital de Laranjal do Jari, se colocou à disposição para auxiliar o hospital no que for necessário, visando à melhoria do atendimento de saúde na região. Ela antecipou que faz parte de sua agenda de compromissos uma visita a Laranjal do Jari para conhecer de perto o setor da saúde, tanto do Estado quanto do município.

Fonte: correaneto

Nenhum comentário:

Postar um comentário