No último dia 24 de dezembro, por volta das 23 horas ocorreu mais um incêndio em Laranjal do Jari.
A(s) causa(s) não se sabe ao certo, as especulações são muitas: vela acesa, curto circuito, botijão de gás, pistola etc. O que se pode afirmar com certeza é que a forma como a cidade surgiu desordenamente, sem infraestrutura sobre palafitas, a proximidade das casas, o período de estiagem que castiga a região e o tipo de clima são propícios para que tragédias dessa natureza aconteçam com mais frequência.
Ao visitarmos o local atingido somos tomados por um sentimento de tristeza e comoção. Famílias perderam tudo o que tinham e que levaram uma vida inteira para conseguir. Restou um ambiente desolador: casas destelhadas na tentativa de evitar a propagação das chamas, cinzas e pó.
A solução para esse problema é um esforço gigantesco da sociedade, da iniciativa privada e do poder público na construção de moradia digna, com uma boa infraestrutura num lugar adequado e providenciar a remoção das pessoas que moram na parte baixa da cidade para não sermos mais surpreendido por ocorrências dessa proporção assim como enchentes que só causam sofrimento e dor a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário