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domingo, 4 de setembro de 2011

ELEIÇÃO PARA DIRETOR NA ESCOLA RAIMUNDA CAPIBERIBE

Hoje a comunidade escolar da Escola Municipal Raimunda Capiberibe no hoarário da 8:00 Hs às 20:00 Hs foi às urnas eleger o diretor da referida unidade de ensino. Concorriam ao cargo 1 candidato, o professor Geonildo e 2 candidatas, as professoras Jodilene de Jesus e Antônia Kobayashi. Os eleitores estavam divididos em três segmentos: 1- Alunos; 2- Pais e responsáveis e; 3- Professores e funcionários. Pelo que se sabe essa foi a primeira eleição para diretor de escola ocorrida no estado do Amapá. A Escola Raimunda Capiberibe tem mais de 1.100 alunos. O total de votantes foi baixo, comparecendo para a votação 643 votantes nos três segmentos.
Prof. Geonildo, diretor eleito da EMEF Rdª Capiberibe 


A votação foi encerrada às 20:00 Hs e às 20 Hs e 40 min começou a apuração dos votos. Por volta das 21:00 Hs e 30 min estava concluída a apuração com os seguintes resultados: no segmento alunos: Total de votantes - 388; 1 - Prof. Geonildo = 157 votos; 2 - Profª Jodilene - 130 votos; 3 - Profª Antônia - 101 votos. No segmento pais e responsáveis: 1 - Geonildo - 34 votos; 2 - Jodilene - 40 votos; 3 - Antônia - 35 votos. No segmento professores e funcionários: 1 - Geonildo - 34 votos; 2 - Jodiliene - 31 votos; 3 - Antônia - 8 votos e 1 voto nulo. 
RESULTADO FINAL: 1 - Prof. Geonildo - 39,32 % dos votos (VENCEDOR); 2 - Profª Jodilene de Jesus - 37,44% (Segunda colocada) e, 3 - Profª Antônia Kobayashi - 22,94% (Terceira colocada).
Um belo exemplo de prática democrática vivenciada por todos que fazem parte da Escola. Que o exemplo da Escola Raimunda Capiberibe seja seguido por todas as escolas públicas do Amapá num futuro bem próximo. Parabéns a todos que participaram do processo eleitoral que elegeu o professor Geonildo como o primeiro diretor da escola pública do Estado do Amapá.

Professor não tem plano de carreira em 57% das cidades

Plano Nacional de Educação, em trâmite no Congresso, prevê 2 anos de prazo para que todos os municípios desenvolvam planos

 
Docentes realizam assembleia no centro de São Paulo - Evelson de Freitas/AE
Evelson de Freitas/AE
Docentes realizam assembleia no centro de São Paulo
 
Mais da metade dos municípios do País ainda não oferecem plano de carreira para o professor. Os dados são do Plano de Ações Articuladas (PAR), ferramenta do Ministério da Educação (MEC).
Dos 5.565 municípios brasileiros, 5.532 (99,4%) responderam ao questionário do governo federal. Desses, apenas 43% afirmaram que têm plano de carreira. O Plano Nacional de Educação, que está em trâmite no Congresso, prevê dois anos de prazo para que todos os Estados e municípios brasileiros desenvolvam planos de carreira para todos os profissionais do magistério.
"A discussão é importante porque pesquisas nos mostram que, para ter um impacto na melhoria da qualidade, a figura do professor é central. E, por isso, é imprescindível falar de plano de carreira", diz Maria Carolina Nogueira Dias, especialista em Gestão Educacional da Fundação Itaú Social. A entidade promove em São Paulo, na segunda-feira, um evento para discutir o tema.
Antonio Roberto Lambertucci, diretor de Valorização dos Profissionais de Educação do Ministério da Educação (MEC), diz que os municípios estão sendo estimulados. "Estamos conversando com os Estados e municípios para incentivar o regime de colaboração para que todos consigam apresentar seu plano de carreira. Quem não apresenta, tem dificuldade de receber recursos voluntários", afirma.
Para os especialistas, todo plano de carreira deve contemplar a formação do professor, as condições de trabalho e a estrutura de incentivos. Uma discussão complexa, que começa no pagamento do piso salarial.
Em junho, foi aprovada a lei que institui o piso nacional de R$ 1.187. Mas, apesar disso, muitos Estados e municípios a estão descumprindo, o que gerou greves e protestos. E, mesmo que consigam pagar o piso, os municípios podem não ter caixa suficiente para bancar a progressão de renda prevista no plano de carreira.
"Resolvido o salário, é importante incorporar outros indicadores, como recrutamento, seleção, certificação e formação contínua do educador", diz Maria Carolina. "E isso, além da meritocracia, porque a política de bonificação traz essa questão para o debate, mas ainda não temos instrumentos desenhados. Falta-nos uma maneira de avaliar melhor o professor e seu desempenho em sala de aula."
Formação. A instituição do plano de carreira deve trazer consigo, também, a discussão sobre a formação desse profissional que ingressa no magistério, diz Nelson Marconi, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador do tema. "Não dá para só pensar nisso depois que já é funcionário. Tem de ver o que antecede. Hoje, os cursos de Pedagogia preparam muito pouco para a sala de aula. Focam nos conhecimentos de história e filosofia, mas a pessoa precisa aprender a dar aula", diz.
Sem contar, diz Maria Carolina, que a profissão tem sido vista como última alternativa. "A carreira é pouco atrativa, não atrai um público jovem. Vem quem não consegue entrar no mercado. Por isso, o plano de carreira tem de discutir como atrair e reter esse profissional."
Queda. Dados do Censo do Ensino Superior mostram que, em quatro anos, caiu pela metade o número de formandos nos cursos que preparam docentes para os primeiros anos da educação básica - como Pedagogia e Normal Superior. De 2005 a 2009, os alunos que concluíram essas graduações baixaram de 103 mil para 52 mil. Os graduandos em cursos de licenciaturas, que preparam professores para atuar no ensino médio e nos últimos anos do fundamental, também diminuíram - foram 77 mil em 2005, contra 64 mil em 2009.
Em junho, a Assembleia Legislativa paulista aprovou a nova política salarial do Estado. O projeto inclui o reajuste de 42,2%, escalonado em quatro anos. Com isso, o piso salarial de início de carreira (40 horas semanais) chegará a R$ 2.368,51 em 2014.

Meta
NELSON MARCONI
PROFESSOR DA FGV
"Não adianta só que os municípios apresentem seus planos de carreira. É preciso que ele seja adequado: que o processo de seleção recrute gente com perfil correto, que haja incentivos para que os docentes se capacitem e que existam mecanismos de estudo e de cobrança de resultados. E isso só vai acontecer se for debatido em uma rede que envolva os agentes da sociedade"
Docentes fazem assembleia no centro de SP
Professores da rede estadual de São Paulo realizaram uma assembleia ontem em frente à Secretaria de Educação. Foram aprovadas ações em defesa dos direitos da categoria e o calendário de negociações. A oposição, que queria uma paralisação, contestou o resultado e não participou da passeata, que foi cancelada. 
 
Fonte: www.jornaldiadia.com.br

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Jucap Itinerante legaliza empresas em Laranjal do Jari e Oiapoque

No período de 5 a 9 de setembro e de 26 a 30 de setembro, a Junta Comercial do Amapá (Jucap) participará da "Semana de Legalização de Empresas e do Empreendedor Individual" promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no escritório regional do Sebrae nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque.

A Ação Conjunta permitirá a diminuição da ilegalidade, incentivo a desburocratização na abertura de empresas e formalização do empreendedor individual.

Os servidores Zuneide Ferreira Gomes e Eliete Silva Souza representarão a Jucap em Laranjal do Jari, e os funcionários Dawis Barbosa Brito e Geane Monteiro dos Santos em Oiapoque. A Junta Comercial fará orientação sobre o registro de empresas e recepcionará os documentos de micro e pequenas empresas, além de garantir o esclarecimento acerca dos direitos e deveres do empresário.

Também estarão presentes no evento representantes da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Secretaria da Receita Estadual (SRE) e Secretaria da Receita Federal (SRF). Desta forma, ao registrar a sua micro ou pequena empresa, o empreendedor será atendido por todos os órgãos competentes em um mesmo espaço.

Programação da "Semana de Legalização de Empresas e do Empreendedor Individual"
 05 a 09 de Setembro – Município de Laranjal do Jari
 26 a 30 de Setembro – Município de Oiapoque
(Gisele Mesquita/Jucap
 
 Fonte: heverson-castro.blogspot.com

Inconformado com a separação, homem ciumento esfaqueia a ex-mulher


 Acusado foi preso em flagrante e a vítima está internada em hospital do Jari
A Polícia Civil de Monte Dourado divulgou, na tarde de ontem, a prisão de Elienai Leão dos Santos, de 29 anos, conhecido como "Rato". Ele foi preso em flagrante na tarde de anteontem, em Vitória do Jarí (Amapá), acusado pelo crime de tentativa de homicídio, após desferir uma facada no pescoço de sua ex-companheria, Maria de Fátima dos Santos Pena, de 20 anos. Segundo a polícia, Rato, não conformado com a separação, cometeu o crime ao tentar mais uma reconciliação frustrada. A vítima está internada em um hospital de Laranjal do Jarí, também no Amapá, e não corre risco de morte.
O crime foi registrado na Delegacia de Monte Dourado, distrito de Almeirim, no Baixo Amazonas do Pará. Segundo testemunhas, por volta de 15 horas, Rato foi procurar a vítima em uma lanchonete, na vila de Munguba, na área portuária do distrito, que fica distante 23 km da sede. Ao conversar com Maria de Fátima, e receber outro não como resposta, Rato ficou furioso, sacou um facão, e desferiu um golpe no pescoço de Maria de Fátima, antes de sair correndo do local, se evadindo para Vitória do Jarí.
A polícia Civil recebeu ligações denunciando o paradeiro do acusado. Policiais de Monte Dourado, em parceria com a polícia de Vitória do Jari, iniciaram diligências para encontrar o acusado. Por volta de 17 horas, ele foi encontrado e preso, em uma residência.
O acusado foi encaminhado até à Delegacia de Monte Dourado, onde o delegado, Marco Antônio Pitmam, formalizou o flagrante. Ele responde pelo crime de tentativa de homicídio e está recolhido na unidade policial à disposição da Justiça.
SUICÍDIO

O acusado alegou em depoimento ao delegado Pitmam, que foi procurar a ex-companheira para tentar a reconciliação. Rato pretendia levar a mulher até a sua casa, onde cometeria um suicídio na frente da ex-companheira, caso ela o rejeitasse mais uma vez. Segundo ele, o ato seria uma prova de seu amor pela Jovem. A polícia realizou buscas na casa de Elienai. Segundo o investigador de polícia Emerson Borges, uma corda e uma cadeira foram apreendidas no local. "Todo o cenário já estava montado", comentou o investigador.

Fonte: www.orm.com.b

ESTUDANTES DEPREDAM ESCOLA EM LARANJAL DO JARI

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Alunos da escola estadual Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari revoltados com a falta de professores tocaram fogo em carteiras e mesas em frente à escola. Desde o início do ano que faltam professores de Química, física, inglês e matemática. Os educadores que trabalhavam na instituição eram do contrato administrativo, que encerrou em dezembro de 2010, até agora, a secretaria estadual de educação (SEED) não contratou nenhum professor para substituir os demitidos. Sem aula, os alunos saem cedo da escola e ficam perambulando pelas ruas e avenidas da cidade, sujeitos a todo tipo de problema. Semana passada, duas alunas foram agredidas por marginais e, só não foram estupradas porque ocupantes de um caminhão que passava no local, salvaram as meninas. Elas foram dispensadas mais cedo por falta de professores para as últimas duas aulas. Apesar das dificuldades, pais e alunos da instituição já encaminharam vários ofícios a SEED pedindo a reposição dos professores, mas, nada foi feito para solucionar o problema. Segundo os alunos, o problema atinge todas as escolas estaduais do vale do Jari. Os poucos professores que restaram estão com carga horária elevada, mesmo assim, continuam trabalhando sem nenhum ganho a mais, neste caso, professores e estudantes estão prejudicados.
Os professores aprovados no concurso público no ano passado, apenas 200 foram efetivados. Para piorar a situação, a seleção para os contratos temporários ainda não terminou. As mães reclamam e pedem uma solução e professores substitutos até que a situação seja solucionada. A conseqüência dessas faltas, dizem os pais, é vista na qualidade da educação que os filhos recebem.
Uma das mães entrevistadas afirma que um colega de sala do filho, que está na 1º ano do segundo grau, ainda não sabe o que é uma tabela periódica. Os professores exigem do governo a valorização dos educadores, caso contrário, os estudantes vão enfrentar grandes dificuldades nos próximos períodos.
Após a manifestação em frente à escola, a polícia foi chamada para conter os ânimos dos estudantes.

Fonte: www.aquiamapa.com.br

ATO PÚBLICO CHAMA À ATENÇÃO EM ESCOLA

           Nesta quarta-feira, 31 de agosto de 2011, por volta das 19h00min, os alunos concluintes do Curso de Informática do Ensino Médio Integrado, da Escola Estadual Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari, realizaram uma manifestação pública na frente daquele estabelecimento de ensino, a fim protestar contra a falta de professores.
           A Polícia Militar foi acionada pelos próprios alunos promotores do evento, para garantir que a ordem pública não fosse quebrada, visto que alguns alunos começaram a solta fogos de artifício e, o objetivo era, pacificamente, chamar a atenção das autoridades para a real necessidade da classe estudantil da escola.
           O Representante do Governo do Estado em Laranjal do Jari, Manoel Pombo, compareceu ao local e, segundo as informações obtidas dos manifestantes, prometeu, junto aos discentes e à Diretora, tomar providências junto ao Secretário de Educação, quanto ao preenchimento do Quadro Docente da Instituição.
           O ano letivo da Escola Mineko Hayashida, segundo a Comissão dos alunos, já está prejudicado pela transformação da escola em abrigo durante a cheia do Rio Jari, o que somado à falta de professores torna inviável a conclusão do curso.
 
 Fonte: pmapjari.blogspot.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Óleo de açaí pode ajudar na regeneração de doenças de pele.

É o que aponta um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, associado à USP.De acordo com os pesquisadores, aliar as propriedades regenerativas do óleo de açaí com os hidrogéis, gel misturado com água, para uso específicos de lesões de pele pode ajudar no tratamento de queimaduras.Segundo os cientistas, a utilização desse produto reduz a dor e o trauma provocado pela troca de curativos. Ele funciona como uma espécie de curativo rico em água, que hidrata e não gruda no ferimento.Os especialistas acreditam que a mistura do óleo de açaí com hidrogel também pode prevenir e tratar condições anormais da pele, como dermatites, escamações e ressecamento. Além de auxiliar no processo de regeneração da pele.No entanto, o dispositivo ainda está em fase de testes. Os pesquisadores afirmam que são necessários mais estudos para implementar o produto em humanos.
 
 Fonte: claynews.blogspot.com