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quarta-feira, 23 de novembro de 2011

IFAP OFERTARÁ CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA MULHERES DE LARANJAL DO JARI


O Instituto Federal do Amapá (IFAP), já lançou o edital para os cursos de capacitação que fazem parte do Programa Nacional Mulheres Mil nas áreas de Almoxarife e Auxiliar Administrativo. 

Poderão participar, mulheres com idade  acima de 18 anos, de preferência aquelas com vínculo empregatício com a Cooperativa Extrativista Vegetal dos Agricultores de Laranjal do Jari (COMAJA). 
Em todo o Brasil, até 2014, os cursos objetivam o atendimento de 100 mil mulheres com perfil de baixa renda e pouco nível de escolaridade.
Os cursos são desenvolvidos pelos Institutos Federais, que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Sendo que cada instituto conta com recursos no valor  de R$ 100 mil, por campus, a serem aplicados na infraestrutura dos cursos. 
O Amapá tem dois núcleos dos Institutos Federais, um em Laranjal do Jari e outro em Macapá.

Inscrições 
Em Laranjal do Jari, as inscrições serão realizadas entre 25 e 28 de novembro, por meio de Cadastro de Inscrição à Gestão do Programa Mulheres Mil, "Realizando Sonhos no Vale do Jari", na sede administrativa do IFAP e na sede da COMAJA. A seleção será feita com base na avaliação dos documentos e do questionário socioeconômico. Para as vagas do curso de Auxiliar Administrativo, será chamada até a candidata de número 35 para a primeira turma e da 36ª à 70ª para a segunda turma; e para as vagas do curso de Almoxarife, até a candidata de número 30, obedecendo à ordem decrescente de classificação. Serão reservadas 5 % das vagas para pessoas com necessidades educacionais especiais. A divulgação do resultado será no dia 30 de novembro e as aulas se iniciam no dia 12 de dezembro ainda deste ano.

Período: 25 a 28 de novembro
Locais: Sede administrativa do Ifap em Laranjal do Jari, localizada à rua Cultura, nº 267, Agreste.
Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Sede da COMAJA: localizada na avenida Tancredo Neves, nº 2.935, Bairro Castanheira
Horário: 16h às 18h

Documentos necessários: Ficha de inscrição e questionário socioeconômico devidamente respondido; cópia de Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento, juntamente com o CPF; Comprovante de Residência e comprovantes de Escolaridade e Experiência Profissional.

Fonte: diariodojari.blogspot.com

JOGOS INDÍGENAS DO AMAPÁ JÁ TEM O SEU GRANDE CAMPEÃO

Depois de três dias de muita disputa, encerrou neste domingo, 20, a fase final dos Jogos Indígenas do Amapá 2011, uma realização do governo do Estado por intermédio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Indígenas (Sepi), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Foram disputadas modalidades de arremesso de lança, arco e flecha, subida do açaizeiro, natação, canoagem, corrida de tora (masculino e feminino), corrida de jamaxi, cabo de guerra e futebol (masculino e feminino).
Na natação, vitória de Ednilton do Manga, e no feminino, vitória do Açaizal. Na canoagem, vitória do Açaizal no feminino e Aruak no masculino. Na subida de açaizeiro, Diego, com seis segundos e dezenove milésimos, da aldeia Gabili. No lançamento de lança, vitória de Diógenes, da aldeia Santa Izabel.
Na disputa de corrida normal, o vencedor foi o Aruak. Na corrida de tora masculina deu Aruak, já na corrida de tora feminino, a vitoriosa foi a aldeia do Manga. No cabo de guerra masculino, vitória do Parque do Tumucumaque, e no feminino, Santa Isabel. No arco e flecha, vitória do Açaizal. No futebol feminino, vitória do Manga por 1x0, e no masculino, vitória do Aruak, nos pênaltis, 3x2, em cima do Santa Izabel.

Com essas vitórias nas modalidades, a comunidade de Aruak é a campeã dos Jogos Indígenas 2011, com 64 pontos conquistados. A comunidade de Santa Izabel ficou na segunda colocação, com 41 pontos.

Mário Tomaz/Sedel

Fonte: legalmentelidia.blogspot

ALMEIRIM CAPACITA BIOQUÍMICA

A Bioquímica do Hospital Municipal de Almeirim, Maria Ironeide Assunção e Silva esteve em Santarém de 21 a 23 de setembro participando de Capacitação em Baciloscopia de Tuberculose.
De acordo com a Bioquímica; “Toda capacitação já adiciona conhecimento e é sempre gratificante buscar esse conhecimento. Á partir desta capacitação será menor o número de falsos negativos, haverá mais precisão no resultado do exame”.
Nos últimos três meses foram detectados em Almeirim 15 casos de tuberculose.
E eu aqui em Laranjal todo feliz com o sucesso desta profissional dedicada e competente.
Parabéns Ironeide.
Fonte: bloggpma.blogspot

ANEEL APROVA AUMENTO DA TARIFA DE ENERGIA NO AMAPÁ

Postagem retirada do site: www.infomoney.com.br
Como se não bastasse os constantes apagões e prejuízos causados pela CEA e suas prestadoras de serviço em Laranjal do Jari e no Amapá como um todo, agora mais essa! Esperamos que fique só no PODE.
A conta de luz  pode ficar mais cara para os 163.592 consumidores do Amapá atendidos pela CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá). O aumento foi aprovado nesta terça-feira (22) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A nova tarifa deveria valer a partir do próximo dia 30, mas a empresa está proibida de aplicar o aumento, devido à inadimplência de obrigações setoriais.
Quanto o reajuste entrar em vigor, os consumidores do Amapá terão um aumento médio de 95,51% nas contas de luz.
Cálculos
Os percentuais aprovados refletem a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para medir a inflação no período, o aumento do custo de encargos no setor elétrico e os gastos que a distribuidora teve com compra de energia.
Segundo a Aneel, para calcular os índices, também é considerada a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência, sendo que no cálculo são incluídos custos gerenciáveis e custos de energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Tarifas
No Amapá, as novas tarifas só entrarão em vigor após a regularização na empresa. A tabela abaixo mostra quais foram os índices para cada classe de consumo:


EmpresaReajuste
(Baixa tensão*) 
Reajuste médio
(Alta tensão**) 
Número total de
consumidores 
Área atendida
CEA106,6%54,81%163.592Amapá

LARANJAL DO JARI CONTARÁ COM AÇÕES DO BOPE ATÉ O FINAL DE NOVEMBRO

As equipes Batalhão de Operações Especiais - BOPE devem continuar com suas ações na cidade de Laranjal do Jari até o final do mês de novembro. Isso ocorrerá em decorrência da futura inauguração da Unidade Integrada de Segurança Pública.
Na última quinta-feira (17), a cidade de Laranjal do Jari contou com uma ação integradas de várias instituiçoes militares denominada operação Vale Limpo, que visou combater a criminalidade e cumprir mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão. 
A população de Laranjal do Jari agradece e espera que o trabalho desempenhado possa surtir efeito o mais breve possível. É com ansiosidade que a cidade aguarda a implantação da Unidade Integrada de Segurança Pública.

Fonte: Jornal A Gazeta

Na véspera da apresentação, PNE tem principal meta indefinida


Leitura do relatório está prevista para esta quarta, às 14h30, mas percentual de investimento ainda será discutido pela manhã


A apresentação do relatório final do Plano Nacional de Educação – que aponta as estratégias para o setor nos próximos dez anos – está marcada para ocorrer na tarde desta quarta-feira. Depois de vários debates e da análise de quase 3 mil emendas apresentadas às 20 metas educacionais propostas pelo governo, no entanto, um dos pontos mais importantes continua em aberto: a projeção de investimentos necessários para alcançá-las.
A meta mais polêmica do plano continua indefinida por causa da pressão do governo. Nas últimas três semanas, o deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), relator do projeto na comissão especial criada para analisá-lo, teve reuniões com a equipe econômica, que não aceita o aumento do percentual para 8,29%, saída intermediária encontrada para a disputa.A indefinição não tem a ver com desconhecimento sobre quanto precisa ser investido para que os objetivos educacionais traçados pela sociedade e pelo governo no plano decenal sejam atingidos. O relatório final mostra que os investimentos precisam chegar a 8,29% do Produto Interno Bruto (PIB) até o fim da próxima década. Valor acima do previsto pelo governo, de 7%, e abaixo do pedido por movimentos sociais, de 10%.
Nesta quarta-feira, pela manhã, antes que o relatório seja lido, o percentual de investimentos do PIB será alvo de debates em uma reunião entre parlamentares, técnicos e representantes do governo. Especula-se que a apresentação do documento final pode ser adiada mais uma vez – ela estava prevista para ocorrer no último dia 9. No gabinete do deputado, ninguém confirma a apresentação para esta quarta.
Representantes de entidades que brigam pela previsão de mais investimentos no plano decenal temem uma primeira derrota no Congresso. Não estabelecer o mínimo de 8,29% de recursos para a educação seria um retrocesso na avaliação deles. Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, afirma que o documento já está bastante diferente do proposto pela Conferência Nacional de Educação (Conae), no ano passado.
“O projeto já está muito distante do nosso PNE e, pela última versão à qual tive acesso, houve ainda mais mudanças”, lamenta. O último relatório define que, nos primeiros cinco anos, o aumento no investimento seria maior: de 0,4% ao ano até alcançar 7%. Nos cinco anos seguintes, os recursos aumentariam 1,29%, o que daria pouco mais de 0,2% ao ano.
Metas mais detalhadas
O relatório elaborado na comissão especial detalhou algumas metas e ousou mais em outras. Na educação profissional, por exemplo, a meta de duplicar as matrículas em cursos técnicos de nível médio e superior foi aumentada. O relatório vai propor que elas tripliquem nos próximos dez anos. Além disso, há estratégias específicas de inclusão de deficientes nesse segmento escolar.
No caso da educação profissional, assim como em outras medidas, a lógica adotada foi a de estabelecer diálogo com outros projetos já aprovados pelo Congresso Nacional, como o Pronatec. A educação especial – um dos alvos do programa lançado pela presidenta Dilma Rousseff na semana passada, o Viver sem Limite – também ganhou nova meta.
O texto original do PNE previa que a oferta de ensino especial se desse, em dez anos, “exclusivamente” pelas escolas regulares, na perspectiva da inclusão. Depois de intensos debates com movimentos de defesa de deficientes, como os de surdos e deficientes mentais, o texto foi alterado para que essa seja uma “escolha” e não uma obrigação, garantindo atendimento em escolas ou classes especiais a quem precisa.
A meta para a educação superior também passou por modificações em relação à proposta original do governo. Garantir que, pelo menos, 33% dos estudantes de 18 a 24 anos estejam matriculados nessa etapa de ensino em 2020 continua sendo a meta global. No entanto, o relatório define que 40% desse crescimento (hoje 18% dessa população está na universidade) deverá ocorrer na rede pública de educação superior.

Fonte: ultimosegundo.ig

REPRESENTANTE DO AMAPÁ EM CONCURSO DO SENADO SERÁ DA ESCOLA AZEVEDO ANTUNES


O aluno Leonardo Queiroz, da Escola Estadual Augusto Antunes, do município de Santana, retornou no último sábado, 20, de Brasília, onde representou o Estado no IV Concurso Nacional de Redação do Senado Federal do Projeto Jovem Senador, que no Amapá é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O estudante foi recepcionado por alunos e o corpo docente da instituição em que estuda. A redação de Leonardo foi selecionada entre mais de 2 mil textos de estudantes de escolas públicas do Amapá. Leonardo exerceu o papel de senador por três dias, em Brasília, de acordo com a legislatura daquela Casa de Leis.

Segundo o estudante, durante esse tempo ele pôde conhecer como funciona a legislação brasileira.
“Além de conviver com culturas de diferentes locais, já que convivi com estudantes de vários estados”, disse.
Durante esses três dias, Leonado conheceu como funciona o Senado Federal, onde os representantes de cada Estado elaboraram projetos e experimentaram o cotidiano de um senador na Plenária.
A professora que compôs a comitiva do estudante amapaense, Alclinéia Góes, disse que representar o Amapá em Brasília foi motivo de muito orgulho, uma vez que aluno é do município de Santana.
“Esse projeto é de grande relevância para o jovem, já que nossos jovens vivenciaram o dia-dia das atividades que são desenvolvidas pelos nossos senadores”, enfatizou a docente.
Este ano o IV Concurso de Redação teve como tema: “O Brasil que a gente quer é a gente quem faz”. O programa teve como público-alvo alunos de 2º e 3º ano do Ensino Médio regular das escolas públicas do Estado, atingindo faixa etária dos 16 a 19 anos.

Adryany Magalhães/Seed

Fonte: correaneto