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sábado, 14 de maio de 2011

ADMISSÃO PARA PROFISSÃO DOCENTE TERÁ PROVA NACIONAL UNIFICADA A PARTIR DE 2012

A primeira edição da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente será em agosto de 2012. A informação foi divulgada nesta quinta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que será responsável pela aplicação do exame, cujo objetivo é auxiliar estados e municípios a selecionar professores para trabalhar nas redes públicas.
A proposta foi anunciada no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do diagnóstico de que os concursos para professores da rede pública eram, em geral, mal elaborados. O modelo que está sendo desenvolvido assemelha-se ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O professor interessado participa da prova e, de posse da nota, poderá ser selecionado para trabalhar nas redes de ensino dos estados e municípios que aderirem à proposta. A previsão é que os resultados sejam divulgados em janeiro de 2013.
Um comitê de governança está concluindo a matriz de referência que irá indicar quais conteúdos e habilidades serão cobrados do candidato. O grupo é formado por representantes do Inep, do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de entidades de pesquisa em educação como a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
De acordo com a matriz proposta pelo Inep, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como língua portuguesa, matemática, história e artes.
A previsão é que o documento seja concluído até o início do segundo semestre. Em seguida, o Inep abrirá uma chamada pública para convocar especialistas interessados em elaborar itens para o exame.
Resta saber se a tal prova vai contribuir para a melhoria da qualidade da educação e em que grau.
Fonte: ultimo segundo

quarta-feira, 11 de maio de 2011

LIGAÇÃO ENTRE O AMAPÁ E A GUIANA FRANCESA

A conclusão da ponte sobre o Rio Oiapoque que liga o Amapá à Guiana Francesa foi concluída ontem (10.05.2011).
No entanto, existem impasses diplomáticos a serem superados. Os franceses exigem a identificação dos brasileiros, enquanto o Brasil não exige nenhum documento para liberar a entrada dos franceses para o Amapá.




 
O Deputado Federal Sebastião Bala Rocha (PDT/AP) fez pronunciamento em alusão ao feito na segunda-feira (09.05), em seu discurso na Câmara no mesmo dia, afirmar afirmar: “Esse vai ser, sem dúvida, para nós do Amapá, um grande fato histórico. Servirá para intensificar os laços de amizade e as cooperações nos campos econômico, social, cultural, científico, para que possamos ter, naquela fronteira, civilizações desenvolvidas na ponte que ligará o Mercosul à União Européia”. 
O referido deputado salientou que ainda têm alguns entraves a serem ultrapassados para o eficiente funcionamento da obra.
“Há ainda alguns problemas a serem resolvidos, como o asfalto, ligando a cidade à cabeça da ponte, há ainda a necessidade de construir o posto de fronteira com alfândega, Polícia Federal, com órgãos do Ministério da Agricultura, vigilância sanitária, para que a ponte possa funcionar de verdade”.
Esperamos que a referida obra sirva para trazer o desenvolvimento do Amapá e representar uma melhoria na condição de vida dos amapaenses.
Fonte: Jornal o Dia em http://www.jdia.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

IDEB e a qualidade da educação



Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) divulgou mais um resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o qual conjuga duas variáveis: a proficiência média dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na Prova Brasil e o índice de aprovação anual em cada unidade escolar. Para a CNTE, embora o IDEB nacional tenha evoluído, são necessárias algumas ponderações, sobretudo para desmistificá-lo como conceito acabado para medir a qualidade da educação.
Na concepção dos trabalhadores da educação básica pública do país, a aferição da qualidade educacional extrapola, e muito, a aplicação de uma prova aos estudantes sobre dois conteúdos (português e matemática). Isso porque educação não é coisa que se mensura apenas por nota. A qualidade da educação socialmente referenciada requer poder enxergar, por exemplo, a formação humanística dos estudantes, a inserção da escola e de seus profissionais no contexto da comunidade local, as ações e debates sobre a sustentabilidade do meio ambiente e a inclusão de todos que não tiveram acesso ao ensino regular. E essa educação, necessariamente, tem que caminhar no sentido de construir a igualdade e a felicidade pessoal e coletiva, bem como ser essencial para direcionar a sociedade ao respeito para com as diferenças étnicas, religiosas ou de orientação sexual, corroborando com a paz local e mundial.
Além dos princípios que regem a qualidade da educação, os elementos para medi-la também extrapolam, demasiadamente, os incorporados pelo IDEB. Como mensurar a qualidade educacional sem contextualizar o financiamento e a responsabilidade dos entes públicos? A formação e a valorização dos profissionais da educação? A forma de gestão que deve priorizar a participação da comunidade? O conteúdo ministrado pelos educadores e a proposta pedagógica da escola? Será que a ‘qualidade da educação’ em duas escolas com nota 6 no IDEB é a mesma? Temos certeza ser possível que não, pois isso o Índice da Educação Básica não consegue responder.

Fonte: http://www.cnte.org.br

sábado, 30 de abril de 2011

NOVIDADES SOBRE UHE SANTO ANTÔNIO DO JARI

A Aneel autorizou o aumento da capacidade instalada na hidrelétrica Santo Antônio do Jarí, no Amapá, de 167 MW para 300 MW. A usina participou do último leilão A-5 em dezembro, já com a nova potência, e vendeu 190 MWm a R$ 104/MWh. O empreendimento foi arrematado pelo Consórcio Amapá Energia, formado pela ECE Participações e Jari Energética.

A usina também teve seu ponto de conexão com o SIN alterado. O projeto inicial foi modificado por orientação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a ligação será realizada pela subestação Laranjal do Jari, no linhão Tucuruí - Macapá – Manaus.

A geração comercial da primeira turbina está prevista para 30 de setembro de 2014, com obrigação de ter energia no sistema nacional em 2015.

Fonte: http://www.energiahoje.com

INCÊNDIO EM LARANJAL DO JARI


No último dia 24 de dezembro, por volta das 23 horas ocorreu mais um incêndio em Laranjal do Jari.
A(s) causa(s) não se sabe ao certo, as especulações são muitas: vela acesa, curto circuito, botijão de gás, pistola etc. O que se pode afirmar com certeza é que a forma como a cidade surgiu desordenamente, sem infraestrutura sobre palafitas, a proximidade das casas, o período de estiagem que castiga a região e o tipo de clima são propícios para que tragédias dessa natureza aconteçam com mais frequência.
Ao visitarmos o local atingido somos tomados por um sentimento de tristeza e comoção. Famílias perderam tudo o que tinham e que levaram uma vida inteira para conseguir. Restou um ambiente desolador: casas destelhadas na tentativa de evitar a propagação das chamas, cinzas e pó.
A solução para esse problema é um esforço gigantesco da sociedade, da iniciativa privada e do poder público na construção de moradia digna, com uma boa infraestrutura num lugar adequado e providenciar a remoção das pessoas que moram na parte baixa da cidade para não sermos mais surpreendido por ocorrências dessa proporção assim como enchentes que só causam sofrimento e dor a todos.

UMA CIDADE NAS TREVAS!

Nos últimos anos Laranjal do Jari tem sido atormentada pela falta de energia elétrica. Os moradores dessa cidade sempre foram vítimas de catástrofes e tragédias, mas o problema da deficiência no fornecimento de eletricidade é algo que persiste, incomoda e causa sérios danos na vida econômica e social da cidade.

Em algumas épocas ainda havia um racionamento programado, mas nos últimos meses temos vivido dias e noites de caos e tormento, pois não tem hora nem período para faltar energia elétrica.
Isto é vergonhoso e torturante, pois entra ano e sai ano e não vemos nenhuma atitude ser tomada para resolver definitivamente ou pelo menos,diminuir o sofrimento da população.
Enquanto pagamos religiosamente todo fim de mês o nosso consumo de energia, somos obrigados a passar noites em claro apanhando de carapanã sem podermos contar com um serviço tão essencial ou pelo menos uma explicação condizente com a caótica situação.

Incompreensível e inadimissível é que uma empresa com a importância da CEA sirva como cabide de emprego para determinados políticos.
E as autoridades competentes e políticos o que fazem? ABSOLUTAMNETE NADA, além de emgabelar e ludibriar o povo para continuar mamanda nas tetas do dinheiro PÚBLICO..... Que país é este? Que Amapá é este? Que CEA é essa? Que Laranjal é essa? Eita cambada de safados, incompetentes!

OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS NO AMAPÁ

Deflagrada na manhã do último dia 10 de setembro, na cidade de Macapá a Operação Mãos Limpas da Polícia Federal. A operação colocou atrás das grades uma suposta quadrilha composta por 18 pessoas sob a acusação de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, ocultação de bens, tráfico de influência, fraude em licitações públicas e formação de quadrilha.
Entre os presos estão o governador do Amapá Pedro Paulo Dias de Carvalho, a 1ª dama do estado Denise Carvalho, o ex-governador Waldez Goes, o presidente do Tribunal de Contas do Estado José Júlio Miranda, 2 irmãos do governador Benedito Dias e Elpídio Dias.
Conforme alguns informativos o valor desviado (popularmente diz-se roubo ou furto) pela quadrilha pode chegar a R$ 820 milhões.
É de causar indignação e estranheza a facilidade com que se desvia dinheiro público no Brasil; ainda mais no Amapá, um dos estados mais pobres da federação.
Logo virão as explicações esfarrapadas. O povo e as autoridades permitirão a repetição dos tais atos.