Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ano letivo de escolas públicas amapaenses só vai encerrar em janeiro de 2015


Ano letivo de 2014 deve iniciar em 10 de março
para escolas que paralisaram os trabalhos
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Escolas públicas do Amapá que aderiram a greve de professores, em 2013, vão encerrar o calendário escolar deste ano, somente em 26 de janeiro de 2015. Nessas escolas, as aulas deverão iniciar a partir do dia 10 de março de 2014.
A medida constitui a proposta, apresentada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), para a elaboração do plano de aulas das escolas em que os educadores decidiram pela paralisação.
Nas escolas em que os professores não participaram da greve, a proposta é que o ano letivo inicie em 10 de fevereiro de 2014 e termine antes do dia 25 de dezembro do mesmo ano.
A direção dos colégios possuem autonomia para decidir sobre o calendário escolar, desde que este não comprometa o aprendizado e nem o cumprimento dos 200 dias letivos, conforme explicou Darcy Ramos chefe da Unidade de Tradução de Documentos Escolares (Utrade).

Darcy Ramos chefe da Utrade
(Foto: Dyepeson Martins/G1)
“Existem calendários especiais que são planejados de acordo com a carência de profissionais, que só depois são supridas. A carga horária deve ser obedecida, mesmo que seja necessário sábados letivos, como já fazem muitas escolas”, ressaltou Darcy.

Desempenho
Dos 10 colégios do Amapá com melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nenhum pertence a rede pública de ensino. A secretária de estado da Educação Elda Araújo justificou que as greves de professores dos últimos 2 anos podem ser um dos fatores que levaram ao resultado.
“Na escola privada não tem greve. O nosso aluno tem a mesma competência que os alunos da rede particular”, afirmou a secretária, acrescentando que "todas as escolas do Amapá estão com notas acima da média nacional".

Fonte: G1/Ap

Nenhum comentário:

Postar um comentário