Powered By Blogger

sábado, 18 de junho de 2016

MUNICÍPIOS DO AMAPÁ MELHORAM NO RANKING DA TRANSPARÊNCIA, MAS AINDA ESTÃO ENTRE OS PIORES DO PAÍS




Prefeitura Municipal de Macapá (Foto: Abinoan Santiago/Site)
Sede da prefeitura de Macapá
(Foto: Abinoan Santiago/Site)

Com nota 6,2 em uma escala que vai até 10, Macapá ficou com a quarta pior posição entre as 27 capitais do país no Ranking Nacional da Transparência, divulgado em junho, pelo Ministério Público Federal (MPF). A avaliação acontece seis meses após a primeira edição da publicação, onde a capital obteve a nota 4,3.

O ranking do MPF baseou-se nos artifícios e canais que as entidades públicas das cidades apresentam para ofertar de forma clara e rápida informações à população em diversas áreas, como gastos, contratações, recursos e prestação de contas. A nota de Macapá foi igual a das capitais do Acre e Piauí, porém, as duas cidades tiveram baixas.

O levantamento consistiu em um questionário com perguntas sobre o Portal da Transparência, relatórios de contas e locais para que a população solicite informações institucionais. O Site entrou em contato com a prefeitura da capital, que ficou de comentar os números do ranking, mas não respondeu até esta publicação.

Na ponta dos dados sobre transparência, tiveram nota máxima as capitais dos estados do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. O MPF apontou que desde a última pesquisa, a melhoria no acesso às informações aumentou 31% em todo o Brasil.

No ranking comparando os municípios do Amapá , a capital aparece na sexta posição. A cidade com melhores índices de transparência à população são Serra do Navio e Mazagão com nota 7,1, seguidas por Amapá (6,8) e Pracuúba (6,4). Todas essas cidades apresentaram elevação quando comparadas aos dados de dezembro do MPF.

No estado, quatro cidades ficaram com nota zero: Santana , Itaubal, Cutias e Oiapoque .

Entre as transparências dos estados, o Amapá permaneceu na vigésima posição do ranking , mas com uma avaliação maior, que saltou de 5,8 para 8 pontos, um aumento de 31,28%. 
O município de Laranjal do Jari não aparece na reportagem, nem entre os melhores e nem entre os piores do ranking. Mas, com certeza a transparência das contas e gastos públicos por deixa muito a desejar.
Prefeitura de Laranjal do Jari. (Fonte: TV Amapá)

Fonte:  jornalfloripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário