Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

BOM EXEMPLO: Estudante cria vasos com sementes de açaí


Produtos ecológicos são montados com a fibra e borra separados das sementes. Jovem de 17 anos viaja no domingo 3 para apresentar projeto em evento no México.

Com o intuito de promover uma destinação ecológica para as sementes de açaí, a estudante amapaense Aira Beatriz Souza, de 17 anos, elaborou um vaso biodegradável à base do produto. A ideia surgiu após ela perceber que os vasos podem ser usados como insumos biológicos em plantas. O projeto da jovem foi o único do Brasil selecionado para a Copa Science de México 2017, uma feira internacional de ciências que acontecerá na cidade mexicana Culiacan.
Segundo a estudante, esses vasos são embalagens ecológicas que servem de substratos quando decompostas no solo, além de não deformar as raízes das plantas. O biovaso apresenta também sinais de retenção de umidade e resistência, com durabilidade de aproximadamente dois meses.
Usando moldes de plástico, a estudante explica que montou os vasos com a fibra e borra que foram separados das sementes, após a etapa de despolpamento. Depois de serem moldados, os vasos são postos para secar ao sol por cerca de 48 horas.
“Deixo as sementes secarem ao sol para fazer a separação dos materiais e com a borra e as fibras, faço a massa que será moldada. Então, após 48 horas no sol, os vasos estão prontos para serem usados com as plantas. Pode ser enterrado junto com a planta porque serve de insumo biológico”, explicou Aira.
A aluna apresentou o projeto para a mãe, Danielle Britto, professora em uma escola pública da capital onde Aira criou em 2016 um projeto de lixeira sustentável feita de tubos de papelão e lonas de vinil. A iniciativa foi logo aceita e ambas inscreveram o projeto do biovaso em um evento de ciências em São Paulo, onde ele foi apresentado.
A estudante, que cursa o terceiro ano do ensino médio em uma escola particular de Macapá, teve a ideia apoiada pela Embrapa Amapá, que está dando todo o suporte para que a pesquisa dela ganhasse notoriedade.
“É nítida a quantidade de caroços de açaí que são descartados na região Norte, então com certeza o potencial para o desenvolvimento do projeto é grande. A Embrapa colaborou nas análises do biovaso e demos esse apoio”, explicou a pesquisadora da Embrapa Amapá, Daniela Gonzaga.
A adolescente embarca no domingo (3) para o México, junto com estudantes de diversos países. Considerada uma das maiores feiras de ciências das Américas, o evento na cidade de Culiacan, no estado de Sinaloa.
“Vai ser um momento de grande aprendizagem para mim, trocar experiências com estudantes de outras culturas e poder falar com vários profissionais da ciência. Pretendo levar este projeto, que ainda está em fase de estudos, para que seja aproveitado na economia ecológica no Amapá”, ressaltou Aira.
 -  Vasos são embalagens ecologicamente usadas para plantas  Foto: Reprodução/Rede Amazônica
 Vasos são embalagens ecologicamente usadas para plantas Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Fonte: folhago

Nenhum comentário:

Postar um comentário