Powered By Blogger

domingo, 25 de junho de 2017

FÁBRICA DA JARI SERÁ INVESTIGADA

Fábrica da Jari Celulose será investigada (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Chaminé da fábrica da Jari - Fonte: Rede Amazônica
 A fábrica da empresa Jari Celulose, será investigada pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, que vai apurar denúncias de contaminação do solo e da água da região por resíduos químicos.
O requerimento para a investigação foi aprovado na comissão em Brasília em 13 de junho após solicitação conjunta dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. Através de nota, a Jari Celulose respondeu na quinta-feira (22/06) sobre as alegações de danos ambientais.
"A suposição de crime ou desastre ambiental causado pelo processo industrial da Jari no município de Vitória do Jari é, inegavelmente, um grande e lamentável equívoco! A empresa possui todas as licenças ambientais de sua fábrica vigentes e respeita, rigorosamente, todos os limites de emissão legalmente estabelecidos, sejam eles hídricos ou atmosféricos, valendo destacar que em diversos parâmetros de medição a empresa está muito abaixo do permitido", diz o documento. 
Empresa de celulose está situada no Vale do Jari, Sul do Amapá  (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Parte das plataformas de celulose e caldeira da Fábrica da Jari - fonte: Rede Amazônica
A reclamação de moradores da região, principalmente do município de Vitória do Jari diz respeito ao suposto comprometimento dos recursos naturais a partir de possível contaminação, que estaria acontecendo na forma de fumaça e despejo de líquidos no rio Jari.
A fábrica foi instalada no lado paraense, na localidade de Munguba, município de Almeirim, em 1978 e as denúncias sobre doenças causadas a moradores foram feitas à comissão. 
Na Comissão de Meio Ambiente, o procedimento inicial da investigação será a realização de uma auditoria ambiental na fábrica, além da promoção de audiência pública para ouvir a versão empresa.
A Jari Celulose lembra que foi alvo de ação semelhante em 2011, onde a empresa foi apontada como responsável pela contaminação em Vitória. Na época, segundo a fábrica, a ação foi julgada improcedente pela falta de indícios que relacionassem a poluição com as atividades.
"É bastante claro que as queixas de alguns moradores com déficit de saúde, dentre eles problemas estomacais, náuseas e micoses, sugerem absoluta compatibilidade com as carências primárias da região do Vale do Jari, como ausência de água tratada, esgoto e saneamento básico e não resultam de suposta poluição causada pela fábrica da Jari", reitera a nota. 
Fonte: G1.

Um comentário:

  1. How to place a tree branch - Oakley Titanium Sunglasses
    To make titanium melting point it does titanium have nickel in it a tree tree you simply need to wear a traditional hat. This simple technique is grade 23 titanium called "Oakley Titanium Sunglasses". It titanium men\'s wedding band is the ford escape titanium "tool" for

    ResponderExcluir