Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vitória do Jari Promove Movimento em favor da Paz

Idealizadores do movimento, Rosa Malena, Adirei Furtado e Gracy Andrade (Foto: Fabíola Gomes/ G1)
Idealizadores do movimento: Rosa Malena, Adirei
Furtado e Gracy Andrade (Foto: Fabíola Gomes/ G1)
 Acadêmico de Biomedicina levou uma facada em uma praça do município. Movimento cobra melhorias nas áreas de segurança pública e saúde.
Moradores do município de Vitória do Jari, a 300 quilômetros de Macapá, no extremo sul do estado do Amapá, criaram o "Movimento Viva Andreson", com o objetivo de chamar a atenção do poder público para a falta de segurança e saúde para a população.
O movimento foi criado após o assassinato do jovem Andreson Maxson de Lima Andrade, 28 anos, no dia 20 de julho, na praça Beira Rio, em Vitória do Jari. O acadêmico de Biomedicina passava pelo local quando foi surpreendido por um homem que desferiu-lhe uma facada na região do peito. 
Segundo o pai de Andreson Maxson, Adirei Andrade, o jovem foi vítima da falta de segurança no município. "Ele estava próximo de casa quando foi atingido. Chamamos a polícia, mas não conseguimos achar o suspeito no momento do acontecido. Depois levamos ele para ser socorrido, mas não tinha médico no município. Atravessamos para Laranjal do Jari, mas ele não resistiu e morreu no caminho", lamentou Andrade.
Ele informou que o movimento tem ganhado força. "Ganhamos mais adeptos, famílias que  tiveram parentes vítimas da falta de segurança e saúde também nos procuraram, além de presidentes de associações de bairros, lideranças evangélicas e católicas", discriminou.
Uma caminhada foi realizada no dia 26 de julho, com saída no bairro São Pedro, em direção à quadra da Escola Munguba do Jari, onde foi realizado um culto ecumênico de sétimo dia do falecimento de Andreson Maxson. "Conseguimos reunir cerca de 2 mil pessoas, todos com camisas e bandeiras brancas pedindo paz para o nosso município", falou a mãe da vítima, Rosa Malena.
Os moradores de Vitória do Jari solicitaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amapá, para o dia 15 de agosto, para discutir as problemáticas referentes à saúde e segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário