Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de março de 2013

Inaceitável: Professora é agredida por alunos na Grande SP

Agressão aconteceu em Franco da Rocha.
Dirigente regional de ensino diz que estudantes serão punidos.

Uma professora foi agredida por alunos de uma escola estadual de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Na segunda-feira (25), estudantes apagaram a luz da sala de aula e jogaram uma lixeira que acertou o olho da professora de filosofia Maria de Fátima.
A agressão aconteceu na Escola Estadual Vilton Bicudo. Segundo o dirigente regional de ensino Celso Nicoleti, haverá punição aos envolvidos. “É inadmissível que ocorra um fato como esse dentro de uma unidade escolar. Todos os procedimentos relacionados à apuração dos fatos ocorrerão”.
Lixeira jogada por alunos acertou o olho de
professora (Foto: Divulgação/Apeoesp)
A Delegacia de Ensino abriu um procedimento disciplinar. Além disso, segundo Nicoleti, o colégio está convocando o conselho de escola, formado por professores, alunos, pais e funcionários para que tome providências. “Pode ocorrer uma suspensão ao aluno ou até mesmo uma transferência compulsória”.
Para Nicoleti, é importante a participação da família junto à unidade escolar para que o caso não se repita. “A família tem o papel de acompanhar o desempenho dos alunos”.

Fonte: G1

sábado, 23 de março de 2013

Inep vai punir gracinhas em futuras redações do Enem

Presidente da autarquia acha que precisa de um novo edital para adotar o mais elementar conceito da educação: dar nota zero a quem debocha do avaliador
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou nesta quinta que estuda alterações no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. As mudanças foram sugeridas pelo presidente da autarquia, Luiz Cláudio Costa, depois que foram identificadas dissertações com referências a receita de miojo e hino de time, ambas encaradas como deboche por Costa.
Foto: Editoria de Artes/Agência O Globo
Prova de redação do Enem traz receita de miojo

Foto: Editoria de Artes/Agência O Globo

Em qualquer escola com um mínimo de qualidade, os alunos dos dois casos citados seriam punidos com uma nota zero. Mas, como as regras atuais do Enem não citam nenhum tipo de punição para casos como esses, a banca corretora avaliou que, apesar do deboche, os textos traziam referências ao tema da redação - movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI. Por isso, optou por acreditar que tais candidatos não estavam fugindo à proposta apresentada e não anulou as provas.
"As redações foram corrigidas segundo o edital. Esses estudantes não fugiram completamente ao tema e, por isso, não há motivos para anulação. Os avaliadores analisaram o que havia de bom em cada um deles", disse Luiz Cláudio Costa ao site de VEJA. "No entanto, estou convecido de que é preciso haver uma punição para quem debocha não só dos corretores, mas também dos demais candidatos que fazem a prova com seriedade", acrescentou. Segundo ele, a intenção atribuir nota zero a brincadeiras como estas já na prova deste ano.
Nesta semana, duas redações ganharam fama. A primeira delas ensinava aos corretores do Enem a receita de um macarrão instantâneo. "Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva (sic)", escreveu o candidato. Em outra, o hino do Palmeiras ocupava dois parágrafos completos do texto. Um trecho dizia: "As capitais, praias e as maiores cidades são os alvos mais frequentes dos imigrantes, porque quando surge o alviverde imponente no gramado onde a luta o aguarda, sabe bem o que vem pela frente que a dureza do prélio não tarda."
Apesar das gracinhas, os dois candidatos receberam, respectivamente, 560 e 500 pontos - uma avaliação justa, segundo Costa. "O que aconteceu é que foi detectado um desvio da proposta e por conta disso, houve uma penalização severa, de cerca de 500 pontos nos dois casos." As considerações levantadas nesta quinta-feira pelo presidente do Inep serão agora levadas a uma comissão técnica, que avaliará quais serão as alterações no edital do Enem 2013.
Ortografia
Luiz Cláudio Costa comentou também os erros de ortografia identificados em textos nota 1.000. Segundo reportagem do jornal O Globo, dissertações com nota máxima traziam erros grotescos de escrita, tais como "trousse", "enchergar" e "rasoavel". "Reitero que as redações foram corrigidas segundo o edital, que prevê que o corretor desconsidere erros escassos. Todos os candidatos em questão se mostraram capazes de construções sintáticas complexas, apresentaram boa pontuação e vocabulário rico. Por alguma razão, que pode ter sido stress ou pressa, eles cometeram um deslize."
Costa afirmou ainda que essa é uma prática comum em outros concursos. "Existem duas correntes a respeito. A primeira diz que uma redação nota máxima precisa ser impecável. A outra, é mais flexível, aceita um erro como ‘trousse’ caso seja um tropeço isolado. A nossa postura é a de relevar. De qualquer forma, essa será uma discussão que será levada aos técnicos do Enem. Se julgarmos necessário, haverá mudanças na nossa postura." 

Fonte: Veja

INSCRIÇÕES PARA OBMEP ENCERRARÃO DIA 5 DE ABRIL

Foto: Editoria de Artes/Agência O Globo
Prova de redação do Enem traz receita de miojo

Foto: Editoria de Artes/Agência O Globo

As escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país têm até o dia 5 de abril para inscrever seus alunos na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2013. As inscrições são feitas pelo site www.obmep.org.br. Em 2012, Olimpíada teve a participação de quase 20 milhões de alunos de 46.728 escolas, localizadas em 99.42% dos municípios brasileiros.
Criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática entre alunos de escolas públicas e revelar talentos, a OBMEP é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Provas em duas fases - A Olimpíada é realizada em duas fases, e as provas são diferenciadas por níveis: nível 1 (alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental); nível 2 (alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental); e nível 3 (alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio).
Na 1ª fase, classificatória, todos os alunos inscritos fazem provas objetivas (20 questões de múltipla escolha). As provas da 1ª fase da 9ª edição da OBMEP serão no dia 4 de junho, terça-feira, em horário a ser definido pelas próprias escolas.
Os alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase (de acordo com os critérios estipulados no regulamento da OBMEP 2013) se classificam para a 2ª fase, cujas provas serão no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), em locais que serão definidos pela coordenação da OBMEP. As provas da 2ª fase são discursivas, compostas de seis a oito questões.

 Fonte: diariodoamapa

Amapá Contará com Internet Banda Larga em Junho


Em entrevista coletiva promovida na tarde ontem, 22, no auditório do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), representantes das instituições responsáveis pelas obras de implantação do cabo de fibra ótica no Amapá falaram sobre o andamento e prazos da banda larga.
Urbano Costa Lima, diretor de Relações Institucionais da empresa Oi, e José Alípio Junior, diretor-presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) do Governo do Estado, anunciaram que pelo lado do Amapá às obras serão concluídas em oito semanas. Já na Guiana Francesa, a Guyacom, empresa executora da obra, encerra os serviços em dez semanas.
O diretor da Oi falou sobre os avanços e desafios em executar o projeto no interior do Amapá. "A região possui muitas particularidades, o que inclui dificuldades provocadas pela chuva, preservação do meio ambiente, além do processo burocrático que o serviço necessita", disse.
A obra está em sua fase final e será entregue neste semestre. A última etapa da rede, que está sendo implantada em parceria com o Governo do Amapá, corresponde a um trecho final de 70 quilômetros de fibra no Amapá. Em território francês a distância é a mesma da brasileira.
"A Oi e a Guyacom definiram os novos prazos para conclusão e entrega das obras. Com isso, cabe ao Governo Estadual continuar as visitas aos trechos que estão em andamento e cobrar celeridade. Sabemos das dificuldades, amplitude e benefícios que o projeto trará ao Amapá, por isso cobramos da Oi a garantia da execução. Em algumas semanas a banda larga chegará definitivamente ao Estado", declarou José Alípio Junior.
Resta-nos saber quando vamos ter banda larga aqui em Laranjal do Jari.

Fonte: Diário do Amapá

Ação Itinerante na Reserva do Iratapuru

Um dia totalmente diferenciado para os moradores da Comunidade da Reserva Extrativista do Iratapuru, localizada no Vale do Rio Jari, no Sul do Amapá. A população aguardava ansiosa pela chegada da Justiça e parceiros em uma grande Ação Itinerante na Região. Nas primeiras horas do dia, os organizadores e colaboradores do evento saíram de Laranjal do Jari com destino à Reserva. Uma viagem que iniciou às cinco horas da manhã, com um trajeto de uma hora e trinta minutos de carro e mais quarenta minutos de voadeira.
Durante a ação, que durou o dia inteiro, foram realizados mais de três mil atendimentos para os ribeirinhos. Entre os serviços oferecidos estavam expedição de certidão de nascimento, pedido de registro tardio, audiências, ajuizamento de ações e até mesmo a realização de casamento comunitário. Também foram oferecidos atendimentos médicos nas áreas de pediatria e oftalmologia e exames de glicemia e verificação de pressão arterial.
Além de todos os serviços de cidadania e na área médica, a Ação Itinerante ofereceu ainda entretenimento através de palestras, brincadeiras, leitura de histórias infantis, torneios de futebol e vôlei; além de cuidados com a beleza como cortes de cabelos e unhas decoradas.
A ação contou com uma verdadeira força tarefa de parceiros, dentre eles estavam: Diretoria do Fórum; Vara da Infância e da Juventude; Juizado Especial Cível e Criminal; TRE – 7ª Zona Eleitoral; Justiça Federal; INSS; Ministério Público; DEFENAP; Super Fácil; Bombeiro Militar; CAESA; RURAP; SEMA; IMAP; SEBRAE; EDP; LUPA; Fundação Orsa; Cartório Camargo; Rádio Laranjal FM 87,9; Rádio e TV Marco Zero 97,9; Rádio FM 104,9; Jornal Tribuna do Vale; RDS do Rio Iratapuru; Comunidade de Iratapuru; Caixa Econômica Federal; Prefeitura Municipal; Secretárias Municipais de Obras, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Turismo, Ação Social, Administração, Planejamento e Finanças, Cultura, Comunicação, Esporte e Lazer, Transporte, Agricultura e Politec de Laranjal do Jari.
Os Juízes Heraldo Nascimento da Costa e Carline Regina de Negreiros Cabral, coordenadores da ação, declararam estar mais do que satisfeitos com os resultados obtidos durante o dia de atendimento, e que o principal objetivo foi alcançado: aumentar a auto-estima daquela comunidade, e principalmente, levar a Justiça para aqueles que não podem chegar até ela.

 Fonte: Assessora de Comunicação Social
            correaneto

quinta-feira, 21 de março de 2013

Aprovado projeto prevê 1ª identidade que substituirá todos os documentos pessoais


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na quarta-feira (20), o projeto (PLS 257, DE 2011) do senador Ciro Nogueira (PP/PI) que estabelece a gratuidade da primeira emissão do novo Registro de Identidade Civil, uma identificação pessoal que substituirá todos os documentos pessoais em uso atualmente. A mudança possibilitará maior eficiência e segurança na identificação do cidadão brasileiro, além de permitir funções múltiplas, como o uso desse novo cartão em operações pela internet.
O novo documento de identidade, que vai valer a partir de 2019, deve custar ao cidadão cerca de R$ 40. O senador Ciro explicou que o valor previsto vai pesar no orçamento de quem recebe salário mínimo, que hoje é R$ 678. “Muitas pessoas simplesmente não poderão arcar com o gasto”, disse.
Para Ciro, o custo previsto é elevado para grande parte da população e não pode ser diretamente repassado ao cidadão. O senador ressaltou que o preço do documento fica ainda mais significativo se o valor for comparado ao custo da cesta básica em todo o país. De acordo com valores do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, de fevereiro de 2013, Ciro calculou que o cidadão pagaria o equivalente a quase 13% da cesta básica mais cara do País, a de São Paulo, com cotação em R$ 326,59, e o referente a mais de 16% da mais barata que é de Aracaju, com cotação em R$ 238,40.
“Apresentamos essa proposição para beneficiar o cidadão de baixa renda. Dessa forma, o valor da primeira emissão desse novo documento não deverá cobrado do cidadão, devendo o Estado arcar com os custos da sua confecção.” explicou o senador.
Em seu relatório, aprovado pela CCJ, o senador Benedito de Lira (PP/AL) justifica que a proposta permite o pleno exercício do direito da identificação adequada e oficial e que o benefício da primeira emissão gratuita da carteira de identidade atualmente usada deve ser estendido ao novo Registro de Identificação.
O projeto foi votado em caráter terminativo na CCJ, ou seja, não precisa de análise do Plenário, e aguarda prazo regimentar para ser enviado à Câmara dos Deputados.
Fonte: folhadeparnaiba

Como o maior evento de futebol do planeta conseguiu conquistar a antipatia da população brasileira?


   Por: Luiz Alberto Moura
Ás vésperas de sediarmos dois grandes eventos (a Copa das Confederações e Copa do Mundo) a cena que sintetiza nossa falta de preparo é a de funcionários do Maracanã removendo água que ficou empoçada na cobertura do estádio depois da tempestade de terça-feira da semana passada. Isso sem qualquer artefato de segurança. Se uma imagem vale mais por mil palavras essa poderia ser traduzida como: despreparo, falta de organização, orçamentos inchados, não cumprimento dos planejamentos.
Ao contrário do que vem sendo veiculado por propagandas nos meios de comunicação - numa tentativa clara de lavagem cerebral - essa Copa do Mundo não é do povo. É uma copa que se tornou antipática à população, sem apelo e dizendo aos brasileiros que "tudo é válido pem nome do evento".
Afinal, como explicar para amigos estrangeiros que pessoas com que eu converso torcem para um fracasso da seleção de Luis Felipe Scolari e CBF, pois uma conquista faria todos os problemas citados diariamente serem colocados pra debaixo do tapete?
Como explicar que o campeão mundial tem um estádio que será pago com dinheiro público e leva do nome do clube?
Como explicar para eles que famílias sendo retiradas dos locais onde viveram a vida inteira por indenizações risíveis e sendo obrigadas a se mudar para bairros distantes (aliás, vale muito assistir ao especial produzido pela ESPN Brasil sobre o que está acontecendo em Porto Alegre, no entorno do Beira Rio)?
Como explicar também que Belém do Pará, que tem um dos clássicos mais populosos do país, que faz a cidade parar, está fora da Copa e Manaus, que tem UM clube na Série D e nada além disso, possui um estádio de R$ 600 milhões para 47.750 espectadores? Isso sem falar no Mané Garrincha, em Brasília, e na Arena Pernambuco, em Recife, cidade com três estádios.

Como explicar para meus amigos estrangeiros que o único "legado" será estes estádios, muitos deles elefantes brancos, e que estas cidades que os abrigam continuarão com os mesmos problemas sem as soluções prometidas e que constam no caderno de encargos. Ora, a erradicação de certos males nesses centros não era a desculpa para engajar a sociedade de que uma Copa ou as Olimpíadas são boas para quem as sedia?
Como convidar esse amigo estrangeiro a assistir à Copa no Brasil e garantir que tudo vai transcorrer sem problemas e que somos um país seguro para se visitar? Eu não o farei.
Não entro no mérito de que a saúde vai mal, a segurança ou as demais mazelas, pois a culpa é de quem é responsável por isso. Mas é inegável que há uma transferência de valores e o contraste de um estádio que custa bilhões como o Maracanã e de hospitais e escolas públicos revolta o cidadão comum. Aquele que paga para ver um jogo.
Fora isso, os desmandos e o senso de oportunismo de alguns grupos da sociedade querendo holofotes em cima de causas absurdas, vide a do Museu do Índio.
Estive na Alemanha em 2006, a poucos meses da Copa. Era uma festa, cidades enfeitadas, povo falando nisso e uma grande esperança que a seleção local fizesse uma boa campanha. O que acabou acontecendo. Aqui, como dito, muita gente torce para um vexame. O povo parece - ou será otimismo meu - que se cansou do pão e circo.
Aliás, o que esperar também de uma CBF que traduz tudo de retrógrado na sociedade brasileira?
A Pátria, se um dia usou chuteiras, hoje ela já as pendurou. 

Fonte: goal.com

Sobre armações contra senadores do Amapá: Capiberibe e Randolfe tem o apoio de senadores

Saiba o que disseram os senadores sobre as armações políticas dos que tentam retomar o poder a qualquer custo, no Estado do Amapá.
Em apartes ao senador João Capiberibe (PSB/AP) nesta terça-feira, 19, parlamentares se pronunciaram sobre as acusações criminosas (suposto ‘dossiê’), inexplicavelmente encaminhadas pela presidência do Senado Federal à Procuradoria Geral da República (PGR).
Senador Jorge Viana (PT/AC)
“Conheço bem a luta dos senhores, de Vossas Excelências no Amapá. Conheço bem as vitórias que lá não bastam nas urnas, têm que ser nos tribunais, têm que ser na opinião pública, têm que ser no pós-eleitoral e fiquei estarrecido de ver que, mais uma vez, se levanta contra Vossa Excelência, senador Capi, um esquema no sentido de tentar atingir aquilo que Vossa Excelência tem como poucos homens públicos neste País: a dignidade e princípios éticos”.
Paulo Paim (PT/RS) – (Presidente da Sessão)
“Senador Capiberibe, só para dizer que vou lhe dar o tempo necessário e que as palavras do senador Jorge Viana sejam também a fala deste presidente”.
Rodrigo Rollemberg (PSB/DF)
“Senador Capiberibe, Senador Randolfe, eu quero lhes dizer que Vossas Excelências não precisariam nem perder tempo trazendo explicações sobre essas mentiras que estão sendo reproduzidas em alguns veículos de comunicação. O Senado Federal e o Brasil conhecem Vossas Excelências, têm acompanhado a trajetória de Vossas Excelências e sabem que, entre os políticos das últimas gerações, foi o político mais injustiçado deste país. Um homem íntegro, correto, honesto, que fez um grande governo, que iniciou um processo histórico de transparência nas contas públicas e teve o seu mandato cassado porque teve a coragem de enfrentar o crime organizado em seu Estado”.
Lídice da Mata (PSB/BA)
“Senador Capiberibe, para me colocar ao lado de Vossa Excelência e do senador Randolfe em mais essa batalha. Aliás, eu tive a oportunidade de ir ao Amapá diversas vezes durante o seu governo, acompanhar sua luta, sua resistência, resistência ao crime organizado naquele Estado, resistência às práticas de corrupção. E não à toa, hoje, nós vemos a reviravolta que está sendo feita na política do Amapá, porque o povo não concorda com a prática dessa gente.
Vossa Excelência nunca deixou de ter a Bahia, tanto o seu partido na Bahia, como diversos outros partidos progressistas, ao seu lado, quando, por diversas vezes, estivemos a denunciar as perseguições vividas por Vossa Excelência naquele Estado e a firmeza de posições políticas e ideológicas com que sempre as enfrentou. E, agora, a tentativa de colocar nesse mesmo barco de nódoa, de práticas corruptas, Vossa Excelência e o Senador Randolfe, poderia até ser engraçada, não fosse a tragédia que atinge o povo do Amapá com a presença na política dessas figuras. Muito obrigada”.
Antonio Carlos Valadares (PSB/SE)
“Senador Capiberibe, senador Randolfe Rodrigues, quero crer que essa campanha difamatória é uma arma utilizada pelos seus adversários na tentativa de contê-los na luta que, juntos, Vossas Excelências empreendem para alterar os mecanismos de corrupção, de violência e de ameaças utilizados por aqueles que os acusam através de notas inseridas nas redes sociais, falsificadas, conforme comprova nota divulgada pelo senador Randolfe Rodrigues. Vossa Excelência, não é de agora, senador Capiberibe, vem sofrendo em consequência dessa luta. Não desista, nem tampouco Randolfe Rodrigues, porque é uma luta sã, é uma luta que conta com a sociedade do Amapá e com o beneplácito de todos os senadores que honram esta Casa. Por isso, a minha solidariedade e o acompanhamento diário desse assunto, porque, se for necessário, estaremos lá instalando uma comissão de senadores para averiguar pessoalmente essas perseguições e essas ameaças de que são vítimas Vossas Excelências”.
Paulo Davim (PV/RN)
“Senador Capiberibe, senador Randolfe, eu não poderia deixar, neste momento, de levar a minha palavra de solidariedade aos dois companheiros, aos dois colegas senadores. Vossa Excelência tem uma história que o Brasil inteiro conhece, nós conhecemos sua conduta, o seu caráter, o seu compromisso com a democracia, fez parte do momento histórico deste País; portanto, o Brasil inteiro conhece sobejamente as suas ações e o seu caráter. Da mesma forma que a história do senador Randolfe também todos nós conhecemos. Assim, eu levo aqui a minha palavra e refuto peremptoriamente qualquer leviandade que estejam levantando contra dois senadores que são exemplos nesta Casa”.
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP)
“Meu caro senador Capiberibe, quando eu tive conhecimento das torpezas espalhadas contra Vossa Excelência e contra o senador Randolfe Rodrigues, eu me lembrei de muitos anos atrás, quando Vossa Excelência foi governador outra vez, e eu trabalhava com o Presidente Fernando Henrique na Secretaria Geral da Presidência da República. Mesmo esquema. Eu sei da luta que Vossa Excelência travou para quebrar um grupo poderoso, um grupo em que se misturavam interesses políticos com crimes; eu sei da coragem com que Vossa Excelência enfrentou; e agora voltaram à carga. Vossa Excelência pode ficar absolutamente tranquilo, todos nós sabemos que Vossa Excelência é rigorosamente um homem de bem, assim como essa jovem revelação – para nós – da política brasileira que é o nosso querido amigo e companheiro Randolfe Rodrigues. Tenha Vossa Excelência e também o senador Randolfe Rodrigues a minha total, integral solidariedade para o que der e vier.
Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE)
“Senhor presidente, eu queria me incorporar ao pronunciamento do senador Randolfe. Primeiro, para estranhar essa agilidade, essa rapidez com que agiu a Presidência contra os dois senadores do Amapá; e dizer que isso, obrigatoriamente, a partir de agora, tem que se tornar uma rotina da Mesa. Eu confio muito em Vossa Excelência como 1º Vice-Presidente. Que qualquer denúncia a chegar aqui, agora, seja de imediato, dentro de 24 horas, encaminhada ao Supremo, à Polícia Federal, a quem quer que seja, para que sejam adotadas as providências. Aí, sim, realmente, isso passa a ser uma coisa inusitada. Isso é uma mudança; ou seja, o que o Presidente fez com relação aos dois Senadores é uma mudança de comportamento. E vamos ver se essa mudança perdura ou se essa mudança foi apenas e tão somente com relação aos dois senadores”
Ângela Portela (PT/RR)
“Também quero demonstrar a minha solidariedade aos dois senadores do Amapá, Randolfe e João Capiberibe, dois grandes senadores que muito honram o povo do Amapá e o povo brasileiro. Saibam, queridos senadores, que aqui há um reconhecimento do sério trabalho, da conduta digna de cada um de vocês. Então, quero aqui registrar a nossa solidariedade, o nosso carinho e o nosso respeito à conduta de vocês como Senadores da República do nosso País”.
Ana Amélia (PP/RS)
“Eu estava fora do plenário, mas queria me associar às manifestações do senador Jarbas Vasconcellos, do senador Aloysio Nunes Ferreira e de outros que fizeram uma manifestação de apoio e solidariedade ao senador Randolfe Rodrigues e ao senador Capiberibe. Também, na mesma linha dos senadores que me antecederam, quero dizer que essa providência tem que ser uma providência rotineira e de tratamento igual para todos nesta Casa. A providência – me refiro – tomada pelo Presidente, de encaminhar ao foro competente as denúncias recebidas contra os parlamentares. Mas hipotecar os dois Senadores a minha total solidariedade porque a questão político-eleitoral, a disputa não pode pressupor o enxovalhamento da moral e do patrimônio pessoal de cada parlamentar”.
Pedro Taques (PDT/MT)
“Apenas para me associar também ao que disse a senadora Ana Amélia, emprestar ao senador Randolfe Rodrigues e ao senador Capi, falando carinhosamente, diante dessas denúncias. Quero dizer que “pau que bate em Chico também bate em Francisco”, que essa providência do Presidente do Senado seja em relação a todos os casos, que nós possamos ser useiros e vezeiros, termos isso como uma rotina nesta Casa. Assim, quero cumprimentar o Presidente e dizer que a rotina é o melhor caminho. Processo, sistema”.

Fonte: correaneto

quarta-feira, 20 de março de 2013

Escolas poderão optar se vão dar ou não férias durante a Copa, diz MEC

Ministério da Educação homologou parecer do CNE.
Decisão se sobrepõe à Lei da Copa que previa ajuste obrigatório das férias.

O Ministério da Educação homologou nesta terça-feira (19) o parecer da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) que recomenda que as escolas decidam se vão ajustar ou não o período de férias escolares com a duração da Copa do Mundo de 2014. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
A recomendação, válida para todas as escolas brasileiras, da rede de ensino pública ou privada, se sobrepõe à Lei da Copa que determinava o ajuste obrigatório para que não ocorressem aulas no período do Mundial de 2014 no Brasil.
Segundo a decisão, a prioridade para o MEC é que as escolas cumpram os 200 dias letivos, previstos pela Lei da Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e, se possível, façam ajustes nos calendários durante a realização dos jogos, principalmente nas cidades onde serão realizados os jogos. Porém, caberá a cada uma decidir o seu período das férias, de acordo com o parecer.

Fonte: g1

terça-feira, 19 de março de 2013

19 DE MARÇO: DIA DO GLORIOSO SÃO JOSÉ


Consagração a São José

Oh! Glorioso Patriarca São José, eis-me aqui, prostrado de joelhos ante vossa presença, para pedir-vos vossa proteção.
Desde já vos elejo como meu pai, protetor e guia.
Sob vosso amparo ponho meu corpo e minha alma, propriedade, vida e saúde.
Aceitai-me como filho vosso.
Preservai-me de todos os perigos, ataques e laços do inimigo.
Assisti-me em todo momento e sobre tudo na hora de minha morte. Amém

Mulheres Mil: pioneiras recebem certificação em Laranjal do Jari

A cerimônia de certificação das duas turmas pioneiras do Programa “Mulheres Mil” de Almoxarifado e Assistente em Administração foi realizada na quarta-feira (14/3) no câmpus Laranjal do Jari. Depois de receberam o certificado, as oradoras da turma leram um texto em homenagem aos professores que mais se destacaram nas turmas, além do relato das experiências vividas durante o curso no câmpus Laranjal do Jari. Alunas do curso de Recepcionista também do “Mulheres Mil” foram as responsáveis pela recepção na solenidade.
Participaram a diretora-geral do câmpus, Ângela Utzig, a diretora de Ensino, Hanna Bezerra, as gestoras locais do programa, a assistente social Marianise Paranhos e a psicóloga Carmem Angela Tavares, a coordenadora do curso técnico de Secretariado, Andreuma Guedes, o gerente da Caixa Econômica Federal, Reginaldo Cunha, o presidente da Cooperativa Mista Agroextrativista de Laranjal do Jari, Elizeu Cardoso, a delegada da mulher, Lívia Pontes, a pedagoga Telma Passos, além de professores e técnicos.
A pedagoga Telma Passos ministrou a palestra “A mulher e mercado de trabalho”, em que ela destacou a potencialidade das mulheres e as conquistas realizadas por elas na sociedade brasileira.
A diretora Ângela Utzig falou que a implantação do Programa “Mulheres Mil” começou através de um acordo entre Brasil e Canadá com o objetivo de diminuir as desigualdades existentes em relação às mulheres. Ressaltou a alegria em estar formando um grupo de mulheres que vieram da Comaja e destacou que elas são vitoriosas por terem chegado até o final do curso, e ainda conclamou cada uma a voltar ao Ifap, câmpus Laranjal do Jari, para fazer outros cursos.
O presidente da Comaja, Elizeu Cardoso, falou da importância de ter sido parceiro do Ifap na abertura do Programa “Mulheres Mil” e ter as mulheres da cooperativa sendo beneficiadas com educação de qualidade através dos cursos que elas fizeram. “Estamos à disposição do Ifap para firmarmos outras parcerias”, concluiu.

Fonte: correaneto

Estudantes do primário melhoraram suas notas após 10 horas de aula de ciência

Ciência Charles R. Drew (EUA) foram convidados a dar aula de ciência para alunos de quarta série Los Angeles. O curto período (10 aulas de uma hora) foi suficiente para que as crianças tivessem melhoras significativas em suas notas de matemática e inglês.Em uma curiosa inversão de papéis, estudantes da Universidade de Medicina e
“Muitos estudantes disseram coisas como ‘eu não sabia que ciência era divertida’”, conta a pesquisadora Samantha Gizerian, da Universidade Estadual de Washington (EUA), que liderou o estudo. “E, porque acham que é divertido, de repente deixa de ser ‘trabalho’. Não é ‘dever de casa’. Não é algo ‘a mais’ que eles precisam fazer”.
Além de mostrar um interesse maior em leitura – eles levaram livros de não ficção para casa –, os alunos apresentaram uma melhora em suas notas de matemática (passando da média de 53,2 para 63,4) e de inglês (de 42,8 para 60,3). E as crianças não foram os únicos que se beneficiaram: os estudantes da Drew aprimoraram sua habilidade de descrever temas complexos, “seguindo a premissa de que, se você consegue ensiná-los a um aluno de quarta série, então você consegue ensinar a qualquer pessoa”, diz Gizerian.
Tanto os alunos da Universidade quanto os da escola eram, em grande parte, de minoria étnica e de famílias de baixa renda. O fato de ver pessoas de origem similares às delas “fazendo ciência” ajudou as crianças a se inspirar no exemplo de seus “professores”. Nas aulas, ciência deixou de ser algo distante, destinado “aos outros”, e passou a estar ao alcance dos pequenos estudantes.
Nesse estudo, Gizerian concluiu que, além de efetivas por si só, as aulas de ciência podem servir como “uma fagulha para acender em uma criança o desejo de aprender em todas as áreas ao longo da vida”.
 
 Poste de Guilherme de Souza em 23.10.2012
 Fonte: hypescience

O mensalão, com recibo, do senador Randolfe do Amapá

A carreira do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) como "mosqueteiro da ética", num lugar que já foi do ex-senador Demóstenes Torres, pode estar chegando ao fim. Neste papel, que constuma gerar alguns segundos de fama, Randolfe alimentava até a esperança de disputar a presidência da República, em 2014. Mas antes ele terá de explicar um mensalão, muito bem documentado.
Antes de ser senador, eleito em 2010 pelo Amapá, Randolfe foi deputado estadual em Macapá, ajudando a dar sustentação ao governo de João Capiberibe (PSB-AP), que também se elegeu para o Senado na última eleição. Ambos foram recentemente denunciados à Comissão de Ética do Senado Federal pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Fran Soares Nascimento Junior, numa peça gravíssima. Fran acusa Capiberibe de ter pago, durante seis meses, um mensalão de R$ 20 mil/mês a vários parlamentares, para garantir a sustentação de seu governo. Diz que ele próprio recebeu os recursos e afirma que Randolfe Rodrigues também colocou no bolso o dinheiro ilegal. Mais: Fran diz ainda que Randolfe chegou até a assinar recibos, que ele apresenta na denúncia.
Tais recursos faziam muita diferença para os parlamentares estaduais, uma vez que o salário de um deputado no Amapá, naquele momento, era de R$ 5.274,87. Randolfe elevou em R$ 20 mil seus rendimentos, de forma ilegal, nos meses de julho a dezembro de 1999. Na denúncia, Fran apresenta também gravações, em que o ex-governador Capiberibe fala claramente que "vinte mil fica com o deputado". Graças a este mensalão, Capiberibe conseguiu cooptar a Assembleia, que lhe fazia oposição e aprovou suas contas. Naquele ano, o relator que garantiu essa aprovação foi justamente Randolfe Rodrigues.
A denúncia, enviada pelo deputado Fran ao conselho de ética do Senado Federal, foi apenas encaminhada pela casa ao lugar de direito, que é a Procuradoria-Geral da República, de Roberto Gurgel. No entanto, ao noticiar, nesta manhã, o caso, a Folha de S. Paulo protege Randolfe e acusa o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de enviar à PGR uma denúncia contra seus desafetos.
Quem tem que se explicar, agora, são os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e João Capiberibe (PSB-AP). Ambos são apontados na denúncia do deputado Fran Nascimento como integrantes de uma quadrilha que sonegou impostos, cometeu os crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, peculato, quebra de decoro parlamentar e, claro, formação de quadrilha.
Ao contrário da denúncia encaminhada por Gurgel na Ação Penal 470, o mensalão do Amapá é extremamente bem documentado. No comprovante de pagamento, Randolfe Rodrigues atesta que recebeu da Assembléia o valor complementar ao seu salário, que não tinha nenhuma previsão legal. Ou seja: é um caso de cooptação de parlamentares, com recibo.

Fonte: portogente

segunda-feira, 18 de março de 2013

Enem nota 1000: erros como 'enchergar' e 'trousse'

“Rasoavel”, “enchergar”, “trousse”. Esses são alguns dos erros de grafia encontrados em redações que receberam nota 1.000 no Exame Nacional de Ensino Médio 2012 (Enem).
Durante um mês, O GLOBO recebeu mais de 30 textos enviados por candidatos que atingiram a pontuação máxima, com a comprovação das notas pelo Ministério da Educação (MEC) e a confirmação pelas universidades federais em que os estudantes foram aprovados. Além desses absurdos na língua portuguesa, várias redações continham graves problemas de concordância verbal, acentuação e pontuação.

Fonte: O Globo 
            blogdobsilva

domingo, 17 de março de 2013

Dia Mundial da Água será comemorado no IFAP de Laranjal do Jari

O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março e, para marcar a data, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) vai realizar uma programação no dia 23 deste mês, quando será sábado letivo, no câmpus Laranjal do Jari. Durante a programação, haverá exposição de fotos e a solenidade de premiação dos alunos vencedores do II Concurso Fotográfico, com o tema “Experiências na área de conservação da água no Vale do Jari”.
Na programação, todos os alunos do Ifap poderão assistir às palestras “Comitês de Bacia Hidrográfica como Instrumento para GRH”, com o professor especialista, Raimundo de Moura Rolim Neto; “Método da eletrorresistividade aplicado ao estudo de contaminação de águas subterrâneas”, com o professor especialista Willians Lopes de Almeida, e “Reuso de água: abordagem domiciliar e ambiental, com o professor doutor Vinícius Batista Campos.
Em dezembro de 2010, a Assembleia Geral da ONU declarou 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação de Água. O objetivo é aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão da água em função do aumento da demanda, distribuição e serviços. O Ano destaca a história de iniciativas de cooperação de sucesso, bem como deve identificar problemas urgentes sobre educação, gestão de águas transfronteiriças, cooperação de financiamento nacionais/internacionais, quadros legais e as ligações com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
 
 Fonte: amapadigital

sábado, 16 de março de 2013

STF DECIDE COMO ABUSIVA A GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS DO AMAPÁ

O Tribunal entendeu que a greve, prolongada, foi abusiva “à medida que, fugindo da razoabilidade e da esfera restrita às partes do processo, atingiu em cheio direito fundamental de milhares de usuários do serviço público de educação, em razão do tempo de paralisação das aulas e da intransigência dos grevistas em relação às propostas patronais”

O ministro Ricardo Lewandowski negou seguimento (arquivou) à Reclamação (Rcl) 15277, ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Estado do Amapá (SINSEPEAP) contra decisão do Tribunal de Justiça daquele Estado (TJ-AP), que declarou ilegal e abusiva a greve deflagrada pelos professores da rede pública estadual, fixando multa diária de R$ 10 mil pelo eventual descumprimento da decisão.
O TJ-AP observou que o direito ao piso salarial nacional, garantido ao profissional do magistério público pela Lei 11.738/2008 - objeto da greve -, é direito da categoria, mas ponderou que sua satisfação pode ser alcançada por diversas vias, como negociação sem greve, negociação com greve dentro dos limites legais, ou ação judicial adequada e própria que obrigue o Estado ao seu adimplemento.
O Tribunal entendeu que a greve, prolongada, foi abusiva “à medida que, fugindo da razoabilidade e da esfera restrita às partes do processo, atingiu em cheio direito fundamental de milhares de usuários do serviço público de educação, em razão do tempo de paralisação das aulas e da intransigência dos grevistas em relação às propostas patronais”.

Alegações
Na Reclamação, o sindicato amapaense alegava desrespeito, por parte do TJ-AP, à autoridade do acórdão (decisão colegiada) prolatado pelo Plenário do STF no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, relatada pelo ministro Joaquim Barbosa. Naquela oportunidade, a Suprema Corte reconheceu a constitucionalidade da fixação, pela Lei federal 11.738/2008, do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. E pleiteava a suspensão liminar da decisão do TJ-AP. No mérito, pedia a anulação daquela decisão.

Decisão
Ao negar seguimento à reclamação, o ministro Ricardo Lewandowski observou que, “diante da inequívoca ausência de identidade material entre os fundamentos do ato reclamado e aqueles emanados da decisão paradigma (do STF) invocada, não merece seguimento a pretensão ora em exame”.
Ele lembrou que o TJ-AP , em julgamento conjunto de mandados de injunção propostos pelo SINSEPEAP, apreciou o movimento paredista dos professores da rede pública estadual à luz do disposto na Lei de Greve (Lei 7.783/1989).
Portanto, de acordo com ele, o que se pede é a verificação de eventual desacerto ou desbordamento da interpretação dada pelo jornalagazetatribunal à legislação infraconstitucional relativa ao direito de greve. Entretanto, de acordo com ele, essa pretensão não pode ser acolhida na via estreita da reclamação, pois essa não pode ser utilizada como mero sucedâneo recursal.
Verifica-se assim, segundo o ministro, que, no julgamento da ADI 4167, em nenhum momento o STF se manifestou a respeito das questões tratadas no acórdão contestado do TJ-AP, pois este abordou, entre outras questões, a razoabilidade do tempo de paralisação das aulas e a intransigência dos grevistas no tocante às propostas apresentadas pelo governo estadual.
Ainda segundo o ministro, a reclamação reflete o inconformismo do sindicato quanto à declaração da ilegalidade da greve. Mas essa discordância deve ser deduzida nas instâncias recursais adequadas, não cabendo ao STF analisar, “per saltum” (por salto), a matéria nessa via estreita da reclamação.

 Fonte: jornal a gazeta

sexta-feira, 15 de março de 2013

VÍTIMAS DO ACIDENTE AÉREO EM MONTE DOURADO


Foto: Sérgio Abreu
Relação com os nomes das vítimas do acidente aéreo ocorrido com o bimotor carajá em Monte Dourado no dia 12/03/2012.
Com exceção do piloto todos os mortos eram contratados pela Cesbe, construtora da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari.

José Carlos Junior - Piloto - Minas Gerais

Joanes Viana - Carpinteiro- Natural da Cidade de Fortuna - Maranhão
Arnoldo Oliveira Conceição - Pedreiro - Fortuna - Maranhão
Reijunho Lima de Oliveira - Pedreiro - Fortuna - Maranhão
Marcelo Alves de Moraes - Soldador - Fortuna - Maranhão
José Sebastião da Silva - Vibradorista - Furtuna - Maranhão
Jhonatan Aguiar de Sousa - Operador de Grua - Fortuna - Maranhão
Izaquiel Soares dos Santos - Carpinteiro - Fortuna - Maranhão

Dorival Pereira Feitosa - Carpinteiro - São Domingos - Piaui

Cezar Lucena da Silva
- Soldador - Sergipe


Fonte: serginhoabreu.blogspot.com.br

Ministros comentam relatório sobre Índice de Desenvolvimento Humano

No relatório, o Brasil é constantemente elogiado e citado como modelo de desenvolvimento com inclusão social
Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (14), os ministros Aloizio Mercadante, da Educação, e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, comentaram o relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), segundo o qual o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil continua a subir.
No relatório, o Brasil é constantemente elogiado e citado como modelo de desenvolvimento com inclusão social. O país é considerado referência na inovação de políticas públicas na área de distribuição de renda, sendo um dos países que mais aceleraram a redução da desigualdade do mundo.
Entretanto, os ministros questionam os indicadores utilizados pelo Pnud, com dados do Brasil desatualizados, que não refletem os avanços obtidos, em especial na área da educação. Dois indicadores apresentam grandes distorções: a “Média de Anos de Escolaridade” e os “Anos de Escolaridade Esperados”. Segundo Mercadante, dados do IBGE 2011 indicam um valor de 7,4 anos para população de mais de 25 anos, enquanto o Pnud utiliza o valor de 7,2.
Em relação aos “Anos de Escolaridade Esperados”, foram desconsiderados 4,6 milhões de crianças de cinco anos matriculadas na pré-escola e na classe de alfabetização, pois o valor adotado pelo Pnud continua o mesmo desde 2000. De acordo com o ministro, o Brasil subiria cerca de 20 posições no ranking do IDH se os indicadores fossem atualizados e a defasagem corrigida.

Fonte: JL/Ass. Planalto

quinta-feira, 14 de março de 2013

Avião que caiu e matou 10 no Pará voava irregularmente, diz Anac

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu preventivamente as atividades da empresa Fretax Táxi Aéreo, proprietária da aeronave que caiu na noite da terça-feira (12), a cinco quilômetros do aeroporto de Monte Dourado, em Almeirim (807 km de Belém). A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (14).
Segundo a Anac, o avão não tinha autorização para levantar voo sem um copiloto. 
A Anac informou ainda que um processo administrativo foi aberto para apurar o caso. As investigações sobre as causas do acidente, porém, estão sendo conduzidas pelo Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que informou que a aeronave transportava apenas um tripulante e nove passageiros quando caiu em uma região de mata fechada.
A Anac informou que vai aguardar a confirmação oficial da investigação da Aeronáutica, com as informações coletadas no local do acidente e do plano de voo da aeronave.
"Com essas informações, a Agência abre um processo administrativo para verificar se o piloto possui habilitação e Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válidos e se a aeronave envolvida no acidente estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em dia, além de checar os certificados do operador da aeronave (responsável pela aeronave)."
Em nota enviada nessa quarta-feira (13), a empresa Fretax disse que "a aeronave encontrava-se plenamente aeronavegável e estava com todas as revisões atualizadas, e o tripulante, com habilitação e exame médico válidos".

O avião

O avião que caiu era modelo Embraer 821-Carajá, prefixo PT-VAQ. A aeronave caiu em uma área particular de uma produtora da celulose, a cinco quilômetros da pista do aeroporto de Monte Dourado. As dez vítimas morreram carbonizadas. O avião saiu do aeroporto de Belém na tarde da terça-feira.
Os destroços do avião só foram encontrados pela FAB (Força Aérea Brasileira) às 6h30 dessa quarta-feira (13), quase dez horas depois da notificação do desaparecimento. Os corpos da vítima chegaram na noite dessa quarta a Belém, onde passarão por necropsia. Os nomes das vítimas não foram informados.
O avião havia sido fretado pela Cesbe S.A. Engenharia e Empreendimentos, de Curitiba, que lamentou a morte dos funcionários que iriam trabalham em obras de um hidrelétrica.
Segundo a empresa, a Fretax atende à Cesbe no trajeto desde outubro de 2011. "Desde as primeiras horas em que soube do acidente, a Cesbe constituiu uma equipe com o objetivo de acompanhar de perto todos os passos que envolvem o caso. Entre outras medidas, o apoio logístico no resgate das vítimas, bem como o suporte e auxílio aos familiares dos funcionários envolvidos no acidente", informou a empresa. 

 Fonte: www.uol.com.br

quarta-feira, 13 de março de 2013

QUEDA DE BIMOTOR EM MONTE DOURADO MATA DEZ PESSOAS

Um avião bimotor modelo carajás, pertecente a empresa Fretax Aéreo, registrado sob a matrícula PT-VAQ caiu na área de plantio de eucalipto 06 pertencente a Jari Celulose nas proximidades do aeroporto da Serra do Areião, no distrito de Monte Dourado na noite de ontem (12) por volta das 20h30.
Informações dão conta de que dez  pessoas, o piloto e os nove passageiros morreram carbonizados.


Os passageiros eram operários da empresa Cesbe que trabalhavam na construção da hidrelétrica Santo Antônio do Jari.                                          
                     Destroços da aeronave           Foto: Sérgio Abreu
Apesar de ter caído próximo a uma estrada, a aeronave só foi localizada por volta das 7h30 de hoje (13) e os corpos, ou que restou deles ainda estão no local aguardando a perícia médica.
Após a perícia, os corpos devem ser levados para o IML (Instituto Médico Legal) de Belém, Pará.

AVIÃO BIMOTOR CAI PRÓXIMO DO AEROPORTO DE MONTE DOURADO

Dez corpos foram localizados, segundo o Instituto Médico Legal. Aeronave levava funcionários para hidrelétrica no Amapá.
Fonte: Diário on-line
Dez pessoas morreram após um acidente com um bimotor nas proximidades do aeroporto de Monte Dourado, Pará. O acidente aconteceu por volta das 20h30 desta terça-feira (12) e o avião foi encontrado por volta da 7h30 da manhã desta quarta-feira (13). A aeronave levava funcionários para a Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, no estado do Amapá, e caiu a 20 km do aeroporto de Monte Dourado.

O avião modelo Embraer 821-Carajá, prefixo PT-VAQ, da companhia de táxi aéreo Fretax, fretado pela Cesbe (companhia de engenharia responsável pela construção da hidrelétrica), saiu de Belém às 19h, com dez pessoas a bordo – o piloto e mais nove trabalhadores da Cesbe.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) realiza um mapeamento dos destroços do bimotor, encontrados numa região de mata de uma vila da região. As razões da queda da aeronave serão investigadas.                                                                                                            
Avião bimotor caiu em Almeirim, no noroeste do Pará    
Foto: Sérgio Abreu
Peritos do Instituto de Criminalística e auxiliares do Instituto Médico Legal (IML) foram enviados ao local do acidente para fazer a remoção dos dez corpos localizados.

Em nota, a Fretax confirmou que dez pessoas morreram no acidente e lamentou o ocorrido com a aeronave de sua propriedade. A empresa disse que as causas serão apuradas. "No momento, a empresa está prestando total assistência aos envolvidos no sinistro, bem como tomará todas as providências junto aos seus familiares, que receberão todo suporte e informações necessárias. A aeronave encontrava-se plenamente aeronavegável e estava com todas as revisões atualizadas, e o tripulante com habilitação e exame médico válidos", informou a Fretax.                                                                                                                       
                                  Destroços d bimotor                      Foto: Lucivaldo Nobre

Fonte: G1

Vara da Infância e da Juventude dará início ao projeto social “Jari de esporte campeão”

A Comarca de Laranjal do Jari, por meio da Vara da Infância e da Juventude, que tem como titular a Juíza Carline Regina de Negreiros Cabral Nunes dará início ao projeto social “Jari de esporte campeão”. Os materiais, que serão usados para execução do projeto, foram entregues pelo Presidente da Comissão de Administração do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude do Estado do Amapá – FAJIJ, Desembargador Gilberto Pinheiro à Juíza Carline Negreiros Cabral Nunes.
Os materiais foram adquiridos com recursos do FAJIJ.
Por meio de atividades como natação, xadrez, vôlei e futebol, o Projeto objetiva retirar crianças e adolescentes da situação de risco social, além de proporcionar uma educação integrada e promover o intercâmbio social e desportivo entre os participantes. “Poderemos incrementar as boas relações entre os menores que estiverem em situação de risco social, menores infratores, ou que necessitem de algum tipo de atendimento em que o esporte possa vir a contribuir de forma positiva para sua recuperação”, disse a Juíza Carline Negreiros.
As atividades do Projeto “Jari de esporte campeão” serão realizadas nas Escolas Professora Sônia Henriques Barreto, Mineko Hayashida e na Praça da Juventude.

Este é o primeiro projeto executado na área da Infância e Juventude da Comarca de Laranjal do Jari, dos nove apresentados e aprovados pelo FAJIJ, na gestão da Juíza Carline Negreiros. A Comarca de Laranjal do Jari tem executado ao longos dos anos, projetos sociais que beneficiam a comunidade da região do Vale do Jari.

Fonte: www.correaneto.com.br

segunda-feira, 11 de março de 2013

CAI O ÍNDICE DE HOMICÍDIOS NO AMAPÁ


A renovação das frotas policiais, a modernização de equipamentos e os investimentos em recursos humanos e o policiamento comunitário reduziram em 34,48% o índice de homicídios em Macapá, que concentra 60% da população do Estado. O declínio foi de 203, em 2010, para 133, em 2012. No Amapá, a redução registrada foi de 23%, com uma queda de 295 (2010) para 228 (2012) homicídios.
De acordo com o Relatório Integrado de Segurança Pública da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), as variações referentes à capital caíram de 52,38 homicídios por cada grupo de cem mil habitantes, em 2010, para 32,01, em 2012. A análise segue a metodologia de classificação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O sucesso nos resultados está diretamente ligado à estruturação da Segurança Pública, a partir de 2011. O Governo do Estado investiu em novas viaturas e equipamentos, que foram incorporados à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Instituto de Administração Penitenciária e Departamento Estadual de Trânsito. Junto com o aparelhamento, foram chamados os concursados da PM e do Iapen.
O reforço na Segurança Pública também fez subir o volume de drogas apreendidas. Somente no primeiro semestre de 2012, a quantidade foi 80% superior a todo o ano de 2011, em que a Polícia Civil já havia registrado um crescimento de 700% em relação às apreensões de entorpecentes em 2010.
O efeito do comprometimento da Segurança Pública com a população também fez despencar o número de fugas e homicídios dentro do Iapen. O saldo negativo de fugas chegou a 82% em 2012, com relação a 2010.
"Ainda estamos longe de alcançar o ideal, mas temos trabalhado duro   em busca da redução da criminalidade no Estado", afirmou o governador, Camilo Capiberibe.
Polícia cidadã
A face mais visível da Segurança Pública do Amapá é o policiamento comunitário, onde foi implementada uma nova filosofia, a de proximidade com a população. A primeira Unidade de Polícia Comunitária (UPC) foi instalada no bairro das Malvinas, em Laranjal do Jari, em dezembro de 2011. Um ano depois, o número de homicídios caiu 61% no município.
O modelo, que tem na população o principal aliado para combater a violência, já está sendo replicado em Santana e Macapá. No final do ano passado, foram inauguradas as UPCs da Baixada do Ambrósio, na área portuária de Santana, e no Novo Horizonte, em Macapá, e duas obras estão em andamento, a UPC do Igarapé da Fortaleza e a UPC do Araxá/Pedrinhas.
Segurança nas fronteiras
Através da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), o Ministério da Justiça tem programados investimentos de R$ 15 milhões no Amapá. O programa já está em execução.
Os recursos estão sendo aplicados na estruturação de unidades especializadas de fronteiras da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Corpo de Bombeiros.
O Estado incluiu quatro municípios na política de fronteira: Oiapoque, Calçoene, Amapá e Laranjal do Jari. Em todos eles, está sendo trabalhado o fortalecimento da segurança pública nos serviços de inteligência; inovações tecnológicas de monitoramento e controle fronteiriços; e reaparelhamento de centros e postos integrados.

Fonte: www.jornaldiadia.com.br

Seed promove processo seletivo para técnicos e docentes que irão atuar no Pronatec

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Educação Profissional, está promovendo, nos dias 7, 8 e 11 de março, o Processo Seletivo Simplificado para técnicos e docentes que irão atuar no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a partir de 1° de abril de 2013.
As inscrições são feitas no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, localizado na Avenida Duque de Caxias, Centro, nos horários das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.
Estão sendo ofertadas 1.299 vagas para docentes e 138 para não docentes nos diferentes eixos tecnológicos para cursos de formação inicial, continuada e cursos técnicos nas seguintes escolas que possuem o Ensino Médio Integrado e centros: Escola Estadual José Barroso Tostes em Santana; Escola Estadual Mineko Hayashida, em Laranjal do Jari; Escola Estadual Joaquim Nabuco, em Oiapoque; Escola Estadual Esther Virgolino, em Macapá; Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza; Centro de Educação Profissional de Santana Maria Salomé Gomes Sares; Centro de Educação do Amapá Josinete Oliveira Barroso; Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá.

Adryany Magalhães/Seed
 
 www.correaneto.com.br

Aprovada PEC sobre funcionários do Amapá e de Roraima

A Câmara dos deputados aprovou projeto que altera a Constituição e autoriza servidores públicos dos ex-territórios do Amapá e Roraima a integrarem o quadro de servidores da União.
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) foi aprovada por 388 votos a 3 e apenas uma abstenção. Para a proposta seguir ao Senado, ainda é necessário a votação do segundo turno, o que ocorrerá após cinco sessões no plenário da Casa.

O projeto atinge servidores públicos federais, servidores municipais e integrantes da Polícia Militar que comprovem que prestavam serviço aos ex-territórios na data na qual foram transformados em Estados. Amapá e Roraima deixaram de ser territórios e passaram a ser Estados em janeiro de 1991.

Sem alteração
Os servidores e policiais militares continuarão prestando serviços aos respectivos Estados, cedidos pela União.
Uma emenda prevendo a equiparação dos salários dos PMs dos dois Estados aos salários pagos pelos militares do Distrito Federal foi inserida no texto original, mas derrubada pela maioria dos deputados.

Após a aprovação da PEC pelo Congresso, os servidores terão um prazo de 180 dias para optarem pela incorporação ou não ao quadro da União.

Salários
Também foi aprovado projeto de lei que trata sobre a remuneração dos servidores do ex-Território Federal de Rondônia. Uma PEC aprovada em 2009 garantiu os direitos dos servidores, mas ainda restava ser feita a regulamentação feita por meio do projeto de lei aprovado.

O custo decorrente da implementação da proposta é de R$ 988 milhões em 2014, e de R$ 1 bilhão em 2015 e nos anos subsequentes.

 Fonte: www.hojeemdia.com.br

PESCAP OFERECERÁ 100 TONELADAS DE PEIXE A PREÇO POPULAR NA SEMANA SANTA

Serão 13 pontos de venda na capital e em mais cinco cidades do interior do Estado, 

durante a Semana Santa. Quilo do peixe é partir de R$ 3,50.

Foto: Juçara Menezes / Portal Amazônia
Espécies nativas de Amazônia e de alto mar 
serão vendidas a preços populares em Macapá
Seis cidades de Amapá, incluindo a capital, recebem 100 toneladas de 
peixe que serão ofertados à população a preços reduzidos, durante 
 o período da Semana Santa. A iniciativa é da Agência de Pesca do 
Amapá (Pescap), por meio do projeto Peixe Popular. Os peixes estarão 
disponíveis em 13 pontos de Macapá e nas cidades de Santana, 
Laranjal do Jari, Mazagão, Tartarugalzinho e Calçoene, de 26 a 29 de 
março.

Com a intenção de mudar o hábito amapaense de consumir apenas espécies
 regionais, o quilo de peixes de alto mar como curvina, bagre e pescada 
amarela será vendido a R$ 6. A intenção, segundo a Pescap, é equilibrar 
os preços. Tradicionalmente, os peixes mais procurados são as espécies 
amazônicas dourada, pescada e o tucunaré. Apesar da maior oferta, são 
peixes mais caros.

“O preço respeitará a tabela do ano passado, entre R$ 3,50 e R$ 8 o quilo. 
Os peixes mais nobres sairão na média de R$ 13. Queremos atender todas as
 classes sociais, para que a família amapaense possa comer o peixe que deseja 
não só na Semana Santa, mas também em outros períodos do ano”, disse o 
presidente da Agência de Pesca do Amapá, João Bosco Alfaia Dias.

A equipe do projeto Peixe Popular, pescadores e fornecedores receberão 
material necessário para a vendas de peixes. “O óleo diesel para o transporte, 
a sacola, o avental e a balança. Toda a estrutura para venda será oferecida às 
colônias de pescadores para que não precisem tirar do seu lucro tal despesa”, 
adiantou o presidente da Pescap.

 Fonte: www.portalamazonia.com.br