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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sindicato dos servidores públicos da educação pede apoio ao senador Randolfe

O Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) recebeu os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Estado do Amapá (Sinsepeap) para tratar sobre o direito dos profissionais da educação do ex-território do Amapá de incorporação da Gratificação Específica de Atividade Docente do Ensino Fundamental, Médio e Tecnológico (GEAD), sem a distinção de titulação. O Senador vai intermediar a conversa do Sindicato com a Ministra de Planejamento, Miriam Belchior, em Brasília.
De acordo com o Sinsepeap, o pagamento é referente ao retroativo de 19 meses de GEAD, que compreende ao período de maio/2004 a novembro/2005, até o momento, apenas 1500 profissionais do ex-território do Amapá terão seu direito garantido, os outros 1622 docentes de nível médio, que teriam sido equiparados a graduados, estão em um impasse para o recebimento da gratificação.
A previsão é que este ano seja pago em média R$20 mil para cada professor, até o final do ano. “Nós precisamos da anuência do Ministério do Planejamento, já que estes professores tiveram esse reconhecimento de titulação pelo Supremo Tribunal Federal, não é agora que tem que ser feita essa distinção. É preciso que seja aceito o enquadramento pela equiparação assinado previamente”, afirmou o presidente do sindicato, Aroldo Rabelo.
“Nós vamos marcar uma reunião de trabalho com a Ministra do Planejamento e apresentar essas questões para buscar resolução para este impasse o quanto antes e garantir que todos recebam a gratificação”, disse o Senador Randolfe. 

Fonte: www.correaneto.com.br

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Movimentos sociais no Amapá realizam Fora a Renan, Moisés Souza e Edinho Duarte

Movimento pede também a cassação de Moisés Souza e Edinho Duarte

Após a entrega de mais de 1.5 milhões de assinaturas pedindo o impeachment do presidente do senado (senador Renan Calheiros) realizado no dia 20 de fevereiro, as organizações sociais realizam em todo Brasil atos exigindo a saída de Renan da direção da casa revisora. Os atos ocorrerão nos dias 23 e 24 de fevereiro.
No Amapá a atividade será realizada no dia 23, sábado, a partir das 16 horas na Praça da Bandeira.
Na pauta local será exigida a abertura de processo de investigação e cassação dos deputados Moisés Souza e Edinho Duarte. Sobre estes pesam diversas denúncias de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, peculato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Tais denúncias já foram recebidas pelo Tribunal de Justiça, que, reconhecendo a gravidade dos fatos, promoveu o afastamento dos dois deputados da direção da Assembleia Legislativa do Amapá.
Outros temas também farão parte do ato, como as arbitrárias prisões dos trabalhadores de Ferreira Gomes e a afrontosa suspeição do desembargador Constantino Brahuna nos processos envolvendo o deputado e amigo pessoal Moisés Souza.
O FORA RENAN, como ficou conhecido nacionalmente o movimento, ocorrerá em pelo menos 15 capitais.
A atividade no Amapá tem como identidade o pacifismo, a independência e o apartidarismo. Sugere-se ainda que os participantes vistam roupas pretas, brancas ou de suas entidades sociais.

Fonte: chicoterra.com

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Plano Brasil Sem Miséria retira 22 milhões de pessoas da extrema pobreza

A presidenta Dilma Rousseff anunciou na terça-feira (19), durante cerimônia no Palácio do Planalto, a extensão da complementação de renda do Bolsa Família para alcançar os últimos 2,5 milhões de beneficiários do programa que ainda permaneciam em situação de extrema pobreza. Assim, o governo federal alcançou uma marca histórica: a retirada de 22 milhões de brasileiros da extrema pobreza, do ponto de vista da renda.
Com a medida, não existirá mais, no Bolsa Família, nenhuma família com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa. Este é o valor adotado como referência no Plano Brasil Sem Miséria e representa o primeiro passo para que essas famílias possam superar a situação de extrema pobreza. A complementação de renda para esses 2,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família terá investimento de R$ 773 milhões em 2013. O pagamento se inicia em março.
O governo ainda trabalha para incluir nos programas sociais todas as pessoas que vivem na extrema pobreza no Brasil e ainda são invisíveis ao poder público. Desde o início do Brasil Sem Miséria, em junho de 2011, 791 mil famílias com este perfil foram localizadas, cadastradas e incluídas no Bolsa Família. Estima-se que ainda haja outras 700 mil fora do cadastro. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, não há restrição orçamentária para a inclusão dessas pessoas nos programas sociais.
Veja abaixo a apresentação feita pela ministra Tereza Campello durante anúncio da extensão da complementação de renda do Bolsa Família.

Fonte: blog.planalto.gov.br

Juízes de Laranjal do Jari visitam Reserva do Iratapuru para preparar Ação Itinerante na localidade

Os Juízes da Comarca de Laranjal do Jari, Heraldo Nascimento da Costa, Carline Regina de Negreiros Cabral Nunes e Ailton Marcelo Mota Vidal, visitaram a comunidade da Reserva Extrativista do Iratapuru, no município de Laranjal do Jari, Sul do Amapá. A ida à região foi para verificar a logística que será empregada pela Justiça do Amapá e parceiros, durante a realização de uma Ação Itinerante que vai ocorrer naquela localidade no dia 15 de março de 2013.
Os Magistrados verificaram os espaços para atendimento, refeição, exames, expedição de documentos, entre outros. Para realização da ação, os contatos e parcerias já estão sendo mantidos e, até o momento, a Comarca de Laranjal, através do Juizado Especial e Vara da Infância e Juventude, e o Município de Laranjal já firmaram parceria para a ação e aguardam manifestação de outros parceiros. 

REGIÃO DO IRATAPURU

A Comunidade de São Francisco do Iratapuru surgiu junto com a criação da Reserva Extrativista do Rio Iratapuru. Está localizada na região do então lugarejo de Barraca do Boca, unindo a maioria dos ribeirinhos do Rio Iratapuru e criando a comunidade de São Francisco do Iratapuru, onde foi instalada uma fábrica da Natura Ekos para a retirada de óleos para a fabricação de cosméticos.
Hoje, a Comunidade possui aproximadamente 250 habitantes, onde estão instaladas a Fábrica de óleos, Igreja Católica, Igreja evangélica, Posto de Saúde e Escola. O óleo de castanha retirado pelos ribeirinhos é entregue mediante contrato para a Natura, o que faz a comunidade ter um mínimo de desenvolvimento.

Colaboração: Juiz Heraldo Costa
Bernadeth Farias - Assessora de Comunicação Social

 Fonte: tj-ap.jusbrasil.com.br

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática iniciam no país

Começaram ontem, segunda-feira (18), as inscrições para alunos de escolas públicas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013. Este período vai até o dia 5 de abril e está previsto que cerca de 20 milhões de alunos do país inteiro participem desta competição.
O objetivo da olimpíada é que seja estimulada a revelação de alunos que tenham aptidão para matemática. Qualquer escola pública vai poder realizar a inscrição de alunos nos três níveis. O nível 1 é de alunos que estão na 6º ou 7º anos do ensino fundamental, o nível 2 para alunos do 8º e 9º anos e o nível 3 para estudantes do 1º até o 3º ano do ensino médio.
As provas na primeira fase desta competição vão ser aplicadas em 4 de junho, o horário vai ser definido na própria escola. Os alunos que tiverem o melhor desempenho vão ser classificados à segunda fase, que vai ocorrer no dia 14 de setembro, a partir das 14h30, no horário de Brasília, e os locais ainda vão ser definidos.
Na edição de 2013, vão ser lançados clubes de matemática para que o estudo desta disciplina possa vir a ser disseminado em todo o país e seja incentivado o desenvolvimento do intelecto dos alunos. Desde o dia 15 de fevereiro, alunos do país podem formar seus Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los através do blog do Obmep.
A divulgação de quais são vencedores desta olimpíada vai ser realizada em 29 de novembro. No total 6 mil alunos vão ser premiados recebendo medalhas, dentre elas são 500 de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze. Fora isso, 46.200 estudantes vão ganhar menções honrosas. Os medalhistas vão ser convidados a participar do Programa para Iniciação Científica da Obmep no ano que vem.
Esta olimpíada trata-se de um projeto realizado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ocorre desde o ano de 2005. Ela é promovida através dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, junto da Sociedade Brasileira de Matemática. Em 2012, houve a participação de mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas brasileiras.


 Fonte: www.noticiasbr.com.br

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

10 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE BULLYING

 

1. O que é bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

2. O que não é bullying?

Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying. Para que seja bullying, é necessário que a agressão ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho, por exemplo). Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying. 

3. O bullying é um fenômeno recente?

Não. O bullying sempre existiu. No entanto, o primeiro a relacionar a palavra a um fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega, no fim da década de 1970. Ao estudar as tendências suicidas entre adolescentes, o pesquisador descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, o bullying era um mal a combater.

4. O que leva o autor do bullying a praticá-lo?

Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, sente-se satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.

5. O espectador também participa do bullying?

Sim. O espectador é um personagem fundamental no bullying. É comum pensar que há apenas dois envolvidos no conflito: o autor e o alvo. Mas os especialistas alertam para um terceiro personagem responsável pela continuidade do conflito.

6. Como identificar o alvo do bullying?

O alvo costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. ''Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir'', afirma o pediatra Lauro Monteiro Filho. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno procura ajuda, a tendência é que a provocação cesse. 

7. Quais são as consequências para o aluno que é alvo de bullying?

O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar o grupo e apresentar baixo rendimento.

8. O que é pior: o bullying com agressão física ou o bullying com agressão moral?

Ambas as agressões são graves e têm danos nocivos ao alvo do bullying. Por ter consequências imediatas e facilmente visíveis, a violência física muitas vezes é considerada mais grave do que um xingamento ou uma fofoca.A dificuldade que a escola encontra é justamente porque o professor também vê uma blusa rasgada ou um material furtado como algo concreto. Não percebe que a uma exclusão, por exemplo, é tão dolorida quanto ou até mais.

9. Existe diferença entre o bullying praticado por meninos e por meninas?

De modo geral, sim. As ações dos meninos são mais expansivas e agressivas, portanto, mais fáceis de identificar. Eles chutam, gritam, empurram, batem. Já no universo feminino o problema se apresenta de forma mais velada. As manifestações entre elas podem ser fofocas, boatos, olhares, sussurros, exclusão. 

10. O que fazer em sala de aula quando se identifica um caso de bullying?

Ao surgir uma situação em sala, a intervenção deve ser imediata. "Se algo ocorre e o professor se omite ou até mesmo dá uma risadinha por causa de uma piada ou de um comentário, vai pelo caminho errado. Ele deve ser o primeiro a mostrar respeito e dar o exemplo", diz Aramis Lopes Neto, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O professor pode identificar os atores do bullying: autores, espectadores e alvos. Claro que existem as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. Mas é necessário distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o pediatra Lauro Monteiro Filho.

Veja os conselhos dos especialistas Cléo Fante e José Augusto Pedra, autores do livro Bullying Escolar
(132 págs., Ed. Artmed, tel; 0800 703 3444):
- Incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças por meio de conversas, campanhas de incentivo à paz e à tolerância, trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação de diferentes papéis em um conflito;
- Desenvolver em sala de aula um ambiente favorável à comunicação entre alunos;
- Quando um estudante reclamar de algo ou denunciar o bullying, procurar imediatamente a direção da escola.

Fonte:http: revistaescola.abril.com.br
                  elibioeducadora.blogspot.com.br
 
 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA DA ESCOLA NAZARÉ RODRIGUES - ENAR

A Escola Estadual Profª. Maria de Nazaré Rodrigues da Silva foi criada em 04 de março de 1991, sob o decreto nº. 0047 na gestão do Governador Annibal Barcellos.
A escola está situada na Avenida Cultura, 277, Bairro Agreste, no município de Laranjal do Jari, no Estado do Amapá.
O nome da escola é uma homenagem à professora Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, que atuou durante treze anos no magistério, lecionando as disciplinas Ciências e Matemática na Escola Agrupada do Jari, hoje Escola Estadual Sônia Henriques Barreto. O brilhante trabalho que desenvolveu como educadora foi interrompido com o seu falecimento em virtude de complicações no parto, no Hospital de Monte Dourado/PA no dia 30 de setembro de 1990.
A escola começou a funcionar com 08 salas de aula, 01 secretaria, 01 diretoria, 01 copa, 01 sala de professores e 02 banheiros. O ensino era destinado para 10 turmas de 1ª a 4ª série com 383 alunos e 06 turmas de 5ª a 8ª série com 205 alunos manhã e tarde. A equipe de profissionais que atuavam na escola era composta por professores, 01 diretor, 01 secretária e agentes de limpeza e merendeiras.
Em 22 de julho de 1992, ainda na gestão do Governador Annibal Barcellos foi concedida a autorização para a implantação gradativa do ensino de 1º grau, 5ª à 8ª sob a Portaria nº. 0322/92 – SEECE.
Em 22 de setembro de 2000, após 09 anos de atuação sem reconhecimento legal, o Governador João Alberto Rodrigues Capiberibe legalizou o ensino de 1º Grau de 1ª a 8ª série,
regular e supletivo ministrado pela referida escola sob a Resolução Nº. 108/00 - CEE /AP, integrando assim a escola ao Sistema de Ensino do Estado do Amapá conforme Art. 2º. A referida resolução determinou ainda que, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Nº. 9.394/96, os níveis concluídos sob a égida da referida Lei, passassem a adotar as seguintes nomenclaturas: I – Educação Infantil, II – Ensino Fundamental, III Ensino Médio e IV – Ed. Jovens e Adultos.
Ao longo de sua história, a Escola Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, passou por várias transformações, na estrutura física com a construção de mais 08 salas de aulas, aumento no número de banheiro e do muro em torno da escola e em seu corpo administrativo, docente e discente.
Já foi dirigida por gestores incluindo a atual gestão, vejamos os gestores de acordo com a seqüência abaixo:
Fernando Vicente Corrêa
Marivaldo da Silva Lopes
Nanes Elizabete Isachson da Silva
Ivete de Fátima Barroso
Júlia Constantino Medeiros
Ângela Maria Freire Silveira
Marta Magno Barroso
Olendina dos Santos Conceição (Interina)
Maria Noêmia Araújo de Freitas
Sandra Maria Cunha
Valmeres dos Santos Moraes Rego
Maria da Conceição Cunha
Antônio Pinto Duarte (Atual Diretor)
Atualmente a Escola Estadual Profª Maria de Nazaré Rodrigues da Silva, atende 1.476 alunos. Funciona nos três turnos manhã, tarde e noite, cada turno com 16 turmas que se estende de 3ª série do Ensino Fundamental a 2ª Etapa do Ensino Médio de Ed. de Jovens e Adultos.
A escola está equipada com 01 Sala de Aula de Tecnologia Educacional – TV Escola, 01 Biblioteca, 01 Sala de Leitura e 01 Sala de Aula de Tecnologia da Educação - LIED, 01 Sala para Educação Especial e 01 Laboratório de Ciências.
A escola oferece as Modalidades de Ensino Fundamental de 3ª a 8ª série, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio – EJA.
A educação que se estabelece na escola tem por finalidade a formação humana, que transcende a formação para o trabalho, ou para a sobrevivência. Visa preparar para a vida, para o desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade. Não apenas preparar para que usufruam destes bens futuramente, procura-se propiciar meios para que a experiência escolar seja prazerosa para os alunos desde já, através relação humana dialógica, em que professores e alunos atuam como sujeitos.
A democratização das relações intra-escolares é o alicerce dos processos estabelecidos tais como a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE; Projeto Político-Pedagógico – PPP; Regimento Escolar; Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF; Caixa Escolar, que além de responder às exigências para o processo de legalização da instituição, visam melhorar a qualidade da escola, cumprindo sua função, que é a formação das novas gerações para atuação cidadã na sociedade.

Fonte: www.nazarerodrigues.com.br

Presidente do TJAP será homenageado em Laranjal do Jari em Sessão conjunta dos três Poderes

Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, uma Sessão comemorativa em homenagem ao Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá. A Sessão será conjunta dos três poderes: Executivo (Prefeitura de Laranjal), Legislativo (Câmara de Vereadores) e Judiciário (Comarca de Laranjal) para homenagear aquele que foi o grande incentivador da expansão da Justiça na Região do Jari.
Desde o início dos anos 2000, o Desembargador-Presidente, Mário Gurtyev de Queiroz, com uma visão de autêntico líder, visualizando o crescimento populacional da Região do Vale do Jari e a demanda jurisdicional, intentou ações para tornar os trabalhos judiciários mais acessíveis à população.
Só para relembrar, até outubro de 2003, a região toda do Vale do Jari contava com apenas uma Vara Única em Laranjal e Vitória do Jari. Em 1º de novembro daquele ano, o Desembargador Mário, na Presidência do TJAP, implantou a 2ª Vara de Laranjal, com a construção de um anexo.
Hoje, a justiça do Amapá no Vale do Jari conta com 4 varas em Laranjal e 1 em Vitória do Jari. Sendo que Laranjal conta também com o prédio mais moderno da Justiça do Amapá, projetado, iniciado e concluído em três gestões (Desembargadores Agostino Silvério, Dôglas Evangelista e Mário Gurtyev).
O novo Fórum na região Sul do Amapá é considerado uma das arquiteturas mais modernas do Estado. O espaço fica localizado na Avenida Tancredo Neves, próximo à esquina com a Rua Emílio Neves, na sede do município. Com área construída de 3.453,45m2 e dotado das mais modernas e confortáveis instalações. O novo Fórum foi inaugurado no dia 11 de maio de 2012.
A sessão da próxima segunda-feira será para homenagear o Des. Mário Gurtyev, por ser o porta-voz dos anseios dos jurisdicionados da região do Jari, e será realizada no plenário do Fórum de Laranjal do Jari, com a presença do prefeito, vereadores e magistrados.
Colaboração: Juiz Heraldo Costa
Bernadeth Farias
Assessora de Comunicação Social 


Fonte: tj-ap.jusbrasil.com.br

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS EM EDUCAÇÃO NA UNIFAP

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Núcleo UAB/UNIFAP, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, tornam público, pelo presente Edital, as normas do PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO DE ALUNOS às vagas disponibilizadas ao Curso de Especialização em Mídias na Educação. As inscrições serão realizadas no período de 30 de janeiro a 23 de fevereiro de 2013 e o curso será executado, na modalidade à distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, oferecidos pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

DO PERFIL DOS CANDIDATOS

1.1. Primeiro critério do público alvo: ser professor efetivo em esfera federal, estadual ou municipal.
1.2. Segundo critério do público alvo: professores da rede privada com interesse nas temáticas que focam o curso.
1.3. Ter disponibilidade de horário para realizar os estudos durante 10 horas por semana;
1.4. Ter possibilidade para:
a) Realizar atividade de estudo on-line durante, no mínimo, 04 horas semanais no período do curso.
b) Participar de pelo menos cinco encontros presenciais no respectivo Polo UAB:
c) Desenvolver outras atividades encaminhadas pelos Tutores;
1.5. Possuir relativa familiaridade com o uso de computadores e Internet.

Polo Macapá: 100 Vagas Polo Santana: 50 Vagas Total de Vagas: 150 Vagas

Local de Inscrição: Coordenação do Curso de Especialização em Mídias na Educação
Endereço: Campus Marco Zero. Prédio do Centro de Vivência (ao lado do Banco Santander)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Consulta para verificar nome sujo passa a ser gratuita

                                                     
Imagem: arquivo Google
O consumidor brasileiro pode consultar pela internet, de maneira gratuita, se seu nome está sujo. De acordo com a Boa Vista Serviço, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), a consulta é feita a partir do CPF e auxilia a identificar possíveis débitos, restrições ou pendências financeiras.

Para efetuar a consulta, o consumidor deve acessar o site consumidor positivo e se cadastrar.
Além de consultar os débitos, o site disponibiliza os dados dos credores para uma negociação direta da dívida, sem intermediários. A consulta pode ser feita a qualquer momento, mesmo que nenhuma carta ou comunicado tenham sido recebidos. Também no site, o consumidor encontra informações sobre o "Acertando suas Contas", programa de sustentabilidade de crédito, com orientações sobre educação financeira. Além disso, pode autorizar seus dados a fazer parte do cadastro positivo.
 
Fonte: www.folhadeparnaiba.com.br

Conheça o Segredo da origem de Paulo Henrique Ganso


PAI BIOLÓGICO DE PAULO HENRIQUE  
GANSO JOGOU  NO CLUBE REMO EM BELÉM
Amarildo Chagas, o pai biológico de Paulo Henrique Ganso, é ídolo em Laranjal do Jari, cidade do Amapá apaixonada por futebol. Primeiro, por ter sido seis vezes campeão com a seleção do município no Intermunicipal de Amadores do estado, competição mais badalada do que o próprio Amapaense de profissionais.
E quem não o conhecia passou a conhecê-lo após a fama do jex-ogador do Santos, agora do São Paulo. Quando caminha pelas ruas, Amarildo é parado por pessoas orgulhosas com o sucesso de Ganso. Na cidade localizada  a 275 quilômetros de Macapá, até quem não acompanha futebol se sente feliz por ter o pai do astro como conterrâneo.
 "É uma satisfação para nós, aqui nesse fim de mundo, ver o Ganso jogar e saber que o pai dele mora aqui. É a continuação de uma história. Os dois (pai e filho) são muito parecidos jogando" ,disse o taxista Romildo Soares, torcedor do Flamengo, simpatizante do Remo e admirador do Santos por causa de Ganso.

De fato, pai e filho têm semelhanças.  Prestes a completar 50 anos, o ex-jogador demonstra habilidade com a canhota. Corre, bate na bola e orienta os companheiros de maneira parecida com o do filho famoso do Santos.
"O mais curioso é que são iguais no jeito de jogar. Nunca conviveram juntos e jogam na mesma posição, batem com a perna esquerda e têm a mesma habilidade. Essa tal de genética impressiona mesmo" disse o empresário Cesar Aguiar, que vê Amarildo jogar há 20 anos.

O ex-meia do Remo leva uma vida simples. Segue trabalhando com estivador no porto de Vitória do Jari, cidade vizinha, carregando e descarregando navios. Amigos falam que ele não quer exposição, não quer aproveitar-se da fama do filho.

Henrique, como é chamado em casa, foi criado por Julio Tavares de Lima e Maria Creuza Tavares de Lima com um amor incondicional, capaz de fazer a família se mudar do Pará para São Paulo, há quase sete anos, em busca do seu sonho de ser jogador. Só que o menino nasceu de uma relação passageira entre Amarildo, irmão de Creuza, e uma ex-empregada dela. A mãe biológica do menino não quis criá-lo e o deixou na porta da casa dos Lima, em outubro de 1989, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

Amarildo - que jogou em 1988 e 89 pelo Remo (PA) e morou na casa de Creuza - largou o futebol profissional em função de uma lesão no joelho, logo após o nascimento do garoto. Atormentado com a paternidade inesperada, refugiou-se em Laranjal do Jari, cidade de 40 mil habitantes no interior do Amapá, divisa com o estado do Pará. Passou a ver Paulo Henrique poucas vezes, mas na condição de tio.

Ganso percorreu longo caminho até o sucesso

Camisa 10 do São Paulo saiu do futsal para brilhar nos campos. E já foi pontado como uma das maiores revelações do futebol brasileiro nas últimas décadas, Paulo Henrique Ganso teve um longo caminho até, enfim, brilhar no Santos e São Paulo. Conheça a trajetória do camisa 10 do São Paulo:

Nascimento

Nascido no dia 12 de outubro de 1989, Paulo Henrique foi adotado pelos Lima. Desde pequeno, dizem amigos, já mostrava jeito com a bola.

Petrobras

O primeiro passo no futebol aconteceu em um time da Petrobras, ampresa em que o pai adotivo Julio trabalhava. Por conta disso, Ganso carregou como apelido o nome da estatal durante anos.

Tuna Luso

Aos 7 anos, foi levado à Tuna Luso, tradicional clube de Belém. Lá, jogou futsal até os 15 anos. Desde o início, usou a braçadeira de capitão e levantou muitos títulos.

Arrancada

A partir dos 13 anos, passou a dividir o tempo entre a Tuna e o futebol de campo no Paysandu. Dois anos depois,  indicado ao ex-meia Paraense Geovane quem levou para o Santos F.C. A família aceitou o desafio e foi atrás.

Mágoa
O meia Geovane também paraense que brilhou no Santos e no Barcelona o grande responsável pela ida de Paulo Henrique para a Vila Belmiro, não consegue esconder que ficou imensamente triste com algumas atitudes da família adotiva do Ganso, pois esqueceram do meia e colocaram a carreira do Atleta na mão de terceiros para administar, mostrando assim que se esqueceram muito rápido a grande chance que Geovane deu ao jogador paraense.
Profissional desde 2008, ganhou a camisa 10 e já está na mira de clubes europeus como o Milan A.C. e a Inter de Milão, sendo inclusive muito elogiado pelo treinador brasileiro  Leonardo da Inter de Milão.

No ano passado, após muita polêmica o atacante se transferiu para o São Paulo Futebol Clube.  
Fonte: Globo Esporte

Matéria publicada em macfutebolcenter-unidadesantos.futblog.com.br em 19/03/2011

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Receita libera hoje consulta a segundo lote residual do IR de 2008 a 2012

 No dia 15 de fevereiro, serão creditadas, simultaneamente, as restituições para 92.562 contribuintes, totalizando R$ 171.7 milhões
A Receita Federal libera nesta quarta-feira (6) a consulta aos lotes residuais do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente aos exercícios de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008. No dia 15 de fevereiro, serão creditadas, simultaneamente, as restituições para 92.562 contribuintes, totalizando R$ 171.7 milhões.
O lote do exercício de 2012, engloba 64.289 contribuintes, com soma de R$ 119.4 milhões já acrescidos da taxa básica de juros, a Selic (6,60%), correspondente ao período de maio de 2012 a fevereiro de 2013.
No lote referente a 2011, serão creditadas restituições para um total de 12.546 contribuintes, totalizando R$ 27,07 milhões, acrescidos da Selic de 17,35 % (maio de 2011 a fevereiro de 2013).
Quanto ao lote residual do exercício de 2010, serão 7.202 contribuintes, com R$ 14,50 milhões. Nesse caso, a taxa Selic acrescida é de 27,50% (maio de 2010 a fevereiro de 2013).
Com relação ao lote residual do exercício de 2009, 4.783 contribuintes receberão o valor residual, com montante de R$ 7,02 milhões já atualizados pela Selic de 35,96% (maio de 2009 a fevereiro de 2013).
Por fim, o lote residual referente a 2008, vai pagar restituições a 3.742 contribuintes, com R$ 3,70 milhões, atualizados pela Selic de 48,03%, (maio de 2008 a fevereiro de 2013). Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal ou ligar para o Receitafone (146).
Serviço
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. 
 
Fonte: jornalagazeta-ap.com

Servidores do TRE-AP recebem treinamento para cadastro biométrico

Em Macapá, Santana e Calçoene o cadastramento biométrico de eleitores começará no início de março

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) começa os treinamentos de capacitação dos servidores do órgão para atendimentos no cadastramento biométrico. O treinamento será feito em módulos até que todos estejam aptos a utilizar o sistema.
No primeiro módulo, que teve início no dia 4 e deve terminar no dia 5 de fevereiro, dez servidores estão sendo capacitados. O treinamento é ministrado pela chefe da Seção de Urnas e Suporte ao Cadastro Eleitoral, Soraya Souza.
Segundo a Secretária de Tecnologia do TRE-AP, Elinete Freitas, o objetivo é capacitar os servidores da 2ª e 10ª Zonas e servidores da secretaria da justiça eleitoral na coleta biométrica dos dados do eleitor. “Visando à revisão eleitoral para cadastramento biométrico do eleitorado amapaense”, completa Elinete.
Em 2013 o tribunal fará o cadastramento biométrico de toda a população amapaense, afim de que as eleições de 2014 sejam inteiramente biométricas. Em Macapá, Santana e Calçoene o cadastramento biométrico começará no início de março.

Fonte: jornalagazeta-ap.com

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

5 de Fevereiro: Dia do Datiloscopista

Desde tempos imemoriais, o ser humano se preocupa em marcar seus pertences. A datiloscopia é o mais prático e econômico método de identificação humana. Trata-se do registro das impressões digitais e dos métodos para determinar a identidade das pessoas. Apesar do advento da identificação por meio do DNA, a datiloscopia ainda é o método mais viável, por ser mais barato, simples e seguro.
A Bíblia comenta sobre a identificação humana por meio das impressões digitais "Ele assinala a mão de todos os mortais para que reconheçam, cada um, suas obras" (Jó,37,7).
A palavra "datiloscopia" deriva de dois termos greco-latinos: dáktylos (dedos) e skopeîn (examinar). Esse termo foi criado na Argentina, para designar o estudo da identificação humana mediante impressões digitais.
O inventor do sistema datiloscópico foi Juan Vucetich Kovacevich. Antes dele, muitos cientistas fizeram várias tentativas para utilizar a impressão digital como meio seguro de identificação.
O início da evolução dos processos de identificação digital, ou seja, a datiloscopia e as técnicas de identificação utilizadas, começaram no século VII, na China, onde o Código de Yng-Hwui estabelecia que as mulheres divorciadas deviam portar um papel autenticado com a impressão digital do ex-marido. Só a partir de 1300 as impressões passaram a ser usadas mundialmente nos casos de crime.
A datiloscopia é um excelente método para identificação de criminosos, quer para reconhecer os reincidentes, quer para descobrir o autor de um delito, por meio do datilograma - nome técnico do documento que reproduz a impressão digital. Esse método tem quatro princípios fundamentais. O primeiro é o da perenidade, pois as impressões digitais começam a existir a partir do sexto mês de vida fetal e perduram até a decomposição do corpo após a morte.
O segundo é o da imutabilidade, porque a forma original das impressões digitais nunca se modifica. O terceiro é o da classificabilidade, já que as impressões digitais podem ser classificadas para arquivamento e pesquisa. O quarto e último princípio é o da variabilidade, pois as impressões digitais variam de dedo para dedo e de pessoa para pessoa.
A datiloscopia, portanto, é o método que se utiliza desse grande segredo da biologia. Uma foto mostra quem é determinada pessoa, mas se ela mudar a aparência ou tiver uma sósia, poderá haver engano. Entretanto, por meio do datilograma, pode-se afirmar a identidade da pessoa, sem erro.
Por iniciativa do Dr. Félix Pacheco, o Presidente da República, Dr. Rodrigues Alves, assinou o Decreto nº 4.764, em 04 de fevereiro de 1903, introduzindo a Datiloscopia como método mais simples e mais perfeito para identificar criminosos, cadáveres, pessoas desconhecidas e também pessoas honestas.
Uma impressão digital pertence a um determinado indivíduo com uma margem de erro de apenas um em 64 bilhões.
O Decreto Nº 52.871, de 20 de novembro de 1963, instituiu o Dia do Datiloscopista Brasileiro, considerando a data de 5 de fevereiro como a do aniversário da publicação do Decreto nº 4.764, acima citado, que instituiu o sistema datiloscópico no Brasil.
 
Fonte: mnegocio.blog.uol.com.br
           apaginadavida.blogspot.com.br

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PROMOTORIA REALIZA FISCALIZAÇÃO EM CASAS NOTURNAS E BOATES DE LARANJAL DO JARI

A ação foi realizada em conjunto com as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Laranjal do Jari.
Na noite da quinta-feira, 31, o Ministério Público do Estado do Amapá, em ação conjunta com as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Laranjal do Jari, realizou fiscalização nas boates e casas noturnas da cidade. A fiscalização visou observar se os estabelecimentos estavam com seus alvarás em dia, especialmente o do Corpo de Bombeiros.
A equipe de fiscalização verificou in loco quais das boates preenchiam os requisitos mínimos de segurança contra incêndio e situação de pânico. No entanto, durante a operação, todas as casas noturnas vistoriadas foram interditadas, pois não atendiam às condições legalmente estabelecidas.
As Casas noturnas vistoriadas foram Mangueirão, Casa da Seresta, Bolero Kiamor, Boates do Pipi, Look Music e Focus. Todos os proprietários se comprometeram a comparecer ao Corpo de Bombeiros para receber as devidas orientações, visando sanar as irregularidades verificadas.

Fonte: www.correaneto.com.br

HOMENAGEM AOS 255 ANOS DE MACAPÁ

(*) Por Amiraldo Bezerra 

Preciso parar...olhar em teu rosto, inspirar-me na beleza que tu és,

para dizer-te coisas que só pra ti guardei, anos a fio...num cantinho


que só cabe você, musa divina sempre renascendo com sorriso lindo


para te dizer que você nunca foi, você é sempre está vindo!!!



Vindo em sonho me alucinando cada vez mais...toma conta de tudo


me envolve e me deixa quase sem fôlego...só aspirando você, seu cheiro


de mulher saindo do banho...perfumada pelas águas do amazonas,


teu amante fiel, que te cuida te banha e não a profana...



Mais um aninho meu amor...e quantos já passamos juntos,


tu sabes muito bem o quanto te quero...te desejo...tenho ciúmes


querida e poder cantar parabéns pra você aos teus ouvidos


e sentir o teu hálito de eterna virgem mãe de muitos filhos queridos!



Paradóxo de um amor platônico...mas puro, não irônico


inconcebível que com muito amor se concebe...inexplicável?


vou dizer-te agora, nos teus duzentos e cincoenta e cinco aninhos


meu amor por ti não é amor...é uma fixação gravada em pergaminhos


quase um vício!!!


Macapá, quantas vezes caminhei em tuas ruas, no sol, na chuva


pisando em poças d'água quando o pai tempo chorava por ti,


deixaria tudo; faria qualquer coisa...por mais incrível que parecesse...


para te ver, hoje, amanhã e todo o sempre... alegremente a sorrir!!!
Parabéns meu amor... Te amo Macapá!!!
(*) Poeta, contista e escritor

Fonte: porta-retrato-ap.blogspot.com.br